quarta-feira, 10 de março de 2010

SAÚDE EM AÇAO : CICLO DE PALESTRAS

SAÚDE EM AÇAO : CICLO DE PALESTRAS

Ontem e hoje (09 e 10/03) a Secretaria Municipal de Saude começou uma capacitaçao com os profissionais que fazem parte das ESF( equipes de saude da familia) com relação a DENGUE e a VACINAÇÃO DA GRIPE H1N1.

DENGUE

Na tarde do dia 09 de março as equipes receberam palestras ministradas pelo competente médico pediatra DRº Juarez de Oliveira e a médica generalista DRª Patricia N Toyokawa, que trouxeram a tona o assunto DENGUE que vem sendo debatido em varios ambitos da nossa sociedade.
Drº Juarez falou sobre a historia e como vem evoluindo os numeros de casos de Dengue em nosso municipio e região, lembrando de que os grandes causadores dessa doença somos nós mesmos que não cuidamos de nossos quintais, falou do atendimento nos postos de saude e hospitais que devem estar preparados para receber os pacientes que estejam com suspeita da doença.
Já a DRª Patricia explicou quais são os grupos de atendimentos dividos em 4, e mostrou que cada profissional da area da saúde tem um papel importante tanto no combate como na cura da doença, e que se cada Unidade Basica de Saude, hospital, fazer a sua parte os casos de Dengue Hemorragica podem diminuir.
Segundo informaçoes colhidas na reuniao temos em Nova Esperança 22 casos supeitos ate o momento e 1 confirmado, mas não podemos baixar a guarda estamos na area de risco.

VACINAÇAO GRIPE H1N1


Seguindo o calendario de capacitação a tarde de hoje foi marcada pelas orientaçoes dadas pela Enfermeira Infectologista Elisa Aramaki da Vigilancia Epdemiologica que falou sobre os passos que serão dados para que os grupos que serão beneficiados por essa Vacina possam receber todas os orientações possiveis para não perderem a data correta.
Foi discutido estrategias para um melhor atendimento das pessoas que receberão esta vacina e foi explicado passo a passo o calendario de vacinação, já mostrado por esse blog, agora fica a expectativa para que essa campanha seja um sucesso e consiga chegar a meta que é 80% da população alvo.

BLOG DA SAÚDE DE NOVA ESPERANÇA

Começou a funcionar apartir de hoje o mais novo blog da cidade, o BLOG NOVA ESPERANÇA SAÚDE, onde a secretaria municipal de Saude vai colocar suas atividades, metas, protocolos e varios assuntos relacionados a essa pasta. Fica aqui o parabens desse blog pela iniciativa e estamos prontos a judar no que for preciso , quer saber mais do blog acesse e veja as novidades:
http://novaesperancasaude.blogspot.com

2 comentários:

  1. moradores reclamam q tem agentes de saude sem cracha de identificação.Isso é verdade?

    ResponderExcluir
  2. VENHO RESPEITOSAMENTE RESPONDER A RÁDIO TÂMARA FM, QUE OS UNIFORMES E OS CRACHÁS JÁ ESTÃO EM PROCESSO DE ANDAMENTO PARA LICITAÇÃO E CONSEQUENTEMENTE PARA A CONFECÇÃO DESTES. LEMBRANDO QUE NO ANO DE 2009 OCORREU UMA EPIDEMIA DE GRIPE A, ONDE OS ORÇAMENTOS DA SECRETARIA SE EXCEDEU NA COMPRA DE MATERIAIS COMO MÁSCARAS, GORRO,ÁLCOOL GEL, AVENTAL DESCARTÁVEL, CONTRATAÇÃO DE MAIS FUNCIONÁRIOS, PANFLETOS E DIVULGAÇÃO NO CARRO SOM E OUTROS GASTOS ENTRE OUTROS.

    ResponderExcluir