terça-feira, 31 de dezembro de 2013

RETROSPECTIVA 2013 ( PARTE III)

Vamos relembrar as matérias mais lidas de Julho a Dezembro de 2013

JULHO
Com 891 acessos segue as duas  matéria mais acessada em Julho, ambas com o mesmo número de acessos.

TERÇA-FEIRA, 30 DE JULHO DE 2013
Um rapaz de 19 anos ficou gravemente ferido em uma colisão frontal contra um carro no início da manhã desta terça-feira (30) em Nova Esperança (a 42 km de Maringá).
De acordo com o Corpo de Bombeiros, o acidente ocorreu pouco antes das 8h, na Avenida Governador Bento Munhoz da Rocha Neto, no Centro. Everton Henrique Zanon dos Santos guiava uma Honda Titan CG 150 de placa AWN 4814 de Nova Esperança, voltando do Tiro de Guerra, onde presta serviço militar, quando se envolveu na batida contra um Ford Focus de placas ATR 2275 de Nova Esperança, conduzido por Aylton Kamida.
Santos teve afundamento de face e estava inconsciente quando foi socorrido pelos Bombeiros e encaminhado ao Hospital Municipal Sagrado Coração de Jesus com ferimentos considerados graves com risco de morte. Por volta das 10h30, a informação dos Bombeiros era de que a vítima deve ser encaminhada para um hospital de Maringá.
Fonte: O Diário do Norte do Paraná

SEXTA-FEIRA, 19 DE JULHO DE 2013
DIVISÃO NO GRUPO DE APOIO: Segundo fontes seguras estaria havendo uma rachadura no grupo de apoio ao Prefeito Gerson Zanusso ( PSD), devido a forma que vem sendo conduzida a saúde de nossa cidade,  de um lado existe pessoas  que apoiam a permanência do atual Secretário de Saúde Eder Sanches a frente daquela pasta e do outro um grande numero de militantes que querem que o Prefeito o destitua do cargo e que assim possa haver mudança no primeiro escalão do Governo Municipal. Na manhã de hoje o Prefeito teria reunido secretários para dizer que o Secretário de Saúde permanece no cargo ate segunda ordem, porém esta decisão pode fazer com que seu grupo de apoio seja dividido e ele perca apoio politico ate mesmo na Câmara de Vereadores, fica aqui uma duvida, a saúde esta caminhando tão bem que não precisa de mudanças imediatas? Qual o motivo para que o atual Secretário permaneça no poder a não serem pactos políticos?
ASFALTO DO PAC 2: Acho que muitos já ouviram falar do PAC 2 ( Programa de Aceleração do Crescimento(plano do governo federal que visa estimular o crescimento da economia brasileira, através do investimento em obras de infraestrutura (portos, rodovias, aeroportos, redes de esgoto, geração de energia, hidrovias, ferrovias, etc).) . Pois bem estive visitando uma região da cidade que recebeu esta verba na época da ex prefeita Maly Benatti e ao ver tive que fotografar e  você poderá observar como esta o andamento desta obra. Conversando com um morador do local, ele  informou que esta obra “esta de rosca” e que nos últimos dias de sol as maquinas ficaram paradas e não passaram em sua rua,  na data de ontem (17/07/2013) as máquinas deram novamente inicio a obra, mas com a chuva as ruas daquele Jardim ficam desta forma que seguem abaixo. A população pede agilidade pois a obra era para estar concluída em 11/2012, e a cada chuva que vem é um sofrimento para aquela população. 

AGOSTO
Em agosto a matéria mais acessada com 1001 acessos foi

TERÇA-FEIRA, 27 DE AGOSTO DE 2013
CADE OS REMÉDIOS BÁSICOS DO NIS:  Mais um mês e minha mãe teve que se deslocar até a Farmácia Popular para pegar os seus medicamentos de uso continuo para pressão alta e diabetes, pois segundo informações dadas por funcionários da Saúde não será mais entregue remédios para pressão alta e diabetes nas farmácias do NIS e das Unidades de Saúde. Fica uma duvida como ficará os programas de atenção básica como o HIPERDIA (Hipertensos e Diabeticos), programa esse que as equipes de saúde da família controlam mensalmente com visitas  domiciliar verificação de pressão e controle da medicação. Como a Secretária irá armazenar estas informações, como ficará para os moradores de Barão de Lucena e Ivaitinga que não tem Farmácia nessas localidades, lembrando que só em Barão de Lucena são mais de 200 pessoas acompanhadas pelo cadastro de HIPERDIA. É necessário que seja revista essa decisão, pois qual o intuito disso? Cadê o nosso Conselho Municipal de Saúde? Precisamos de urgência, pois isso não pode ficar assim.

SAÚDE E O PMAQ?: Na campanha eleitoral de 2012 em uma reunião que participei com os funcionários da Secretaria Municipal de Saúde, uma representante da classe levantou a questão com relação ao destino que o então candidato faria com esse recurso do PMAQ (Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica) e fez com que fosse assinado um termo onde esse recurso seria utilizado de forma correta podendo até mesmo ser utilizado como complemento no salário dos funcionários, porém e a atual administração o que tem feito com esse recurso? Lendo uma matéria de um jornal de Paranavaí- Pr, percebi que a Secretaria de Saúde daquela cidade esta utilizando o recurso do PMAQ para a aquisição de carros para as equipes de saúde da família  e materiais para que possam exercer suas funções de forma correta e dando mais possibilidades de melhorias no trabalho daqueles colaboradores, isso quer dizer que o recurso vem para a Equipe que vendo o esforço da Secretaria devolve com uma nota que sendo cada vez melhor aumenta o recurso. Esperamos que nossa Secretaria Municipal de Saúde siga o exemplo.

ATUALIZAÇÃO DE CADASTRO E NOVAS INSCRIÇÕES PARA CASAS POPULARES DA COHAPAR:  Começou hoje (27/08/2013) e estende-se até o dia 30 a distribuição de senhas para a atualização de cadastros e novas inscrições para casas populares que sairão em nossas cidade. O horário de atendimento é das 8h00 – 11h 30min e das 13h00 – 17h00min nas dependências da Secretaria de Assistência Social, que fica ao lado do Laboratório Municipal na Rua Romário Martins, maiores informações podem ser retiradas pelo telefone (44) 3252 5242 .

FESTA E SEGURANÇA: Esperamos que todos que forem ao Primeiro Folclorefest possam ir com apenas o espirito de diversão e não de brigas e confusão, infelizmente existem pessoas que saem de casa com um único intuito estragar a noite de outras, arrumam confusão e briga por coisas banais e algumas já saem de casa com a intenção de brigar e se vingar, por isso acreditamos que os nossos moradores farão desta festa algo diferente de tudo que já foi visto com muita ordem e descencia. Para os organizadores da festa esperamos um grande número de seguranças que possam evitar quaisquer transtorno que venha ser causados por pessoas que saem nessa intenção. Desejamos sucesso e que essa seja a primeira de muitas FOLCLOREFEST  (FEJUNE COM NOME DIFERENTE).

DIVISÃO NA ADMINISTRAÇÃO:  Não completaram nem nove meses de administração e o Governo Gerson Zanusso já passa por crises internas, fontes seguras dizem que existem três alas dentro do Governo e que  o Prefeito precisa ficar “ligado”, pois querem sua cabeça de tudo quanto é forma, tudo isso porque ele não mudou nomes em seu primeiro escalão. Falta um pouco mais de um ano para as eleições estaduais e federais e muitos que hoje estão na ala de apoio podem estar de saída para não queimarem seus filmes e ficarem com seu nome ligado a administração, pois acreditam que somente assim podem receber o apoio da população.

OPINIÃO DO LEITOR: O leitor do Blog Juliano Augusto sobre a vinda dos médicos cubanos ao Brasil. “SINCERAMENTE... TÔ PASMO COM ESSA HISTERIA CONTRA A VINDA DOS MÉDICOS CUBANOS PARA O NOSSO PAÍS!!!!!!! ENGRAÇADO QUE... OLHANDO OS LIVROS DE HISTÓRIA, E MESMO AS REVISTAS E JORNAIS DE TEMPOS ATRÁS (ÉPOCA EM QUE NÃO HAVIA FACEBOOK), NÃO VEJO A MESMA HISTERIA CONTRA AS MULTINACIONAIS ALEMÃS, SUECAS, NORTE AMERICANAS, ITALIANAS, FRANCESAS QUE VIERAM AO NOSSO PAÍS PARA EXPLORAR A FORÇA DE TRABALHO DO NOSSO POVO PARA DESTINAR SEU LUCRO PARA SUAS MATRIZES NA METRÓPOLE... NEM QUANDO GOVERNOS ENTREGUISTAS PERMITIRAM A ENTRADA DE CAPITAIS ESTRANGEIROS ESPANHÓIS, NORTE AMERICANOS, ITALIANOS, QUE VIERAM DEVORAR NOSSAS EMPRESAS ESTATAIS, COMPRANDO A PREÇO DE BANANA UM PATRIMONIO QUE FOI CONSTRUIDO PELO TRABALHO DE NOSSOS AVÓS E BISAVÓS POR ANOS E ANOS... NEM QUANDO OS BANQUEIROS HOLANDESES, INGLESES E ESTADUNIDENSES VIERAM MENDIGAR UMA PARCELA DE NOSSOS BANCOS FALIDOS PELA CONCENTRAÇÃO DO CAPITAL... ORA, AGORA O GOVERNO, QUE DIZEM, NÃO FAZER NADA PRA SAÚDE, RESOLVE DOTAR AS ÁREAS MAIS CARENTES DE ATENÇÃO, COM MÉDICOS VINDOS DE UM PAÍS REFERÊNCIA EM SAÚDE COMO CUBA... É ATACADO COM A MAIS VERGONHOSA E FASCISTA DISCRIMINAÇÃO POR AQUELES QUE COMEM MACDONALDS E VÃO CURAR SUA DOR DE BARRIGA COM A SUA UNIMED... É ISSO QUE ME FAZ PENSAR... CUBA... NUNCA SE TRANSFORME EM BRASIL” E VOCÊ CONCORDA COM ELE?

 SETEMBRO
Um mês com muitos acessos e com matérias muito importantes. Segue a mais acessada com 1526 acessos:
SEGUNDA-FEIRA, 9 DE SETEMBRO DE 2013
Por: O Diário do Norte do Paraná
Um rapaz de 27 anos foi encontrado morto em um quarto de motel no início da noite desta segunda-feira (9) em Sarandi, Região Metropolitana de Maringá. Segundo o relatório do Corpo de Bombeiros, a causa da morte teria sido enforcamento. A polícia vai investigar se ele cometeu suicídio.
De acordo com a polícia, o corpo foi localizado pelo gerente do motel, que fica na AvenidaAntônio Volpato, no Jardim Europa. O rapaz estava sozinho no quarto quando foi localizado. O corpo foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML).
O caso será investigado pela Polícia Civil.
·         Em segundo lugar com 1524 acessos ficou a matéria:

UMA CAMPANHA MENTIROSA? SAÚDE O CÂNCER DO PODER PÚBLICO: Não foi uma, duas ou três pessoas que vieram nesses últimos dias  pedir socorro ou ajuda, gostariam apenas de falar e expor o que estavam passando naquele momento e acreditavam que através do meu blog a atual administração conseguiria enxergar o grande problema do momento em nossa cidade. Vou aqui descrever situações de moradores de nossa cidade, pessoas que precisaram do serviço de saúde e em muitos casos não tiveram e quando tiveram, foram mal recebidos e tratados como se estivessem ali querendo um favor e não requerendo seu direito.
A campanha eleitoral de 2012 dos atuais administradores foi toda pautada em cima de um problema A FALTA DO SERVIÇO ADEQUADO DE SAÚDE, foi levantada uma bandeira e os quatro cantos da cidade atenderam a esse chamado e por isso receberam mais de 9 mil votos, mas o que parece é que  essa bandeira já foi arriada e aquele clamor  juramento e promessas acabaram, vemos uma situação terrível acontecendo em nossa cidade, tão grave que parece que tudo vem junto até o carro da Secretaria Municipal de Saúde foi assaltado, tamanho o mal que paira pela nossa cidade. Falta de medicamentos básicos e psicotrópicos, exames laboratoriais, ultrassonografias e até mesmo de mão de obra, esses são alguns dos inúmeros problemas que a nossa saúde vem tendo nos últimos meses. Fica a minha duvida do que adianta arrumar a casa, reformar, colocar um bom jardim por fora e não ter mantimentos para dar aos seus filhos para comer.
Parabéns ao Prefeito que reinaugurou na data de ontem o posto de saúde do Barão de Lucena e Ivaitinga, mas é muito mais do que isso que precisamos, queremos que os postos sejam equipados, que os medicamentos que faltam sejam comprados, que ao precisar de um curativo domiciliar tenhamos enfermeiras, auxiliares e técnicos disponíveis para esse trabalho, precisamos de mais ACS visitando as nossas residências descobertas pelo Programa Saúde da Família, precisamos que seja devolvido ao morador o direito de fazer exames laboratoriais pelo SUS, precisamos que ao chegar no Hospital Municipal possamos ser rapidamente atendidos para isso precisamos ter ao menos dois plantonistas naquele local,  queremos que nossos funcionários possam ter direito a capacitação para quando chegar um pessoa sofrendo essa pessoa possa ser bem atendida,  e que esses mesmos funcionários possam tem um salário digno sem ter a duvida de que naquele mês terá o seu salário diminuído ou aumentado devido uma RT ( responsabilidade técnica), no mais precisamos de gerenciamento, a questão de saúde de nossa cidade é de administração, precisamos de alguém que tenha coragem de fazer e que precisa ser feito, mas que faça com a humildade de saber que esta tratando com pessoas, que os funcionários, assim como os pacientes são pessoas que precisam de atenção e  respeito.
Senhor Prefeito ou o Senhor muda a questão saúde ou esse será o fim de uma carreira politica e de todo um grupo ( que já não esta tão unido assim), o vice prefeito se tem interesse em um dia assumir a Prefeitura essa é a hora de mudança, mudanças de nomes e de atitudes.
Logo abaixo segue alguns depoimentos de moradores que precisaram dos serviços de saúde e ficaram decepcionados, todos retirados de uma rede social:
“depois de minha mãe passar 40 dias no HU de Londrina e fazer 3 cirurgias sendo que uma delas infelizmente teve que amputar o pé esquerdo o Médico que fez a cirurgia prescreveu a necessidade do curativo ser trocado todos os dias por um profissional da saúde! Pois bem hoje ao procurarmos postinho de saúde recebemos um não, o NIS outro não, a desculpa estamos sem profissionais! A situação que minha mãe esta passando já é triste agora ter que passar por esse descaso também Engraçado além do programa mais medico a Dilma poderia lançar o mais enfermeiros!! Resumindo estou decepcionado” P. C (26 anos )
“Meu irmão precisa de uma ajuda, pois sofreu um acidente e terá que ter cuidados especiais, a alimentação custa em média 170 reais e foram atrás no NIS e disseram que somente daqui um mês, se for uma pessoa que não tem condições e ninguém para ajudar realmente morre de fome, o mesmo aconteceu com a cadeira de banho até o momento nada foi feito por nós, estamos contando com a solidariedade das pessoas” N. Z. S ( 24 anos)
“Quero compartilhar a todos que no dia 07 de setembro às 18h00min estive no Hospital Municipal levando uma integrante da fanfarra Ninho da Águia que se machucou, quero dizer que fui muito bem atendido pelos atendentes Fernando e outro rapaz que tira raio- X , friso que me atenderam com muita presteza e simpatia, apenas demorou um pouco o atendimento à consulta médica, pois cheguei no hospital 18:00 horas e fui atendido 19:00 horas., quero pedir para a médica que nos atendeu, ser um pouco mais simpática quando atender aos pacientes, pois vamos até lá não estamos lá porque queremos e gostamos e sim porque precisamos e dar um sorriso muda o clima e ajuda a interação do paciente e médico” ( P. F 32 anos)
“Eu com 28 anos no meu terceiro filho sabia que eu tinha direito a laqueadura pelo SUS. Mas na época eles queriam me cobrar, isso há 10 anos, no outro mandato do nosso prefeito atual Eu sabendo dos meus direitos disse ao diretor do hospital, que sabia que tinha direito da cirurgia pelo SUS. E que se o hospital ME COBRASSE isso caberia um processo.
Fizeram as cirurgias, sem eu pagar nada.É um direito nosso! Não um favor!São benefícios a nós concedidos Pelos inúmeros <<<<>>>QUE PAGAMOS! ESTAMOS DE OLHO.” R. E ( 34 anos)
OUTUBRO
Com 2003 acessos essa foi a matéria mais lida em Outubro.

DOMINGO, 27 DE OUTUBRO DE 2013
Três pessoas foram mortas em uma tentativa de assalto a um ônibus intermunicipal no município de Nova Esperança, na madrugada deste domingo (27).
O coletivo seguia para Paranavaí. Quando o motorista parou em um ponto de ônibus na Avenida Cidade Alta, um homem armado e com uma touca cobrindo o rosto entrou no veículo e anunciou o assalto. Ele exigia o dinheiro do caixa, que estava vazio porque o montante já havia sido recolhido pela empresa.
Na busca por dinheiro, o assaltante decidiu roubar os passageiros. A policial militar Silvia de Sá da Silva, 32 anos, que estava no ônibus reagiu e houve confronto. A policial, o assaltante e a passageira Ariane Pereira, 21, morreram. Outra passageira, Milene Costa da Silva, 19, foi ferida de raspão, levada para o Hospital Municipal de Nova Esperança e está fora de perigo.
O assaltante foi identificado como José Joaquim Gonçalves, 32, o Balu. Segundo a Polícia Militar, ele  havia praticado um roubo a um pequeno mercado de Nova Esperança 40 minutos antes.

Policial Silvia Sá da Silva, 32 anos, que estava na PM havia quase 5 anos. Silvia voltava com seu filho de 10 anos – que nada sofreu – de um encontro de igreja na cidade de Maringá. Ela foi morta com um tiro no rosto.
2 – O bandido tinha várias passagens pela polícia e contra si um mandado de prisão. Seu nome:José Aparecido Gonçalves, conhecido por “Balu”. Ele levou 5 tiros: 2 nas pernas, um no tórax, um no abdômen e um no braço.
3 – Nome da passageira que morreu: Ariani dos Reis Silva, 21 anos, solteira, que morava no centro de Paranavaí. Ela estava sentada quando recebeu 2 tiros no tórax.
Esse “amarelinho” da Garcia, no interior do qual aconteceu essa tragédia, era o último do dia de ontem rumo a Paranavaí
Por/; O Diário e Blog do Joaquim de Paula
NOVEMBRO
Em Novembro com 899 acessos a matéria mais vista foi:

TERÇA-FEIRA, 19 DE NOVEMBRO DE 2013
GARAGEM DA PREFEITURA: Não estou aqui para criticar o Prefeito A ou B, quero mostrar com imagens que muitos anos se passaram e nossa Garagem Municipal esta totalmente sucateada, uma visão feia, um local totalmente sem estrutura alguma. O entorno da garagem se tornou um bairro muito valorizado, com a urbanização em volta não existe mais espaço para que ela fique ali. Quando foi construída por voltas dos anos 70 e 80, não havia povoamento ao redor, todo aquele espaço em torno era de mato e um lixão a céu aberto, sendo ali um espaço ideal para que a Prefeitura Municipal pudesse fazer o seu pátio de obras e sua garagem. Muitos prefeitos passaram pela nossa cidade e nenhum pensou que  ali poderíamos ter um crescimento e que haveria uma necessidade de manutenção continua do local, pois se todos tivessem feito a sua parte, talvez o que vemos hoje não estaria como esta. O espaço construído visto pela entrada é totalmente antigo e isso é visível para quem passa em frente, pois até mesmo os tijolos mostram isso.  É algo urgente precisamos pensar que nossa cidade esta crescendo e que caberia ali um novo empreendimento, talvez uma casa da cultura, uma super creche, uma escola em tempo integral e inúmeras obras poderiam ser construídas ali, mas se quiserem continuar com o pátio no mesmo local, é necessário que seja feito uma reforma total, colocar os muros no lugar, refazer as garagens e reaproveitar o espaço. Precisamos dar o primeiro passo ou então vamos ver cada dia mais o local se definhando. Acreditamos que algo será feito.

GARAGEM DA PREFEITURA II: Um amigo havia me contando sobre uma árvore que foi mantida atrás da garagem da prefeitura quando da pavimentação asfáltica daquela localidade. Curioso como sou passei por ali para realmente ver  e fotografar tal raridade. E por incrível que pareça foi mantida a árvore no local e para passar a malha asfáltica os engenheiros e responsáveis fizeram um leve desvio. Parabéns aos responsáveis pela obra que pensaram na importância que aquela árvore tem em um momento de grandes desmatamentos, uma atitude como essa é vista com brilhantismo. A natureza agradece.
GARAGEM DA PREFEITURA III: Cobrar, fiscalizar e educar o morador para que ele cuide  de seus quintais para evitar o mosquito da dengue é dever do Governo Municipal, Estadual e Federal, porém o grande exemplo deve vir de quem cobra, fiscaliza e educa. Segue abaixo uma foto da caixa d’água que tem logo atrás da garagem da prefeitura dentro do espaço da garagem e pode não parecer, mas tem água parada e a sua tampa esta aberta. Cabe aos responsáveis verificar e acabar com um criadouro do mosquito da dengue. Façamos a nossa parte e vocês façam a de vocês.
BUEIROS ABERTOS: Olha o risco, não se pode aceitar uma situação dessas,  em uma mesma esquina é visto três bueiros sem tampas, a consequência para isso pode ser grande, pois com essa situação podemos ter acidentes graves, pessoas caindo a noite sem perceber é necessário evitar tal situação, pois se acontecer algo pior como diz o ditado “ficará mais caro molho do que o peixe”

NOVA ESPERANÇA - SECRETARIA DE EDUCAÇÃO ABRE MAIS 60 VAGAS EM CRECHE DE ZERO A TRÊS ANOS:
Fonte: Blog do Regiani
Foi aberta hoje(19/11/2013), pela manha na rua Santos Dumont, mais 60 vagas para crianças de zero a três anos. A residência foi locada pelo município. O novo centro de educação infantil é uma extensão da creche casulo. Segundo a secretária de educação Cida Pasquini, a demanda é bem maior, mas vamos vencer esse déficit. 


CADASTRAMENTO DE ARTISTAS: Visando um melhor aproveitamento dos artistas locais em “festas típicas” da cidade, a Diretora de Cultura de nossa cidade Professora Roberta Fernandes, lançou nos últimos dias um cadastramento de artistas locais. Para isso é necessário procurar a Secretaria Municipal de Educação Esporte e Cultura para fazer este cadastro, logo abaixo segue um folder com todas as informações de como se cadastrar. Muito boa a ideia, esperamos que nossos artistas façam a sua parte e busquem realizar o cadastramento, pois o primeiro passo já foi dado, agora é aguardarmos para vermos nossos artistas brilharem. 

DEZEMBRO
E por enquanto com 1026 acessos essa foi a matéria mais acessada em Dezembro.
TERÇA-FEIRA, 17 DE DEZEMBRO DE 2013

ENFERMEIRAS DO PSF TERÃO SUAS RT`s (RESPONSABILIDADE TÉCNICA) NOVAMENTE.: Já virou novela mexicana essa história de tira RT , devolve RT, tira RT, devolve RT. Porém informações seguras dão conta de que a Administração Municipal estaria sendo notificada entre hoje e amanhã sobre a decisão do Juiz de Trabalho com relação a este assunto. Segundo fontes, o Juiz deu uma Tutela Antecipada* ao pedido feito pelos envolvidos. Nesta decisão a Prefeitura Municipal terá que continuar pagando as Responsabilidades Técnicas ( RT`s), até o fim do processo, e deverá pagar desde a suspensão, isto mostra que o mês de novembro que não tiveram o valor em seus vencimentos a Prefeitura terá que fazer o pagamento retroativo. Assim que notificada vamos aguardar quais serão as providencias que a atual administração irá tomar. Depois dessa decisão ficarão somente mais seis outros profissionais para que seja decidido o futuro das suas RT`S, profissionais estes que aguardam a nomeação de Juiz na Vara Cível, pois o regime que os protege é o Estatuto do Servidor. Vamos aguardar para assistirmos qual será o próximo capitulo.
*Tutela Antecipada: É a antecipação, feita pelo juiz, a requerimento da parte, dos efeitos da tutela, total ou parcialmente, pretendida no pedido inicial, desde que, existindo prova inequívoca, se convença da verossimilhança da alegação. Também é necessário que haja fundado receio de dano irreparável ou de difícil reparação ou fique caracterizado o abuso de direito de defesa ou o manifesto propósito protelatório do réu. Na decisão que antecipar a tutela, o juiz indicará, de modo claro e preciso, as razões do seu convencimento. 
DESABAFO DE UM CIDADÃO: Estou incomodado, e não gosto de ficar assim, Por isso vou fazer alguns comentários, os quais não são dirigidos a ninguém em especial, mas, vai servir para muita gente. Não sei se é do saber de todos, mas passo uma boa parte do dia, mais precisamente no horário comercial aqui em Presidente Castelo Branco, onde eu, meus filhos e minha esposa têm uma Indústria de Buchas Vegetais, e de vez em quando vou para Nova Esperança aos bancos e em outros lugares e toda vez encontro pessoas que fazem comentários diversos, mas principalmente sobre política. Diante desses diversos comentários é que estou incomodado e preciso dar a minha opinião, pois sei que muita gente vai ler e vai refletir: Para você que não tem profissão definida, para você que depende de quem ganhe a eleição para ajeitar um emprego, vai aqui uma dica; respeitem mais a opinião dos outros, escutem com atenção as pessoas que possuem opiniões diferentes, levem ao Senhor Prefeito e equipe o que vocês realmente escutam na rua sem distorções simplesmente para agradar e achar que está tudo bem, enfim, sejam leais, mas, contudo não pisem em ninguém, quatro anos passam rápido e o resultado da próxima eleição não seja o mesmo. Outra coisa que quero comentar é que vai ter algumas mudanças no alto escalão da Prefeitura. Não tenho certeza se isso vai ocorrer, mas desde já quero deixar aqui registrado o que penso: Senhor prefeito e amigo Gerson, se você for escolher alguém para assumir uma Secretaria ou coisa parecida, escolha pessoas capacitadas para tal tarefa, não se resuma a nomes de pessoas que participaram da sua campanha ou Presidentes de algum partido que te apoiou, escolha por competência e não por compromisso político, pois já é mais que notório que isso não está dando certo. Faça isso Gerson e acredito que todos vão te apoiar, inclusive as pessoas que são  da OPOSIÇÃO. Caso faça isso você vai realmente ser um prefeito que vai entrar para a história de nossa cidade, caso contrário você vai entrar para outro lado da história de Nova Esperança. Tenho certeza que você tem competência e habilidade política para isso, e acredito que possa fazer uma bela de uma administração e do fundo do coração rezo para isso. Pronto, já não estou mais incomodado. Quero deixar bem claro que o que escrevi acima simplesmente é a minha opinião, nada mais que isso.
Por: Silvio Miqueleto


MISTERCHIN DELIVERY: Você já experimentou o que tem de mais gostoso em comida Chinesa em Nova Esperança? Se ainda não, não perca a oportunidade de experimentar as delicias do MISTERCHIN DELIVERY. Todos os dias após as 18h você e sua família podem se deliciar. Um cardápio muito diversificado e uma entrega muito rápida. Para conferir estas delicias ligue 44 99484121 ou na Rua Vereador José Felipe Elias, 555. Experimente o melhor da comida Chinesa.


segunda-feira, 30 de dezembro de 2013

RETROSPECTIVA 2013 ( PARTE II)


Segue abaixo a manchete das principais matérias e as mais acessadas em:

FEVEREIRO
Matéria mais acessada em fevereiro com 650 acessos :

ONTEM ERA PEDRA AGORA É O VIDRO: Fácil criticar, mas difícil ser criticado, ontem o grupo que esta no poder apedrejava sem dó a então Prefeita Maly Benatti, hoje acham ruim quando são criticados e acham pouco tempo para fazer alguma indagação sobre o mandato. O que precisa é vontade de fazer e mostrar que estão  fazendo, mostrar os projetos sendo feitos e que a solução esta por vir, ninguém gosta muito de esperar. Não queriam ser criticados não colocassem seus nomes a julgamento, pois toda pessoa publica esta suscetível a criticas e sempre serão apontados na rua ou serão motivos de conversas. Quando não forem mais vidros lembrem sempre dessa frase: “Quem não tem teto de vidro que atire a primeira pedra”


MARÇO :
Matéria mais acessada de março  com 1.540 acessos:
QUARTA-FEIRA, 27 DE MARÇO DE 2013
--> 
O ESPORTE?:  A Carta Magna de 1998 prescreve que é dever (e, como tal, passa a ser um direito de cada um) do Estado fomentar práticas desportivas formais e não-formais. Por intermédio desta determinação, não resta outra alternativa ao Poder Público, senão a obrigatoriedade de incentivar, promover e manter programas de lazer, jogos, atividades física e práticas esportivas.
Constituição Federal da República Federativa do Brasil:
“Título VIII – Da Ordem Social
Capítulo III – Da Educação, Da Cultura e do Desporto

Seção III – Do Desporto

Art. 217 É dever do Estado fomentar práticas desportivas formais e não-formais, como direito de cada um, observados: [...]

II – a destinação de recursos públicos para a promoção prioritária do desporto educacional e, em casos específicos, para a do desporto de alto rendimento;
III – tratamento diferenciado para o desporto profissional e o não-profissional;
IV – a proteção e o incentivo às manifestações desportivas de criação nacional; [...]

