segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Nova Esperança combatendo a gripe H1N1

FONTE: Assessoria de Imprensa PMNE

A Secretaria Municipal de Saúde Comunica a todos os seguimentos que possam gerar aglomerações de pessoas a estarem atentos, pois houve em nosso município uma nova onda da pandemia H1N1, atingindo principalmente escolares. Pedimos a colaboração de manterem informados a todos os membros e ministérios dentro da igreja para enfatizarem os cuidados de prevenção e se possível não realizar atividades onde não seja possível manter o ambiente totalmente arejado.
As escolas que até o momento estão envolvidas são: Colégio Estadual São Vicente de Paula, Escola Municipal Ana Rita de Cássia e Escola Municipal Tancredo Neves. Foi decidido pela 15ª Regional de saúde, Secretaria Municipal de Saúde com participação de Comitê da Gripe que as duas escolas municipais estarão fechadas por um período de 7 dias a contar de 21/09/2009 e que estamos aguardando manifestação do governo em relação a escola estadual. As crianças que estudarem nestas escolas mesmo não tendo sintomas não participarão de nenhuma outra atividade durante 9 dias a partir amanhã como medida de prevenção e enfrentamento do surto escolar. Pedimos o envolvimento das lideranças religiosas, em razão de sua grande credibilidade, em divulgar e conscientizar as famílias que relutam em seguir as orientações. Diretores reclamam que crianças gripadas continuam indo para as escolas e quando solicitadas para voltar, muitos pais não o fazem e quando buscam não encaminham estas crianças para atendimento médico.
* mesmo quando a pessoa/criança está tomando o medicamento TAMIFLU, é indicado o isolamento e as medidas de prevenção, pois a transmissão é de até 10 dias para adulto; 14 dias para crianças e 40 dias para imunodeprimido (gestante, câncer, AIDS, transplantado, etc...). “A gripe não é brincadeira e se não tivermos os cuidados necessários pode perdurar por muito tempo causando grandes transtornos para todos nós” como destaca a Secretária de Saúde Adriana M. Santoro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário