segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

ANALISE... SECRETARIADO E PRES. CASTELO BRANCO OU IROÍ?

ANALISE DA ENTREVISTA COM A PREFEITA:

A Prefeita Municipal percebemos estar muito satisfeita com os resultados apresentados no seu ultimo mandato, lembro-me das palavras da prefeita na posse que dizia que a população à escolheu por ver que Nova Esperança esta melhor, porém temos que relembrar que a administração não venceu com mais de 50% de votos, com isso entendemos que ainda não conseguiram a aprovaçao da maioria da população.
Maly Benatti esta confiante com os proximos quatro anos e espera realizar um excelente trabalho.
Nós como munícipes esperamos que esses próximos quatro anos sejam realmente de muito trabalho e dedicação por parte de toda a administração, que nossas ruas citadas venham a receber o recape necessário, que a população não precise ficar muito tempo em filas esperando consultas, com isso poder passear e isufluir de tudo que o nosso Parque das Grevíleas virá nos proporcionar.
Foi dado a atual administração uma segunda chance, esperamos ver cada voto sendo retribuído, confiantes estamos e melhoras esperamos.

SECRETARIADO

Parece novela mexicana , mas esta se fazendo muito mistério com relação as pessoas que irão fazer parte do primeiro escalão da administração municipal, já se passaram doze dias após a posse e pelo que pudemos perceber é que algumas pastas estão em negociação, porque estaria tão difícil compor a equipe? Quais são os critérios que estão sendo usados pela administração para compor o tão esperado grupo de apoio?
Alguns nomes já foram citados neste blog, porem percebemos que dos apresentados muitos não irão compor a equipe mostrando assim que não passava de especulações e conversas de bares. Mas qual seriam os critérios usados para nomear os secretários, políticos ou técnicos?
Cargos políticos são aqueles que os partidos políticos que fizeram parte da coligação de campanha indica, e são os cargos que mostram que o mais importante não é saber fazer mas sim dar apoio durante 3 meses de campanha ,já à espera desta vaga. Ate que ponto uma pessoa indicada por critério político vai servir bem a nossa população, ou vai entender da pasta a qual foi indicada? Mas como disse nossa Prefeita existe também o cargo que é indicado por critério técnico, no qual eu acredito ser a melhor opção para qualquer administração, seriam cargos técnicos aqueles cargos que acima de tudo prevalece a experiência e o entendimento sobre assunto, como exemplo poderíamos usar a secretaria de Saúde que hoje tem uma dentista no cargo (uma pessoa da área da saúde). Na pasta de obras seria interessante colocar engenheiros, arquitetos pessoas que entendam do assunto, assim como em todas as áreas.
Esperamos realmente que seja a escolha técnica que prevaleça na hora da escolha, porque nossa cidade vem perdendo a algum longo tempo pela má escolha feita por alguns administradores de seus secretários, diretores com isso ate o terceiro escalão.
Aos escolhidos desejamos sorte e muito trabalho porque a nossa cidade não pode parar.

PRESIDENTE CASTELO BRANCO OU IROÍ?

Achei muito interessante a matéria de O Diário do Norte do Paraná com relação a este assunto segue abaixo a matéria para que você possa analisar e tirar suas conclusões:

Presidente Castelo Branco ou Iroí? Eis a questão



Notícia de 09/01/2009, 11:42:50hrs Fonte: O Diário Maringá
Moradores de Presidente Castelo Branco, a 43 quilômetros de Maringá, reclamam que o nome da cidade é muito longo. Admite-se a supressão do título “presidente”, ficando apenas Castelo Branco, como a maioria dos moradores já fazem.

Considera-se também a possibilidade de retomar o antigo nome, Iroí. A antiga denominação é uma expressão de origem tupi-guarani e significa “água fria”, mas há quem conteste a tradução.

O prefeito Valdomiro Canegundes de Souza (PDT) diz que, em princípio, quer manter o nome atual, sem modificações. “O atual é mais bonito”, diz ele, argumentando que a idéia de mudar para Iroí veio de pioneiros que pressionam pela mudança.

Apesar de afirmar que não tem intenção de alterar a denominação, Souza diz que é um nome muito longo. “Mas acho que é necessário um plebiscito para que a população se manifeste”, acrescenta. A cidade tem aproximadamente 6 mil habitantes, segundo ele. O IBGE aponta 4.674 habitantes.

O presidente da Câmara Municipal, Gabriel Aparecido Calais, se disse surpreso quando a reportagem perguntou sobre a alteração do nome. Mesmo assim, ele se mostrou contra. “Não sou a favor. É preciso conversar para saber mais sobre isso”.

Para reforçar sua posição, Calais diz que a cidade já é conhecida como Presidente Castelo Branco. “Iroí é o nome antigo, mas não custa conversar sobre isso”, arremata.

“Estranho”

O presidente da Associação Comercial e Industrial, Paulo Marques da Silva, apóia a idéia, mas com reservas. “Acho que resgataria a memória da cidade, não sou contra a mudança”, diz. Em sua avaliação, a atual denominação é muito extensa. “Iroí é uma palavra menor, mais fácil de memorizar”, complementa.

Silva conta que as pessoas mais antigas se referem a Castelo Branco como Iroí. Assim como o prefeito, Silva afirma que pode ser feito um plebiscito. “Os mais velhos podem decidir pela volta do nome antigo, mas os mais jovens, principalmente os que nasceram aqui, vão querer manter o atual”, prevê.

O assessor de Planejamento da prefeitura, José Carlos Gomes de Souza, destaca que a mudança do nome para Iroí não é considerada. “É um fato estranho”, acrescenta. Ele reforça que há propostas de mudança para Castelo Branco, tirando a palavra “presidente”.

“Mas voltar ao nome antigo, Iroí, jamais”, dispara. Os documentos oficiais da antiga Iroí trazem a tradução como “água fria”. “A tradução correta é ‘água fresca’ e não ‘fria’”, garante Souza, afirmando que pesquisou a tradução exata junto a uma colônia indígena no Paraguai.


AMANHÃ TEM MAIS...

Nenhum comentário:

Postar um comentário