3º O Poder Público incentivará o lazer como forma de promoção social.”
A partir do momento em que há norma constitucional expressa e de fácil dicção, não há como aceitar qualquer omissão ou alegação nesta ou naquela direção com o objetivo de não levar a cabo o que o comando normativo determina.Neste diapasão, o Estado não pode programar atividades esportivas vislumbrando apenas mero respeito institucional, mas, obrigatoriamente, tem o dever de fomentar a prática esportiva. Isto equivale dizer que o Estado tem por obrigação implementá-la, estimulá-la e mantê-la constantemente em ‘atividade’ e em evidência, justamente por ser um direito fundamental. Sendo assim, que o Estado reconheça definitivamente o direito ao esporte como um direito fundamental e que sejam promovidas todas as ações que permitam a consagração definitiva do esporte como um vetor primordial para a vida, a dignidade, a saúde, a educação e para o bem da sociedade e da própria humanidade.
Tenho minhas duvidas se temos cumprido a determinação da legislação, até onde em Nova Esperança estamos promovendo Esporte ou práticas esportivas visando o bem estar da comunidade, seja na saúde ou educação? Onde estão os projetos de saúde, lazer, terceira idade, e as nossas crianças onde elas estão sendo atendidas, somente nas escolas ou em treinos de modalidades esportivas? Os nossos idosos,  onde estão os  profissionais para atender a população nas ATI's. Fica aqui o nosso pedido para que o Departamento de Esportes do nosso munícipio possa atender a nossa população em um todo, e respeitando as diversas práticas esportivas. Porque não tivemos representante no Encontro Estadual dos Dirigentes Esportivos? Encontro este que esteve presente o Governo Beto Richa onde o mesmo mostrou os novos programas do Governo Estadual e quais a forma para que o município seja beneficiado por esses programas, se não soubermos como buscar a verba e qual o caminho a seguir é claro que não conseguiremos os recursos, depois não adianta reclamar que não temos recurso para fazer aquilo que precisa ser feito. Hoje em Maringá acontece um encontro para que todos os municípios da nossa região possam ficar a par de como  captar recursos atráves da lei de incentivo ao Esporte, teremos algum representante neste encontro? Ou vamos ficar esperando a oportunidade passar.

RICHA LIBERA FUNCIONALISMO NA QUINTA PARA FESTAS DE PÁSCOA: Ministro Paulo Bernardo sugeriu ontem que o governador Beto Richa não é muito “chegado” no trabalho; tucano antecipou início do feriadão para quinta; o que você acha disso?
O governador Beto Richa (PSDB) deu folga aos servidores públicos do Paraná a partir desta quinta-feira (28). O funcionalismo poderá emendar com o feriado da Semana Santa. A Páscoa será domingo (31). Na época de Roberto Requião (PMDB) era diferente. Não tinha refresco.
Ontem o ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, marido da ministra Gleisi Hoffmann, sugeriu que o governador tucano é um festeiro e trabalha pouco “Não adianta ficar sentado criticando e festando pelo estado”, criticou.
Como perguntar não ofende, vou lascar essa nas vésperas do feriadão: Paulo Bernardo tem razão? (Blog do Esmael)

ESTUDANTES DA REDE PÚBLICA MUNICIPAL RECEBERAM OVOS DE PÁSCOA: Desde a última segunda-feira (25/03/2013), o Prefeito Gerson Zanusso tem feito uma maratona nas Escolas Municipais de Nova Esperança para a entrega dos Ovos de Páscoa para os estudantes. Na tarde de ontem Gerson esteve acompanhado do vice-prefeito Fábio Yamamoto, da Secretária de Educação Cida Pasquini e do Assessor de Imprensa do município na Escola Municipal Filomena Monaro Zanusso para fazer a entrega dos ovos. A Prefeitura Municipal segue uma tradição de anos em que as crianças aguardam ansiosas para que a Prefeitura possa dar este presente, esta atitude é louvavel pois para muitas crianças esse será o único Ovo que receberão devido a situação financeira de algumas famílias. Esperamos que o espirito da Páscoa possa dominar o coração de toda nossa cidade e que possamos a cada ressurgir na esperança de dias melhores.

RUA FERNÃO DIAS PAES LEMES, IGUAÇU e AVENIDA MARINGÁ: A Rua Fernão Dias Paes Lemes que fica na Vila Silveira, a Rua Iguaçu no Jardim Los Angeles e a Avenida Maringá no centro, clamam por socorro. Sabemos a luta que a prefeitura esta tendo com o grande numero de ruas que precisam ser arrumadas, mas essas três ruas em alguns trechos esta impossibilitado o transito de tantas crateras existentes naqueles locais. A rua Fernão Dias é totalmente intransitável do começo ao fim, alguns moradores tentando sanar o problema fizeram um tapa buraco no asfalto em frente as suas casas com cimento. Precisamos que a Prefeitura faça urgentemente um mutirão de tapa buraco nessas ruas, a população clama.

CAMPANHA CONTRA A GRIPE SERÁ DE 15 A 26 DE ABRIL: A campanha contra a gripe será realizada entre os dias 15 e 26 de abril pelo Ministério da Saúde. Poderão ser imunizados gestantes, pessoas com 60 anos ou mais, indígenas, profissionais de saúde, população carcerária, mulheres até 45 dias depois do parto, crianças de 6 meses a dois anos e doentes crônicos. Dia 20 será feito um dia de mobilização nacional.
A meta do ministério é vacinar 31,3 milhões de pessoas. Para crianças de até dois anos que nunca foram vacinadas é preciso dar duas doses, com um intervalo de trinta dias entre elas. ( O Diário do Norte do Paraná)

UMA PESSOA MORRE EM ACIDENTE PRÓXIMO AO TREVO DE ATALAIA: Uma pessoa morreu e duas ficaram gravemente feridas em consequência de um choque frontal entre dois carros na BR-376, em Nova Esperança. O acidente aconteceu no final da manhã de ontem próximo ao trevo de Atalaia. As vítimas feridas foram encaminhadas para Hospital Santa Rita de Maringá.
O choque aconteceu entre um Vectra, com placas de Presidente Castelo Branco, e uma camionete S-10, da cidade de Capitão Leônidas Marques.
A passageira do Vectra, Norma Giocondo Kebber, 63 anos, morreu no local e teve seu corpo encaminhado para o Instituto Médico Legal de Paranavaí (IML).
Ficaram feridos: o condutor da camionete, Sidnei Clovis dos Santos Quevedo, 24 anos, e a motorista do Vectra, Carla Patrícia Giocondo Kebber, 34 anos. Os dois tiveram ferimentos considerados graves

ABRIL
Em abril a mais acessada com 413 acessos foi:
SEGUNDA-FEIRA, 1 DE ABRIL DE 2013

PERSEGUIÇÃO A FUNCIONÁRIO: Tem Secretário que esta com a carta branca assinada pelo Prefeito e esta “fazendo” acontecer, porém esta deixando muita gente descontente e arrumando inimigos de todos os lados, até mesmo quem votou na atual administração já fala que não foi uma boa. A mais nova deste Secretário é mexer com funcionários que estavam trabalhando de forma correta em seus respectivos ambiente de trabalho. E o mais engraçado que ele esta mexendo diretamente com quem apoiou o candidato da oposição, exemplo disso é uma funcionária que foi transferida para outro local sem nenhuma explicação, apenas a informou de que é ele quem manda e ela vai para onde ele quer. Sendo assim parece-me que há mais do que apenas uma mudança estrutural, existe ai o que podemos chamar de perseguição politica, "você não apoiou o meu candidato então agora você irá sofrer por isso. Mas bem Senhor Secretário no lugar de você conquistar pessoas para próximo da sua administração Senhor esta afastando as pessoas. Mais uma vez eu digo “Funcionário insatisfeito não é bom ter viu”.

 E A PLACA: Existe uma Senhora da  administração municipal que ainda se incomoda com a placa que esta nas imediações do Estádio Municipal. Pois bem sendo assim vou descrever alguns comentários que surgiram nas redes sociais neste feriado com relação à placa, primeiro uma pessoa fez questão de explicar qual o intuito da placa naquele local: “Para quem se sente muito incomodado, perceba que não se trata de uma placa publicitaria, e sim um instrumento esportivo para a prática de cobranças de faltas e pênalti, com patrocinadores sim... quem já caminhou em volta do campão, já viu pais, crianças e adolescentes utilizando e se divertindo por lá....Acredito que em Nova Esperança existe muito mais o que fazer do que ficar se incomodando com esse instrumento pedagógico”. Logo em seguida seguiu um outro comentário “ Quanto mais gente praticando esportes, menos drogas e menos álcool, e menor o numero de obesos, que são os grandes vilões do sistema de saúde  As campanhas políticas acabaram, me pergunto existe perseguição? Vemos comércios em nossas praças públicas, já essa placa, é para o cidadão, qualquer um pode usá-la, de graça, para todos, independente de partido político, religião, ou classe social, quem dera outros comerciantes tivessem atitudes em prol da sociedade!” Na minha humilde opinião isso é falta do que fazer, parem de se preocupar com uma coisa tão pequena diante de tantos problemas que nossa cidade apresenta. Porque vocês não reclamam do grande numero de impostos que as empresas que tem o nome ali exposto pagam? Dizer que não é para pagar ninguém fala. Me revolta uma situação dessas. Se procurar tem muita coisa para se fazer viu.

ESTÁGIO NA PREFEITURA: Quero agradecer a Maria Izabel Cardoso,  Leandro Cardoso, Fabio Yamamoto e a Secretária de Educação Cida Pasquini pela oportunidade de ter feito estágio na Escola Municipal Filomena Monaro Zanusso, foi muito proveitoso o tempo que fiquei ali, apenas 15 dias, mas deu para sentir o carinho e a forma aconchegante que os funcionários e alunos trabalham. Mesmo diante de uma contratação conturbada, porque existiram pessoas que não queria que eu fizesse o estágio eles se colocaram a meu favor e me ajudaram. Houve uma  pessoa que fez de tudo para que eu não fosse contratado, pra essa pessoa  quero deixar bem claro que saio do estágio, porque com a minha competência e meu trabalho eu fui chamado de volta para onde estava com uma proposta melhor, pois souberam reconhecer o meu trabalho, não preciso de cargo politico para trabalhar. Agora você só esta onde esta por indicação de alguém. Fica minha duvida qual o seu papel na Prefeitura? O que você contribui para o bem da população? Não tinha nada contra você, mas querer puxar o tapete de alguém que não te apresenta riscos nenhum, é muito feio!  Aproveite bem o tempo que esta onde esta, pois a vida da volta e voltas muito rápidas. Sem mais para o momento. 

MAIO
Com 1.113 acessos segue a matéria que foi mais lida em maio

QUARTA-FEIRA, 29 DE MAIO DE 2013

Começo meu post de hoje pedindo licença as pessoas que admiro da Administração atual o Prefeito Gerson e sua esposa Mirian, pessoas que tenho carinho e respeito, mas não posso deixar de descrever toda a minha indignação pelo que vem acontecendo em nossa cidade.

Há quase um ano começava em Nova Esperança uma disputa politica em busca do comando de nossa cidade, a administração atual recebeu a maioria de votos com mais de 9000 mil votos, todos pautados em um discurso que trazia a esperança de uma nova cidade, cidade esta que seria olhada com olhos diferenciados daqueles que tinham a administração anterior. A maior bandeira levantada foi a da SAÚDE, que como podíamos ouvir em discursos, estava no caos e no fundo do poço, ela seria tratada como prioridade e seria como as meninas dos olhos da administração

A busca do novo e da mudança fez com que todo esse discurso levasse a atual administração  ao poder, porém quando menos esperavam a população que os elegeram já receberia o primeiro golpe, no lugar de escolher alguém da cidade para Secretário Municipal de Saúde a administração optou por copiar a administração anterior que tanto eles criticavam e trazer alguém de outra cidade, todos esperavam por outro nome o mesmo que havia comandado a Secretaria em anos anteriores esperando nele a solução para os problemas que já existiam em nossa cidade, porém todos os envolvidos na politica local que estão no poder fez a escolha por alguém que não conhecia a realidade de nossa cidade, não entendia os anseios da nossa população se quer era conhecido de nossos funcionários, uma pessoa que tem mostrado a cada dia que não tem exercido seu papel de “salvador da secretaria”, pois foi assim que foi intitulado o próximo secretário, aquele que viria para salvar a nossa Saúde.

O que podemos ver é que nada mudou de UM de janeiro para cá. As filas nos postos de saúde continuam as mesmas, o hospital continua lotado e as filas de consultas especializadas só têm aumentado, existe ainda a falta de alguns medicamentos básicos nos postos de saúde, e no começo do mandato até falta de lençóis no hospital faltou, vimos um descaso com relação a Dengue e vemos o mesmo descaso com relação à Gripe H1N1, não vemos uma valorização do funcionário público que continua a receber salários baixíssimos para exercer funções muitas vezes que requer perigo, sem ao menos terem insalubridade e periculosidade. Alguns funcionários precisam mesmo de atestado se apresentarem em seu local de trabalho ou reuniões pois se não poderão ser chamados para uma conversa mais séria. Foi instalada no meio do funcionalismo da secretaria de saúde uma incerteza de como virá seu pagamento a cada mês que se finaliza, pois aqueles que hoje recebem a chamada Responsabilidade Técnica sempre ficam no impasse se virá ou não naquele mês.  O que temos percebido é que esta existindo uma perseguição com aqueles funcionários que não estiverem no mesmo palanque daqueles que hoje tem o poder em mãos e até mesmo aqueles que nem se manifestaram politicamente em 2012 estão pagando.

A população já começa a sentir o impacto da não mudança e transformação feita na Secretaria de Saúde, alguns que acreditavam no poder de mudança já começam a se arrepender. Ação imediata para solução dos problemas precisa ser feita e esperamos que o Prefeito faça uma avaliação dos seis primeiros meses de mandato e verifique se é preciso continuar com pessoas que não tem somado e somente subtraído em sua administração, esperamos que reveja nomes e traga a solução porque de problemas nossa cidade já esta cheia e que possa perceber que nossos funcionários também fazem parte dessa população, um funcionário satisfeito transmitira ao seu cliente (paciente) o momento pelo qual esta passando.

SOLUÇÃO JÁ, CHEGA DO CAOS! PRECISAMOS DE SOLUÇÃO.

JUNHO
Já em Junho tivemos um número muito grande de acessos e com 1252 acessos à matéria mais acessada foi:
DOMINGO, 16 DE JUNHO DE 2013
ENQUETE: A administração anterior escolheu para Secretária de Saúde a Enfermeira Izabel Vasconcelos da cidade de Alto Paraná, seguindo o exemplo a atual trouxe de São Carlos do Ivaí seu novo Secretário, com isso surge uma duvida de nossos moradores, Nova Esperança não teria a capacidade de encontrar alguém da própria cidade para gerenciar a nossa saúde? Por isso nosso blog deseja a opinião de nossos leitores, com isso cria a enquete com a seguinte pergunta:
Você é a favor de um Secretário (a) Municipal de Saúde de fora de nossa cidade? Responda no canto direito desta página

HOSPITAL MUNICIPAL e POSTOS DE SAÚDE: Temos que dar os parabéns a atual Administração que fez toda a reforma do Centro Cirúrgico do Hospital Municipal e o colocou para funcionar. Temos que agradecer a Vereadora Graça Bordim pelo incentivo dado ao Hospital onde a mesma  doou ate lençóis para o hospital nos momentos de crise. O que temos percebido é que a atual administração tem dado um olhar especial para o H.M e com isso os postos de saúde têm ficado para segundo plano, é algo como se fosse dito assim “primeiro arrumamos o Hospital, depois partimos para os postos de saúde”. O que deveria ser ao contrário deveria valorizar a atenção básica evitando assim que fossem agravados os casos a ponto de precisar utilizar os serviços de urgência e emergência e de internamento. Ouvimos de todos os lados reclamações de funcionários e da população, a falta de medicamentos na Farmácia Básica, a falta de laudo no laboratório em alguns exames, entre outras reclamações. Ou se dá um jeito na atenção básica ou vamos sempre lotar o nosso Hospital. Solução já.

COLÉGIO SÃO VICENTE DE PAULA: O colégio São Vicente de Paula junto com a Regional de Educação oferece dois cursos de capacitação técnica, o Curso de Técnico em Informática e o Curso de Técnico em Administração, ambos com duração de 1 ano e 6 meses, sem custo para o aluno para ingressar ou fazer. O aluno pode ter a oportunidade de começar um estágio já fazendo o curso, esse ramo da informática e da administração busca hoje no mercado de trabalho profissional capacitado. Com um grupo de docente de alto nível o Colégio São Vicente de Paula abre mais essa oportunidade, procure a secretaria do Colégio e faça já sua matrícula. Mais informações pelos telefones 44 3252 4353 e 44 3252 5473.
DIRETOR DO MEIO AMBIENTE DEIXA O CARGO:  Há alguns meses eu comentei sobre a excelente contratação do Engenheiro Ambiental Glauber Dacome para o Cargo de Diretor de Meio Ambiente de nossa município, na ocasião comentei que essa teria sido uma das poucas escolhas bem feitas da atual administração, mas a estadia de Glauber na administração não durou muito, ele recebeu uma proposta de uma empresa e deixou a Prefeitura Municipal nesta ultima sexta feira. Além da contratação por outra empresa Glauber deixa a Prefeitura num momento em que a Secretaria do Meio Ambiente não esta 100% e precisa de muitas mudanças, segundo informações de bastidores, o diretor do Meio Ambiente não teria total autonomia ficando assim refém do secretário. Glauber estava sendo muito elogiado pela administração e por companheiros de trabalho e tem grandes chances de num futuro muito próximo se tornar Secretário Municipal de Meio Ambiente, pois competência ele tem e sobra.


ADÉLIA EX SECRETÁRIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE: Enquanto a nossa Secretaria Municipal de Meio Ambiente vai se arrastando para sobreviver, a ex secretária Professora Adélia Picheck vem se destacando nas cidades da região pela sua competência e ótimo trabalho que vem fazendo. Adélia tem desenvolvido um trabalho invejado na Prefeitura de Colorado, com autonomia dada pela Secretaria de Meio Ambiente e pelo Prefeito daquela cidade ela tem conseguido fazer uma gestão ambiental, como diz Adélia “Vontade politica do Prefeito Joaquim, apoio de toda a Secretaria que esta comprometida e a vontade da população aliada ao apoio da população e das demais secretarias o resultado não poderia ser outro, a não ser a conscientização e a mudança nas politicas de Meio Ambiente”. Uma pena que Nova Esperança perde um talento desses para outra cidade, agora cabe a nós aplaudirmos o talento e desejar sucesso. 


domingo, 29 de dezembro de 2013

RETROSPECTIVA 2013 ( I PARTE)


 A Matéria mais acessada de 2013 teve 2.543 mil acessos, e também foi a mais acessada do mês de janeiro ela foi postada neste blog no dia 31 de janeiro de 2013 e teve uma repercussão muito grande em nossa cidade e na região. Segue abaixo

QUINTA-FEIRA, 31 DE JANEIRO DE 2013

Na tarde de ontem fui procurado pela competentíssima Médica Bruna Gimenes Rolim ,Médica Prestadora de Serviços ao Município de Nova Esperança, onde mostrou toda a sua indignação com a situação de nosso Município no quesito Saúde, a mesma deixa na data de hoje de prestar serviços a essa comunidade, porém deixa uma carta que segue abaixo, leia com atenção e veja o que vem acontecendo em nossa cidade.

Administração e Desenvolvimento da Saúde no Município de Nova Esperança

Senhor Secretário da Saúde,

            1 - O Secretário da Saúde deve ser uma pessoa mais acessível à população e principalmente aos seus funcionários da saúde, estando presente em seu gabinete grande parte do tempo, o que não acontece neste momento de transição política. De acordo com os princípios organizacionais do SUS, se preconiza a existência de um gestor em cada instância do poder público, ou seja, uma figura responsável pela articulação, administração, gerenciamento, desenvolvimento e toda a gestão inter-setorial, inter-pessoal e multi-profissional da rede de saúde, seja nos Municípios, Estados ou União. O gestor também é responsável por fazer cumprir todos os princípios do SUS – princípios estes que o nosso Secretario deve ter acesso e ter conhecimento integral.

            2 - Já no primeiro mês de trabalho, nosso Secretario da Saúde, delegou que todos os postos de saúde deixassem de ter atendimento agendado e que isto seria determinação do Prefeito do município. Ora, quais estudos foram feitos para se determinar algo tão precocemente? Há comprovações do que seria melhor para a população e a atenção primária na saúde que os Programas Saúde da Família devem exercer? Afinal, quem entenderia mais e deveria gerenciar a saúde: um Prefeito, com centenas de atribuições, ou um Secretário da Saúde, enfermeiro e que tem como única atribuição gerenciar a saúde do município? Mudanças no primeiro mês de mandato são descabíeis e completamente precipitadas, já que primeiramente o secretario deve entender bem como funciona a saúde do município em que irá iniciar seu trabalho, conhecer a população e seus funcionários. A criatividade e a inovação fazem parte do processo do SUS, porém, como vemos nas orientações do ministério da saúde: “Na maioria das vezes, o início de determinado projeto não é precedido de uma detalhada verificação da demanda de infraestrutura necessária a seu desenvolvimento. Em conseqüência da falta de planejamento e adequação dos meios e instrumentos necessários, não é raro o seu fracasso por motivos perfeitamente evitáveis. Chamar a atenção para este detalhe é uma preocupação que deve permear todas as ações de um gestor do SUS.” Se a prioridade é diminuir a demanda do Hospital Municipal, não é deixando os PSFs de portas abertas que o problema será solucionado – ressalto o nome PROGRAMA SAUDE DA FAMILIA e não PRONTO ATENDIMENTO. A população precisa ser educada e informada sobre que é emergência, o que é urgência, o que deve ser atendido em Pronto Socorro e o que deve ser atendido em PSF. Palestras, panfletos e até mesmo cartaz explicativo na porta do Pronto Socorro são alternativas utilizadas em vários municípios. A redução da demanda hospitalar de casos simples depende sim dos PSFs, já que o próprio Ministério da Saúde nos informa: “Sabe-se hoje que as ações educativas e de prevenção, aliadas aos atendimentos mais freqüentes, considerados ações da atenção básica ampliada, resolvem 85% dos problemas de saúde da população. Isso significa que o investimento na atenção básica previne o adoecimento ou o agravamento das doenças. Assim, a qualidade de vida da população melhora e tendem a diminuir os gastos com procedimentos de média e alta complexidade.” Com isso, sabemos da importância no seguimento de pacientes em conjunto com Agentes Comunitários da Saúde que visitam os pacientes e orientam agendamento de consultas quando vêem necessidade de acompanhamento com o médico da área, para ilustrar cito novamente segundo o Ministério da Saúde: “As ações educativas/preventivas e a rapidez no atendimento aos problemas mais simples, no entanto, exigem que o sistema de saúde esteja muito próximo das pessoas. O ideal é que consiga envolver as próprias comunidades. É isso exatamente que faz o PSF, por meio da Equipe de Saúde da Família e da Unidade de Saúde da Família.” Além do mais, os PSFs têm total liberdade para realizarem seus programas e determinar o próprio protocolo de atendimento de acordo com a necessidade da população que a área abrange. Já que a prioridade da atenção primária é a prevenção de doenças, rastreamento, e não o tratamento imediato de sintomatologias que se faz em um pronto atendimento, com isso, o ministério da saúde diz que “O PSF fortalece as ações de prevenção da doença, promoção e recuperação da saúde, de forma integral e contínua”, esta continuidade seria praticamente impossível na livre demanda em que nem sequer podemos agendar um retorno para seguimento do paciente. Em 2 dos PSFs que atendi na cidade, o agendamento sempre funcionou adequadamente, sendo que nunca faltou consulta a nenhum dos pacientes da área que necessitassem de atendimento, sendo atendidos até mesmo pacientes não agendados, nos casos de urgência e emergência, se necessário. A generalização de que o sistema não funciona a todos os PSFs deve ser repensada.

