quarta-feira, 27 de março de 2013

EM POUCAS PALAVRAS

-->

O ESPORTE?:  A Carta Magna de 1998 prescreve que é dever (e, como tal, passa a ser um direito de cada um) do Estado fomentar práticas desportivas formais e não-formais. Por intermédio desta determinação, não resta outra alternativa ao Poder Público, senão a obrigatoriedade de incentivar, promover e manter programas de lazer, jogos, atividades física e práticas esportivas.

Constituição Federal da República Federativa do Brasil:
    Título VIII – Da Ordem Social
    Capítulo III – Da Educação, Da Cultura e do Desporto

    Seção III – Do Desporto

    Art. 217 É dever do Estado fomentar práticas desportivas formais e não-formais, como direito de cada um, observados:
     [...]

    II – a destinação de recursos públicos para a promoção prioritária do desporto educacional e, em casos específicos, para a do desporto de alto rendimento;
    III – tratamento diferenciado para o desporto profissional e o não-profissional;
    IV – a proteção e o incentivo às manifestações desportivas de criação nacional; [...]

    3º 
    O Poder Público incentivará o lazer como forma de promoção social.”
A partir do momento em que há norma constitucional expressa e de fácil dicção, não há como aceitar qualquer omissão ou alegação nesta ou naquela direção com o objetivo de não levar a cabo o que o comando normativo determina.Neste diapasão, o Estado não pode programar atividades esportivas vislumbrando apenas mero respeito institucional, mas, obrigatoriamente, tem o dever de fomentar a prática esportiva. Isto equivale dizer que o Estado tem por obrigação implementá-la, estimulá-la e mantê-la constantemente em ‘atividade’ e em evidência, justamente por ser um direito fundamental. Sendo assim, que o Estado reconheça definitivamente o direito ao esporte como um direito fundamental e que sejam promovidas todas as ações que permitam a consagração definitiva do esporte como um vetor primordial para a vida, a dignidade, a saúde, a educação e para o bem da sociedade e da própria humanidade.
Tenho minhas duvidas se temos cumprido a determinação da legislação, até onde em Nova Esperança estamos promovendo Esporte ou práticas esportivas visando o bem estar da comunidade, seja na saúde ou educação? Onde estão os projetos de saúde, lazer, terceira idade, e as nossas crianças onde elas estão sendo atendidas, somente nas escolas ou em treinos de modalidades esportivas? Os nossos idosos,  onde estão os  profissionais para atender a população nas ATI's. Fica aqui o nosso pedido para que o Departamento de Esportes do nosso munícipio possa atender a nossa população em um todo, e respeitando as diversas práticas esportivas. Porque não tivemos representante no Encontro Estadual dos Dirigentes Esportivos? Encontro este que esteve presente o Governo Beto Richa onde o mesmo mostrou os novos programas do Governo Estadual e quais a forma para que o município seja beneficiado por esses programas, se não soubermos como buscar a verba e qual o caminho a seguir é claro que não conseguiremos os recursos, depois não adianta reclamar que não temos recurso para fazer aquilo que precisa ser feito. Hoje em Maringá acontece um encontro para que todos os municípios da nossa região possam ficar a par de como  captar recursos atráves da lei de incentivo ao Esporte, teremos algum representante neste encontro? Ou vamos ficar esperando a oportunidade passar.

Richa libera funcionalismo na quinta para festas de Páscoa: Ministro Paulo Bernardo sugeriu ontem que o governador Beto Richa não é muito “chegado” no trabalho; tucano antecipou início do feriadão para quinta; o que você acha disso?

O governador Beto Richa (PSDB) deu folga aos servidores públicos do Paraná a partir desta quinta-feira (28). O funcionalismo poderá emendar com o feriado da Semana Santa. A Páscoa será domingo (31). Na época de Roberto Requião (PMDB) era diferente. Não tinha refresco.
Ontem o ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, marido da ministra Gleisi Hoffmann, sugeriu que o governador tucano é um festeiro e trabalha pouco “Não adianta ficar sentado criticando e festando pelo estado”, criticou.
Como perguntar não ofende, vou lascar essa nas vésperas do feriadão: Paulo Bernardo tem razão? (Blog do Esmael)

ESTUDANTES DA REDE PÚBLICA MUNICIPAL RECEBERAM OVOS DE PÁSCOA: Desde a última segunda-feira (25/03/2013), o Prefeito Gerson Zanusso tem feito uma maratona nas Escolas Municipais de Nova Esperança para a entrega dos Ovos de Páscoa para os estudantes. Na tarde de ontem Gerson esteve acompanhado do vice-prefeito Fábio Yamamoto, da Secretária de Educação Cida Pasquini e do Assessor de Imprensa do município na Escola Municipal Filomena Monaro Zanusso para fazer a entrega dos ovos. A Prefeitura Municipal segue uma tradição de anos em que as crianças aguardam ansiosas para que a Prefeitura possa dar este presente, esta atitude é louvavel pois para muitas crianças esse será o único Ovo que receberão devido a situação financeira de algumas famílias. Esperamos que o espirito da Páscoa possa dominar o coração de toda nossa cidade e que possamos a cada ressurgir na esperança de dias melhores.

RUA FERNÃO DIAS PAES LEMES, IGUAÇU e AVENIDA MARINGÁ: A Rua Fernão Dias Paes Lemes que fica na Vila Silveira, a Rua Iguaçu no Jardim Los Angeles e a Avenida Maringá no centro, clamam por socorro. Sabemos a luta que a prefeitura esta tendo com o grande numero de ruas que precisam ser arrumadas, mas essas três ruas em alguns trechos esta impossibilitado o transito de tantas crateras existentes naqueles locais. A rua Fernão Dias é totalmente intransitável do começo ao fim, alguns moradores tentando sanar o problema fizeram um tapa buraco no asfalto em frente as suas casas com cimento. Precisamos que a Prefeitura faça urgentemente um mutirão de tapa buraco nessas ruas, a população clama.

Campanha contra a gripe será de 15 a 26 de abril: A campanha contra a gripe será realizada entre os dias 15 e 26 de abril pelo Ministério da Saúde. Poderão ser imunizados gestantes, pessoas com 60 anos ou mais, indígenas, profissionais de saúde, população carcerária, mulheres até 45 dias depois do parto, crianças de 6 meses a dois anos e doentes crônicos. Dia 20 será feito um dia de mobilização nacional.

A meta do ministério é vacinar 31,3 milhões de pessoas. Para crianças de até dois anos que nunca foram vacinadas é preciso dar duas doses, com um intervalo de trinta dias entre elas. ( O Diário do Norte do Paraná)


UMA PESSOA MORRE EM ACIDENTE PRÓXIMO AO TREVO DE ATALAIA: Uma pessoa morreu e duas ficaram gravemente feridas em consequência de um choque frontal entre dois carros na BR-376, em Nova Esperança. O acidente aconteceu no final da manhã de ontem próximo ao trevo de Atalaia. As vítimas feridas foram encaminhadas para Hospital Santa Rita de Maringá.

O choque aconteceu entre um Vectra, com placas de Presidente Castelo Branco, e uma camionete S-10, da cidade de Capitão Leônidas Marques. 
A passageira do Vectra, Norma Giocondo Kebber, 63 anos, morreu no local e teve seu corpo encaminhado para o Instituto Médico Legal de Paranavaí (IML).
Ficaram feridos: o condutor da camionete, Sidnei Clovis dos Santos Quevedo, 24 anos, e a motorista do Vectra, Carla Patrícia Giocondo Kebber, 34 anos. Os dois tiveram ferimentos considerados grave
s

2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Imprudência= homicídio! Sidinei Clóvis dos Santos Quevedo, natural de Minas Gerais e com residência em Capitão Leônidas Marques, estava a mais de 140 km/h em um trevo onde a velocidade permitida era de 60km. cCom a tamanha velocidade não conseguiu frear frente à traseira de um caminhão e simplesmente desviou para pista contrária. Não haviam marcas de frenagem. A S10 com a qual ele estava armado atingiu violentamente o vectra, q vinha a 90 km/h em sentido contrário. Tamanho foi o impacto frontal, a S10 girou 360 graus, dando uma cambalhota por cima do vectra e parando ao lado do acostamento. o vectra foi simplesmente arremessado por cerca de 70m quando atingiu o chão e parou. Norma, que estava no vectra sentada no banco do motorista, teve afundamento do osso frontal (testa), fraturou a cervical, as duas pernas, e teve afundamento de todas as costelas comprimindo totalmente seu tórax, que levou a um sangramento intra-torácico. A vítima morreu no local. O assassino teve ferimentos leves. Imprudência= homicídio!!!Sidnei Clóvis dos Santos Quevedo

    ResponderExcluir