sábado, 10 de janeiro de 2009

ENTREVISTA COM A PREFEITA MALY BENATTI (parte II)

CARLOS: A saúde no Brasil passa por uma crise nacional, vemos que Nova Esperança tem uma estrutura física invejada por muitos municípios que nos cercam, quais seriam as ações da Prefeitura com relação à saúde?

MALY: Nós temos duas coisas favoráveis a nós, uma seria a infra-estrutura – o espaço físico- praticamente dentro de todas as normas que se exige a 15º Regional de Saúde, percebemos isso porque estão aqui regularmente visitando o Hospital os Postos de Saúde, temos aparelhos bons e alem disso uma outra vantagem é o pessoal muito bom. Na verdade o que enxergo, porque pude estar à frente da secretaria da saúde por dois meses, e como Prefeita eu não enxergava essas duas coisas que mencionei agora o que falta então já que a nossa saúde não esta boa?
Investimento no humano, nos nossos funcionários, uma das nossas prioridades será essa, nos temos profissionais de varias áreas na nossa saúde, estamos a frente de varias cidades do porte de Nova Esperança, e agora esta na hora de investir na organização e na otimização desse pessoal. Aproveitaremos melhor as capacidades e competências desse pessoal, para isso investiremos pesado nos nossos funcionários, qualificar, mostrar, dar apoio moral, pessoal, para que ao atender a população eles possam estar bem.
Vamos investir ainda mais nos aparelhos, estamos quase concluindo o Centro da Mulher e da Criança, vamos equipá-lo com aparelhos, profissionais e assim fortalecer mais a nossa saúde.


CARLOS: A Prefeita como sabemos é professora, no primeiro mandato podemos perceber as reformas feitas em algumas escolas e a construção da Escola Municipal Julio Benatti – escola em tempo integral- com entregas de kit escolar,uniformes, o que a Prefeita vai manter para os próximos quatro anos?

MALY : Os próximos quatro anos será uma continuidade no mesmo ritmo. Fui secretária de educação nas administrações do Silvio e do Benatti, naquela época pudemos qualificar nossos professores, capacitação, mudamos a forma pedagógica de dar aula, fizemos uma revolução na educação, pois pudemos ter a oportunidade de ter os oito anos, e agora essa experiência se repete. Com a Adileuza a frente da secretaria, excelente secretária, investimos em capacitação, melhorias físicas das nossas escolas , agora para os próximos quatro anos vamos transformar o máximo de escolas de dois períodos em escolas de tempo integral, porque essas são as escolas do futuro porque ali as crianças vão estar aprendendo e as tiramos da rua.
Queremos muito nesse próximo mandato construir a sede própria da secretaria da educação que a um longo tempo fica em lugares emprestados, na época como secretária ficávamos em cima da rodoviária e hoje estamos em um prédio,onde será a qualificação das mãos de obras com as parcerias já citadas. Queremos fazer um espaço com auditório para especializações, trazer os escritores de livros para um contato melhor com os professores. No ultimo mandato colocamos filosofia e este ano estaremos implantando mais uma nova matéria na grade curricular que é Cooperativismo e Sociativismo

CARLOS: Infra - Estrutura sabemos que a malha viária do nosso município esta em uma situação um pouco que antiga – como disse a prefeita -necessitando urgentemente de um recape a Prefeita poderia nos adiantar algumas datas para que esse recape pudesse acontecer?

MALY: Temos um grande problema, pois Nova Esperança fica no Noroeste do Paraná, o noroeste tem um grande problema devido o arenito, o nosso asfalto feito em regiões como de Curitiba e outras cidades ao sul duram mais, porque o suporte da terra agüenta mais. A muitos anos vêem se fazendo aqueles asfaltos que podemos dizer TST (tratamento superficial triplo), esse asfalto é o mesmo feito na entrada da cidade, Jardim das Flores, mas esse ano pudemos conhecer um novo asfalto o CBOQ (um asfalto quente, coisa de primeiro mundo), fizemos esse asfalto no Conjunto João Urbano e ficamos entusiasmados com ele, mas o custo é muito caro,mas a tendência para os próximos quatro anos é fazermos um recape com esse asfalto o CBOQ, pois esse é o asfalto que realmente se adapta a condição do nosso solo, já fizemos o orçamento de algumas ruas de nossa cidade, mas estamos planejando com muito cuidado para podermos fazer a coisa bem feita.


TEMOS MAIS DUAS PERGUNTAS NA AREA DE MEIO AMBIENTE E CULTURA DEIXAREMOS PARA DOMINGO E NA SEGUNDA FEIRA FAREI UMA ANALISE DE TODA A CONVERSA COM A PREFEITA MALY BENATTI

Um comentário:

  1. Com relação a Educação a Prefeita se esqueceu de assuntos importantíssimos e polêmicos como: O PISO SALARIAL NACIONAL dos professores e o reconhecimento das monitoras de creche no quadro do magistério e com um plano de carreira adequado a qualificação das mesmas. Daqui pra frente é outra história e a Educação é uma das secretarias mais importantes seja na quantidade de funcionarios, volume de recursos e sua importancia na formção dos cidadãos de nossa cidade. Todos esperavam um professora do quadro municipal, mas o que vai prevalecer são indicações políticas, justo na Educação, que lastima!

    ResponderExcluir