terça-feira, 17 de março de 2009

PAUTA DA SESSÃO DE ONTEM, Quadro clínico de Clodovil continua grave; deputado será submetido a exames neurológicos hoje

PAUTA DA SESSÃO DE ONTEM

Seis Requerimentos
Dez Projetos de lei em 1º discussão
Um Projeto de lei dando entrada
Sete Indicações

INDICAÇÕES:

• 32/2009 – de autoria da vereadora Vera do PT solicita do executivo municipal revitalização de abrigos para parada de ônibus.
• 36/2009- de autoria da vereadora Vera do PT solicita do executivo municipal que se faça um convenio entre a Prefeitura Municipal e a Santa Casa Nossa Senhora das Graças.
• 37/2009 – de autoria da vereadora Vera do PT solicita do executivo municipal rebaixamento da iluminação publica (nas ruas por ela citada na qual não consegui acompanhar os nomes)
• 47/2009 – de autoria do vereador Luiz Longhin solicita do executivo municipal que seja feito cascalhamento nas ruas da Vila Rural
• 48/2009- de autoria do vereador Luiz Longhin solicita do executivo municipal revitalização do campo de areia do conjunto Jayme Canet
• 49/2009 – de autoria do vereador Xandy Zacharias solicita do executivo municipal construção de calçada em volta da Escola Municipal Nice Braga
• 50/2009 – de autoria do vereador Décimo Caetano solicita do executivo municipal construção de quiosque na Praça Central do distrito de Barão de Lucena


REQUERIMENTOS

• 02/2009 – de autoria do vereador Xandy Zacharias solicita a criação da Guarda Municipal – aprovado por unaminidade.
• 03/2009 – de autoria do vereador Dorival Boreggio solicita aquisição de uma cadeira odontológica nova para o Posto de Saude localizado no distrito de Barão de Lucena. – aprovado por unaminidade.
• 07/2009 – de autoria da vereadora Graça Bordim solicita reforma dos banheiros localizados na Praça Mello Palheta, bem como disponibilizar um guarda para cuidar do mesmo no período noturno - aprovado por unaminidade.
• 08/2009 – de autoria da vereadora Graça Bordim solicita a conservação e urbanização da Praça Primavera, localizada no conjunto Jardim das Flores, bem como instalação de uma ATI na referida praça.
• 09/2009 - de autoria da vereadora Graça Bordim solicita a ativação do Centro Educacional Infantil, localizado ao lado do Projeto PIA II, a pedido dos moradores do Conjunto Requião nesta cidade – aprovado por unaminidade.
• 10/2009 – de autoria da vereadora Vera do PT solicita do Presidente da Câmara o envio de uma Moção de apoio a Câmara dos Deputados pela tramitação do Projeto de Lei nº 58/03, de autoria do Senador Paulo Paim.

PROJETO DE LEI DANDO ENTRADA


• 12/2009 de procedência do executivo municipal – proíbe a venda de bebidas alcoólicas na Estação Rodoviária de Nova Esperança e da outras providencias.


Quadro clínico de Clodovil continua grave; deputado será submetido a exames neurológicos hoje

Fonte :uol noticias

Boletim divulgado na manhã desta terça-feira (17) pelos médicos do hospital Santa Lúcia, em Brasília (DF), responsáveis pelos cuidados com Clodovil Hernandes (PR-SP), 71, afirma que o deputado federal mantém quadro de saúde de extrema gravidade, segue em coma profundo e apresenta sinais vitais às custas de medicações e equipamentos.

Durante o dia de hoje, o paciente será submetido a exames para avaliar o estado neurológico atual. Estes exames têm por finalidade avaliar a gravidade da lesão cerebral, além de checar a possibilidade de morte cerebral. Segundo a equipe médica, estes exames não foram realizados ontem porque não havia esta suspeita.

Os médicos estão escolhendo entre três procedimentos diferentes para ver qual é menos danoso ao paciente. "Nós não temos condição de avaliar o que acontecerá daqui para frente. Como foram feitos todos os procedimentos, só o tempo vai trazer a resposta. O tempo, nesta situação, é fundamental", disse o médico intensivista Allan Ricardo Coutinho Ferreira em entrevista aos jornalistas.

O estado de coma de Clodovil está no nível 3 da escala Glasgow - o grau mais grave, na escala de 3 a 15, de acordo com os médicos.

Clodovil foi internado ontem na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) do hospital, em decorrência de um AVC (acidente vascular cerebral), sofrido no domingo (15). O neurocirurgião Benicio Othon e o cardiologista Álvaro Achar comandam a equipe que está cuidando do deputado.

Por volta das 14h15 de segunda, Clodovil chegou a ter uma parada cardíaca que durou cerca de cinco minutos, mas foi revertida pelos médicos.

Estado é grave
O médico Alan Ricardo Coutinho Ferreira disse ainda ontem que o quadro clínico de Clodovil é grave. "O prognóstico ainda é ruim. O estado é grave. O risco de morte é muito alto, mas os procedimentos médicos foram feitos sem maiores problemas. Se não houvesse chance de recuperação, não teríamos feito nada. Em cima desta chance é que estamos trabalhando", afirma.

Segundo a assessoria do hospital, os médicos localizaram o coágulo e inseriram um cateter para estancar o sangramento. O deputado não foi submetido a um procedimento cirúrgico em razão da grande extensão do coágulo, localizado do lado esquerdo do cérebro. "A cirurgia é contra-indicada quando o sangramento é profundo", afirmou Ferreira.

A assessoria do hospital confirmou também que o parlamentar sofreu uma queda em sua casa, mas afirmou que a queda foi causada pelo AVC, e não o contrário. Ainda de acordo com a assessoria, Clodovil teve sorte porque caiu de bruços, o que impediu que ele ingerisse o próprio vômito e sofresse asfixia.
O deputado chegou ao hospital às 8h17 de segunda-feira (16), conduzido pelo serviço médico da Câmara dos Deputados. No momento da entrada, Clodovil estava com o corpo duro e o lado esquerdo comprometido, segundo a assessoria do Santa Lúcia.
Outras internações
Em 2007, Clodovil foi internado em São Paulo, no Hospital Sírio-Libanês, com uma leve paralisia no braço direito, causada por um AVC, decorrente de hipertensão arterial.

No mesmo ano, o deputado foi hospitalizado duas vezes, uma com problemas cardíacos e hipertensão arterial e outra com suspeita de dengue. Na ocasião, Clodovil ficou cinco dias internado, mas a doença não foi diagnosticada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário