quinta-feira, 8 de janeiro de 2009

SAÚDE E O HÁBITO DA LEITURA





SAÚDE CONTINUAÇÃO

Antes de começar quero pedir desculpas a profissional DANIELA MOLINA por ontem ao postar neste blog escrever de forma errada seu nome, sendo assim a forma correta de se escrever.
Hoje vou divulgar os trabalhos desenvolvidos nas demais Unidades Básicas de Saúde (UBS) do nosso município,sendo elas:

PSF MATERNIDADE

Hoje o prédio da tão sonhada Maternidade é usado para o atendimento de uma das Equipes Saúde da Família do nosso município e de sessões de fisioterapias oferecidas pelo município,
A equipe é composta por1 médico generalista ( Drº José Maximo) que atende todas as manhãs os pacientes da área pela equipe acompanhada. Por uma Enfermeira (RENATA) e uma Auxiliar de Enfermagem (ALBANIZIA) e de 6 a 8 AGENTES COMUNITARIOS DE SAÚDE.
Todos que procuram a UBS PSF MATERNIDADE é sempre bem recebido pela simpática e atenciosa profissional Arlete.
O PSF MATERNIDADE oferece a população além de consultas com um médico generalista todas as manhãs,também consultas de ginecologia (todos os dias ) e Obstetrícia (todas as terças feiras) sendo que nesse dia o médico não faz outro atendimento que não seja gestantes. E as sextas feiras os profissionais saem em visitas domiciliares.
Assim como o NIS (SMS) o PSF MATERNIDADE oferece a população as vacinas do esquema vacinal todos os dias , porém a BCG só é feita nas sextas feiras e a Tríplice Viral e a F.A são aplicadas nas quintas feiras.
A Fisioterapia é realizada todos os dias de manhã e a tarde entretanto o agendamento é feito apenas uma vez por mês no começo de cada mês.

POSTO CENTRAL

Como toda equipe de PSF a Unidade de Saúde Posto Central conta com um médico generalista( Drº Ricardo) uma Enfermeira ( MONICA) uma Auxiliar de Enfermagem e de 6 à 8 AGENTES COMUNITARIOS DE SAÚDE.
O Posto Central tem se destacado entre as equipes pelo grupo de caminhada já sólido à anos e que vem se mantendo, quem quiser acompanhar o grupo pode participar todas as terças e quintas feiras as 8h00m na Praça do Fórum de nossa cidade, a equipe ainda oferece bingo da 3º idade todas as terças feiras com uma presença significativa de participantes, além das reuniões de Hiperdia ( hipertensos e diabéticos) realizadas uma vez por mês.
Um dos postos mais antigos da nossa cidade quem nunca tomou uma vacina no Posto Central ainda mais aplicada pela profissional NAIR, o Posto Central oferece o esquema vacinal ficando somente a BCG E A TRIPLICE VIRAL e a FA nas quartas feiras.

POSTO VILA REGINA

Liderados pela competente profissional (ROSELI) o Posto da Vila Regina tem como médico generalista (Drº Severino) e auxiliares de Enfermagem assim como de 6 à 8 AGENTES COMUNITARIOS DE SAUDE.
Na equipe de PSF da Vila Regina as caminhadas acontecem todos os dias sendo que nas terças e quintas feiras se verifica a pressão das pessoas que participam. O bingo da 3º idade acontece todas as quartas feiras no CATV, e a equipe de PSF mantém um grupo de artesanatos que se reúnem todas as quintas feiras, e o que confeccionam é revendido para a população como forma de se arrecadar dinheiro para passeios que podem vir a ser feitos.

POSTO PSF NIS II

Esse Posto de Saúde é o mais novo inaugurado na nossa cidade e atende a população que a tempos atrás eram atendidos no NIS (SMS), conta com os seguintes profissionais:
Médico generalista (Drº Eduardo), Enfermeira (HELOISA ANTUNES), Auxiliar de Enfermagem (SHIRLEY) e de 6 à 8 AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE , como a unidade ainda é nova ainda não conta com Sala de Vacina, mas os demais procedimentos são realizados normalmente como as demais unidades. Assim como as caminhadas também são realizadas e trabalhos de artesanatos e palestras de HIPERDIA,
A Enfermeira Heloisa trabalha muito bem o cuidado com a criança através de visitas de puericultura, assim faz um bom acompanhamento da mãe e da criança após o parto.