            3 - Médicos contratados e concursados, não devem ter distinção de tratamento, pois ambos têm a mesma formação e exercem a mesma função. Contudo, vemos que a cobrança do cumprimento dos deveres é feito de forma injusta e o Secretário da Saúde sequer conhece quem são seus funcionários, os que realmente trabalham, cobrando destes médicos empenhados o que deveria ser cobrado de outros. A punição como exemplo aos que não cumprem, é a melhor forma de se fazer valer os deveres de cada profissional. Em reunião feita na Secretaria da Saúde, apenas dois médicos do município compareceram, e esta reunião deveria ser de tal importância que a presença fosse obrigatória, e não apenas um convite, sem deixar de citar que foi agendada reunião mesmo sabendo que um dos médicos estava de férias e não poderia comparecer. Todos devem ter acesso aos seus direitos, direito de se defender pessoalmente quando é mal falado, e ter acesso aos deveres a serem cumpridos para que a
saúde funcione como se espera. É extremamente decepcionante exercer seu papel integralmente, não ser reconhecido e ainda ter de se dispor a ouvir o que deveria ser dito a quem realmente age incorretamente.

            4 - Existe a perseguição aos médicos contratados, dentro da própria Unidade de Saúde, pois os profissionais concursados (enfermeiras, etc), preferem trabalhar menos e querem prejudicar quem cumpre religiosamente com seu compromisso assumido, apesar de o médico ser elogiado pelos próprios pacientes da sua área.

            Levando-se em consideração esses aspectos, vemos a importância de um Secretário da Saúde atuante, exercendo fielmente o seu papel e se capacitando constantemente antes que qualquer cobrança seja destinada a outros cargos.

Respeitosamente,

Bruna Gimenes Rolim

Médica Prestadora de Serviços ao Município de Nova Esperança

sexta-feira, 27 de dezembro de 2013

EM POUCAS PALAVRAS



10 mil votos ... 10 mil buracos
Hoje o jornal Diário do Norte do Paraná traz uma matéria sobre o estado que se encontram algumas ruas de nossa cidade. Pelo que se vê da reportagem essa é uma administração que não se entende.O Prefeito fala que em razão das dívidas tem dificuldade em contratar empresas para execução de novas obras, já o Secretário de Obras, afirma que uma empresa foi contratada para executar a recuperação asfaltica dos bairros que estão com problemas mais graves e que há um recurso de pouco mais de 3 milhões para execução das melhorias.
Afinal qual é a verdade ?
Como a atual administração gosta de falar em dívidas, seria bom que eles explicassem como foi que aumentou a dívida da Prefeitura em 22% desde que assumiram. Onde foi parar o dinheiro, pois eles só sabem falar que não podem fazer nada porque estão pagando dívidas. Pagando dívidas ele não está, pois a dívida esse ano aumentou 22% ao invés de diminuir (isso está informado na reportagem).
Segue a reportagem.




E OS 700 MIL: É bom lembrar que em Julho e Agosto a Prefeitura recebeu R$ 730.000,00 do Banco Itaú pela venda do direito do Banco administrar a folha de Pagamento do Município. O que foi feito com o dinheiro?15% desse valor foi para a Saúde como manda a lei? Esse valor foi repassado para quais obras?


SECRETÁRIO DE SAÚDE: A partir do dia 6 de janeiro a Secretaria Municipal da Saúde terá um novo secretário. Antonio Basso, mais conhecido como Tuna, morador de Nova Esperança e uma vasta experiência em administração de empresas será o novo Secretário. Um nome de consenso de todo o grupo, ele estará a frente da pasta para os próximos anos ( esse é o desejo de todos). Antonio Basso mostra que esta disposto a fazer uma gestão diferente e que mesmo sem conhecer muito a questão saúde irá a busca para conhecer e aprender. Em um pequeno bate papo de corredor que tive com ele, pude perceber que vontade de fazer ele tem, e que ele buscará apoio daqueles que realmente entendem do assunto SAÚDE. Queremos nossa cidade melhor, vamos confiar que as coisas irão mudar. Nova Esperança precisa melhorar .

Fala-se hoje da importância da atenção básica na saúde pública. É evidente que os cuidados iniciais são importantes; entretanto, não têm nada de básicos. Devem ser realizados com destreza e competência, gerando um diagnóstico aprofundado, que determine as causas desta ou daquela doença.  O paciente da rede pública merece uma análise completa, que busque a raiz de seus males.
A defesa da atenção básica se fundamenta sob uma ótica enviesada. Pensa em um médico “quebra-galho” atendendo pessoas com gripe e diarreia. Ora, a população brasileira é digna de mais respeito. Não podemos admitir uma assistência médica focada em sintomas e não nas causas das doenças. O paciente tem de ser encarado como um todo, como ser humano. O humanismo, aliás, é fundamental para qualquer profissional de medicina. Só pode se considerar médico quem olha para o outro em sua integridade, dispensando-lhe respeito e dignidade.
Pode-se perdoar tudo, menos uma morte evitável. Um sintoma simples muitas vezes é a forma que o organismo utiliza para alertar sobre algo mais sério. Para a correta detecção, precisamos de profissionais bem formados e de estrutura adequada.
As entidades médicas nacionais há tempos reafirmam a relevância do investimento em infraestrutura. Sem equipamentos e exames adequados, o paciente pode voltar para casa com um medicamento que terá apenas efeito placebo.
A excelência na medicina se conquista mesclando um bom instrumental à relação humana; e essa capacidade é ensinada em instituições de ensino de referência, como a Escola Paulista de Medicina, a USP, entre outras.
Não adianta nos iludirmos com a argumentação de que tudo se resume à atenção básica. Vale dizer mais: por melhor que seja o profissional, médico não é mágico. É fundamental que, além de todo o conhecimento científico, tenha à disposição no dia a dia uma equipe multidisciplinar.
Estamos criando no nosso país uma medicina para os ricos e outra para os pobres, que divergem exatamente na abordagem. O SUS (Sistema Único de Saúde) investe em atenção básica, enquanto a saúde suplementar evolui em tecnologias, infraestrutura e capacitação dos profissionais. Essa desigualdade tem que acabar. Precisamos nivelar por cima, pois saúde é direito do cidadão.
Antonio Carlos Lopes, presidente da Sociedade Brasileira de Clínica Médica


RETROSPECTIVA 2013: Estou preparando uma retrospectiva 2013 com todas as matérias mais acessadas deste ano. Irei buscar de janeiro a dezembro as criticas, elogios e opiniões deste blog e vou a campo para ver se aquilo que este blog mostrou como problema já foi resolvido. Aguardem dia 31 de dezembro todos os leitores terão acesso a essa matéria. E obrigado por estarem comigo neste ano de 2013.