quarta-feira, 7 de janeiro de 2009

SAÚDE

A ESTRUTURA DA SAÚDE DE NOSSA CIDADE

Saúde é um problema nacional, em todos os lugares é visto filas intermináveis para especialistas ou até mesmo para uma simples consulta com um Clinico Geral, Saúde é dever de todos os governos seja ele Federal, Estadual ou Municipal, apesar de que essa briga vai continuar porque o que percebemos é sempre um querendo empurrar para outro o problema e nunca acham uma solução
Procurei então buscar o que a nossa cidade oferece a nossa população e trago para você que não conhece a estrutura do SUS em nossa cidade, e saber quais as especialidades que nosso município oferece e o horário de atendimento.

NIS (SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE)

O NIS é considerado um Centro de Especialidades Municipal, e o seu horário de atendimento são 07h30min ás 11h30min e 13h00min as 17h00min, e conta com os seguintes serviços:

- ENDOCRINOLOGISTA ás sextas feiras
- GASTROENTEROLOGISTA ás terças e quintas feiras
- CARDIOLOGISTA ás terças e quintas feiras
- ORTOPEDIA ás segundas e quintas feiras
- PEDIATRA ás segundas, quartas e quintas feiras.
- GINECOLOGISTA ás segundas e quintas feiras
- ANGIOLOGISTA ás quartas feiras
- CLINICO GERAL todos os dias
- OTORRINOLARINGOLOGISTA ás quartas feiras
- PSICOLOGIA todos os dias
- ASSISTENCIA SOCIAL todos os dias

Além disso, o NIS (SMS) oferece uma sala de Vacina que conta com as excelentes profissionais Maria Aparecida (CIDINHA) e MARLI, as vacinas são aplicadas de preferência no período da manhã devido as reações que poderão vir a ocorrer e contem todas as vacinas do esquema Vacinal, as Vacinas de BCG são aplicadas somente nas quintas feiras e as de Febre Amarela e Tríplice Viral podem ser recebidas nas terças feiras.
A Prevenção do Colo Uterino também pode ser realizado NIS (SMS), todas as quartas e sextas feiras no período da manha pela profissional já citada acima MARLI.

FARMÁCIA
A farmácia do SUS de nossa cidade também se encontra no NIS (SMS), porem os remédios de uso continuo do esquema de HIPERDIA (hipertensão e diabetes ) também podem ser encontrados nas demais Unidades Básicas de Saúde do nosso município. A farmácia do NIS oferece remédios dos seguintes programas:
- FARMÁCIA BASICA
- FARMÁCIA ESPECIAL (medicamentos excepcionais parceria com o Governo Estadual)
- PARANÁ SEM DOR (programa de medicamentos do Governo Estadual)
- PROGRAMA DE ENTREGA DE INSULINAS
- PSICOTRÓPICOS
A farmácia do NIS funciona nos seguintes horários
De segunda a sexta – feira das 08h00minh – 11h30min das 13h30m as17: 00h
E no sábado das 09h00minh as 11h00min
Com as seguintes profissionais
Farmacêuticas: SUZETI, HELOISA CAETANTO E SARITA e auxiliares de farmácia : SOLANGE E PAULA RUBIA

ATENDIMENTO FORA DOMÍCILIO:

O atendimento fora de Nova Esperança também é feito via encaminhamento do NIS (SMS) em uma sala que conta com algumas profissionais que fazem esse agendamento mediante a parceria com o CISAMUSEP e a SECRETARIA ESTADUAL DA SAÚDE, este atendimento também é feito no horário de 8h00min as 17h00min

Alem desses atendimentos o NIS (SMS) conta ainda com: ODONTOLOGIA, VIGILANCIA SANITARIA, VIGILANCIA EPDEMIOLOGICA, E ATENDIMENTO DA SECRETÁRIA MUNICIPAL DE SAÚDE que contam com profissionais que cuidam da burocracia da secretaria, fazem parte do quadro de funcionários a excelente profissional Enedir Proença e a profissional Daniele.

Você como pagador de impostos sabia que o NIS funcionava desta maneira? Já fez uso da unidade de saúde NIS (SMS)? E como você foi atendido pelos profissionais?
Amanha vou trazer a você internauta como é o funcionamento das demais Unidades de Saúde de nossa cidade: são elas Maternidade (PSF). Posto Central, Posto Jardim Santo Antonio, Posto Vila Regina, PSF NIS Centro e Posto Barão e Ivaitinga.

Ate amanhã com mais noticias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário