segunda-feira, 25 de março de 2013

FALTA DE ÁGUA



Neste último fim de semana os moradores de nossa cidade passaram por um problema nada comum e ao qual não estavam preparados, na manhã de sábado (23/03/2013) fomos surpreendidos pelo corte de abastecimento da água em todas as nossas residências, ficando até a madrugada de domingo (24/032013), pensando assim que o problema seria solucionado no mesmo domingo pela manhã fomos novamente pegos de surpresa e ficamos sem água. Uma verdadeira falta de respeito com a população, mas não foi pela falta de água e sim com a falta de informações sobre o que estava acontecendo, porque ao ligarmos para central de atendimento da SANEPAR, nem ao menos os atendentes sabiam passar informação do que estava acontecendo ou de que horas poderíamos ter o retorno da água em nossas casas.

Durante todos os dois dias nas redes sociais moradores de nossa cidade trocavam informação sobre o assunto e tentavam de alguma forma obter informações, estas muitas vezes desencontradas. Os responsáveis pela SANEPAR, ou os representantes da população em nenhum momento se manifestaram sobre o assunto esperando assim como nós por informações.

Somente na tarde de domingo obtivemos informações reais do que estava acontecendo através do Facebook da ex Secretária do Meio Ambiente Adelia Pichek e seu filho Elvino Neto que foram até a lagoa de captação de água do município e se depararam com as imagens que podem ser conferidas logo abaixo.

Segundo informações não oficiais, pois ainda ninguém se posicionou sobre o assunto, a falta de água ocorreu devido a um trabalho de uma Usina de Cana que após ter mexido nas curvas de nível próximo ao Rio Paracatu,o rio que abastece nossa cidade, e devido ao grande volume de chuva, a lama, barro e a água suja desceram para o rio. A SANEPAR trabalhou todo o sábado e domingo para resolver o problema e não pode fazer muito pois a lama que se acumulou no leito do rio era em grande volume e água com uma porcentagem muito alta de lama não pode ser tratada, sendo assim o reservatório acabou sendo fechado para que não atingisse as águas limpas que ali existiam. O problema foi solucionado em sua totalidade na tarde do domingo, porém fica aqui nossa indignação com um problema tão grave.

Quem irá cobrar explicações da empresa que causou todo este transtorno a nossa população, a Secretaria do Meio Ambiente de nossa cidade deve de forma dura pedir que seja dada uma posição e cobrar penalidade a empresa, pois muitas pessoas sofreram prejuízos devido a este problema, cabeleireiras não conseguiram finalizar seus trabalhos na tarde de sábado em alguns casos ate desmarcando clientes, as empresas de funilaria, auto peças e oficinas mecânicas também foram prejudicadas. E o dano causado ao Meio Ambiente? Quem irá fazer os testes na água para verificar se nossa água não foi contaminada por agrotóxicos? Devemos cobrar posição urgente e a população precisa ser avisada das atitudes que foram tomadas. Se necessário formos podemos fazer uma denuncia formal para o Ministério Publico para que providências sejam tomadas. Juntos podemos muito e precisamos que as nossas autoridades olhem por nós. 






Nenhum comentário:

Postar um comentário