sábado, 21 de março de 2009

P.C.C.

P.C.C.


Recentemente temos ouvido algumas notícias envolvendo a organização P.C.C., a última delas diz respeito a um investimento de R$ 600 mil em um túnel para a fuga de presos da Penitenciária 1 de Avaré. Mas o que vem a ser essa organização? Tentarei esclarecer sobre esse tema nos próximos parágrafos.
As siglas P.C.C. significam Primeiro Comando da Capital. É uma organização formada por criminosos existente no Brasil, criada para supostamente defender os direitos de cidadãos encarcerados no país (mas venhamos e convenhamos, se a pessoa foi presa é porque infringiu os direitos de outras pessoas, então automaticamente o encarcerado deveria perder todos os seus direitos, pois desrespeitou leis).
O P.C.C. surgiu na década de 1990 no Centro de Reabilitação Penitenciária de Taubaté (há 123 km da capital paulista), local que acolhia prisioneiros transferidos por serem considerados de alta periculosidade pelas autoridades.
Uma curiosidade é que o grupo é conhecido também pelos números 15. 3. 3. Devido ao fato de a letra “P” ser a 15ª do alfabeto português e a letra “C” ser a 3ª.
Atualmente a organização é comandada por presos e foragidos principalmente no estado de São Paulo. Vale lembrar que vários ex-líderes do grupo estão presos. E ainda que o grupo conta com vários integrantes e atua em vários estados brasileiros.
A organização possui um estatuto que foi divulgado pelos jornais no ano de 2001. tal estatuto possui uma lista de princípios e medidas adotadas em várias situações. Um dos itens do mesmo prevê que os membros que já cumpriram suas penas e estão livres devem contribuir com os que ainda estão presos sob pena de derem condenados à morte. O estatuto prega que a lealdade, o respeito e a solidariedade são indispensáveis aos membros do grupo. Faz referencia ainda a uma luta pela liberdade, justiça e paz, além de pedirem melhores condições n sistema prisional do país (onde alegam que no estado de São Paulo há muitos casos de torturas).


Por : Marcio de Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário