sexta-feira, 16 de abril de 2010

EXPLICAÇÃO SOBRE A AMBULÂNCIA SAMU ESTAR PARADA

Fonte: BLOG NOVA ESPERANÇA SAUDE
Venho por meio deste, esclarecer e informar, o questionamento feito pela população de Nova Esperança a respeito da ambulância do SAMU/192, ainda não estar sendo utilizada.
Esta ambulância foi conquistada pelo município, graças a um projeto federal de descentralização das redes de urgências e emergências em conjunto com o serviço de atendimento móvel – SAMU. O município de Nova Esperança fará parte da rede descentralizada do SAMU de Maringá. Nova Esperança será o pólo da microrregião pertencente: Florai, São Jorge do Ivai, Ourizona, Atalaia, Presidente Castelo Branco e Uniflor. Por ser a referência destes municípios no atendimento da rede SAMU, Nova Esperança foi contemplada, via Ministério da Saúde, com uma USB - Unidade de Suporte Básico (ambulância). Desde do ano passado o projeto para a aquisição deste bem e para a descentralização do SAMU de Maringá estava sendo realizado pelas secretarias de saúde dos municípios, juntamente com a 15ª regional de saúde, este foi concluído no último trimestre de 2009. Em março passado as prefeituras receberam via ministerial o comunicado que as USBs (ambulâncias do SAMU) estavam prontas e deveriam ser retiradas no município de Tatuí – SP e entregue em seus respectivos municípios. Contudo foi o que está secretaria fez, trouxe a ambulância para o município. Informamos então, que este serviço deve ser controlado pelo SAMU (médicos reguladores) de Maringá, isto é: a pessoa vai ligar no 192 e vai atender o médico regulador no SAMU de Maringá e então este avaliará a necessidade, se realmente é um caso de urgência e então, liberará e conduzirá a ambulância até a vítima via telefone/rádio, prosseguindo até o hospital referência (Santa Casa de Maringá, Santa Rita, Hospital Metropolitano de Sarandi e demais Hospitais de médio porte dos municípios pertencentes a microrregião. Esta rede de informação é de responsabilidade do SAMU e ainda não está completa em todos os municípios. Também, os hospitais de referência precisam receber a visita dos médicos coordenadores da rede para ver se estão aptos a prestar o primeiro atendimento, se solicitados, os hospitais deverão se adequar, enquanto isso a gestão do município de Nova Esperança precisa selecionar e capacitar os profissionais que irão atuar neste serviço, e então, acreditamos que a USB estará liberada para o uso.
Não podemos definir datas já que estamos em processo de implantação da rede, freqüentes reuniões para explicações estão sendo realizadas em Maringá e estaremos mantendo a toda população informada através do nosso blog.
Aproveitando o ensejo, gostaria de informar à população que esta ambulância é estritamente reservada para atendimento de Urgência e Emergência, são exemplos: acidentes com vítimas, sintomas de infarto, AVC (derrame), convulsões, entre outras urgências e não para transporte somente de pacientes.
Concluindo, o trabalho é burocrático não depende somente do município de Nova Esperança, este está fazendo a sua parte.
Pedimos a todos que compreendam o processo. A equipe de planejamento da saúde juntamente com a secretária está disponível para maiores esclarecimentos.

Um comentário: