terça-feira, 19 de março de 2013

CASOS DE DENGUE EM NOVA ESPERANÇA SALTA DE 9 PARA 21


Desde o último boletim apresentado pela Secretaria Estadual de Saúde do Estado Paraná no dia 11/03/2013, os casos de Dengue confirmados em Nova Esperança só tem aumentado, nesta última segunda-feira 18/03/2013 foi divulgado os números oficiais e Nova Esperança teve um aumento significativo nos casos. Os números saltaram de 9 para 21 casos confirmados e de 99 casos notificados para para 134, desses 21 casos 17 deles foram adquiridos na própria cidade e os demais são casos que vieram de outros lugares.
Isso significa que estamos na contramão dos demais municípios que estão diminuindo seus números, precisamos urgentemente que a população faça o seu dever de casa em cuidar de seus quintais evitando assim a proliferação e o aumento de casos, pois se continuarmos assim onde iremos parar com esse aumento?

A população fazendo o seu papel somado ao que o município também deve fazer evitaremos assim que nossa população sofra com essa doença que simplesmente pode ser evitada, com medidas rápidas e seguras.

Segundo temos visto a população não tem feito seu papel corretamente mas o Município não esta cumprindo com seu dever, desde 2011 são apenas 8 agentes de endemias que estão atuando em nosso município, onde deveríamos ter no minimo 12 agentes para atender os mais de 12mil imoveis existentes em nossa cidade, eles trabalham hoje sem uma estrutura adequada para realizar um excelente trabalho, estão se desdobrando para tentar fazer o melhor, fazem aquilo que podem, estão sem uniformes adequados, faltam materiais para um trabalho melhor, como motos e até mesmo algumas bicicletas para atenderem os locais mais afastados de Nova Esperança, esbarram ainda em falta de leis que punam mais rigorosamente os proprietários de terrenos baldios que acumulam lixos e os proprietários de borracharias e ferros velhos que não dão uma atenção ao caso.

Aos que estão hoje trabalhando sabemos o quanto é difícil fazer o melhor sem ter mecanismos para isso, o importante é que não desistem de faze-lo e que mesmo em poucos eles ainda não desistiram de lutar contra algo tão significativo.

Para a Secretaria Municipal de Saúde fica o nosso recado de que deveriam urgentemente cuidar desse caso restruturando o grupo de Combate a Dengue dando a eles uma forma digna e com materiais adequados para o bom andamento do trabalho, ou então podemos nos preparar para uma não tão longe epidemia.

Por: Carlos Roberto
Fonte dos dados apresentados: Site Oficial da Secretaria Estadual de Saúde do Estado do Paraná

Nenhum comentário:

Postar um comentário