POSTO DE SAUDE JARDIM SANTO ANTONIO



Recém inaugurada atende a população que abrange os bairros: VILA SILVEIRA, JD SANTO ANTONIO, JD DAS FLORES E VALE DO SOL, conta com profissionais de grande porte e vem se destacando no trabalho curativo e de educação e promoções à saúde. Fazem parte da grande equipe de PSF do Jd. Santo Antonio os seguinte profissionais:
Médica Generalista: SILVIA SIROTI
Enfermeiro: RODIRLEY
Auxiliar de Enfermagem: KEILA PETENAZZI
Agentes Comunitários: CARLOS ROBERTO, SUELI, SIMONE, ROGERIA, MARLENE, IVANILDA, ELIANE.
A equipe vem se destacando entre a população pela maneira hospitaleira de atender os pacientes e pelos trabalhos desenvolvidos com os mesmos, sendo eles CAMINHADAS todas as terças e quintas feiras as 7h e 30 min, bingos da 3º idade com verificação de PA todas as terças feiras as 14h 00 , reuniões de gestantes feitas regularmente e de palestras com o grupo de HIPERDIA
Para o ano de 2009 a equipe de PSF DO Jd SANTO ANTONIO já prometeu que muitas coisas irão acontecer e que a população vai ganhar com os trabalhos que serão desenvolvidos nesse ano.

Não consegui encontrar a Enfermeira Dayane responsável pelo PSF Barão e Ivaitinga para podermos mostrar um pouco dos trabalhos lá realizados mas em breve irei apresentar a Equipe por ela e pelo excelente profissional Drº Juarez comandada.

ESPERO TER AJUDADO A VOCÊ QUE NÃO CONHECIA A ESTRUTURA DA SAÚDE DE NOSSA CIDADE A FICAR MAIS INFORMADO.

POR: CARLOS ROBERTO



A IMPORTÂNCIA E O PRAZER DO HÁBITO DA LEITURA

A leitura não é somente uma ferramenta importantíssima para se estudar e trabalhar, mas sim um enorme prazer que desenvolvemos no decorrer de nossa vida.
Além de ser um prazer, a leitura pode nos proporcionar vários outros benefícios. Dentre eles o fato de que aperfeiçoamos nossa escrita, melhoramos o nosso vocabulário, e ainda conhecemos lugares fantásticos sem sequer sair do lugar. Conseguimos desenvolver ainda os nossos sentimentos, a nossa imaginação e a nossa emoção.
Com a leitura viajamos em um mundo único. Um mundo que não é igual no intelecto de nenhum outro ser humano. Um mundo que jamais poderemos ver com os nossos olhos. Enfim, um mundo fantástico.
Infelizmente para muitos – devido a sua criação quando pequenos – a leitura é um desafio em vez de um prazer. Infelizmente muitas pessoas não entendem o valor da leitura e nem o benefício da mesma. Devido a isso, temos que, juntos, discernir as idéias dos bens do hábito da leitura para quem ainda não os conhece. Pois além da leitura nos auxiliar para desenvolver a capacidade de interpretação, oralidade e construção de argumentos, ela também proporciona muitos momentos de prazer, pois quem lê viaja.

Alguns pontos que ajudam a ter prazer em ler:

1. Busque o prazer de ler (há sempre prazer de dividir as idéias suas com as do autor, mesmo que sejam contrárias;
2. Tenha sempre um livro consigo (em vários momentos você terá oportunidade de estar lendo algo, seja nas filas, no ônibus, em uma sala de espera);
3. Cuide dos seus olhos (faça exames periodicamente);
4. Prefira livrarias com bons atendentes (um bom atendente está pronto para lhe indicar um livro, bem como lhe avisar que o livro que você tanto espera acabara de chegar);
5. Saiba como guardar seus livros (a melhor maneira de conservar um livro é não guardando, é fazendo com que circule de mão em mão para que se propague o conhecimento, mas quando for guardá-lo prefira um lugar onde ele não molhe e nem suje, pois livros sujos, na maioria das vezes perdem o encanto, embora obras raras geralmente não sejam muito bem conservadas)
6. Tenha pelo menos um desafio para cada ano (escolha uma grande obra para que termine de lê-la durante um ano – estamos no começo do ano, ainda dá tempo);
7. Ler bem não é ler muito (ao se cansar de ler, aprenda a parar e retomar em outro momento para que a leitura não se torne vaga);
8. Saiba onde conseguir livros grátis (empreste livros de bibliotecas públicas, leia materiais e livros de internet, etc.).

Com essas oito dicas de obtenção do prazer para a leitura é impossível você não desenvolver se quer a curiosidade pelo gosto da viagem da leitura.

MÁRCIO DE OLIVEIRA

AMANHÃ A GENTE SE ENCONTRA POR AQUI!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Um comentário:

  1. esta maraaaaaa seu blog meu amoreee....
    adoreiiii...... perfeito,.....
    bjokas e continue o seu trabalho ....

    ResponderExcluir