domingo, 8 de setembro de 2013

EM POUCAS PALAVRAS

CONFERÊNCIA DO MEIO AMBIENTE: NOVA ESPERANÇA TERÁ REPRESENTANTES ELEITOS PARA ETAPA FEDERAL: Nos dias 05 e 06 de setembro na cidade de Foz do Iguaçu, aconteceu à etapa estadual da IV Conferência do Meio Ambiente, que tem como objetivo o levantamento de propostas que possam contribuir para a implementação da Lei 12.305/2010, que trata da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS).
A meta da conferência é qualificar o poder público, setor privado, sociedade civil, cooperativas de catadores e cidadãos em geral no grande esforço nacional para reduzir a geração dos resíduos sólidos, assumir responsabilidades com a construção de uma sociedade sustentável e lançar um novo olhar sobre os resíduos, reconhecendo-os como um bem econômico e de valor social, gerador de trabalho e renda e promotor da cidadania.
A Conferencia é dividida em quatro eixos temáticos onde são levantadas propostas que são votadas nas esferas municipais, macrorregionais, passando pela estadual até chegar à etapa final que é a federal. Os eixos temáticos são:
1.  Produção e Consumo Sustentável
2.   Redução dos Impactos Ambientais
3.   Geração de Emprego e Renda
4.   Educação Ambiental

O Município de Nova Esperança que realizou sua conferência no dia 25 de junho nas dependências da ACINE esteve bem representado por dois delegados membros do Conselho Municipal de Meio Ambiente, sendo: o estudante de Administração e Gestão Ambiental Ronan Henrique Suriano Alves e a Assessora Executiva da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Nova Esperança Giseli Lidiani de Carvalho (suplente) que foram eleitos na etapa Macrorregional da conferência.
Na bagagem, os delegados de Nova Esperança levaram uma proposta eleita dentre centenas na macrorregional de Maringá referente à Geração de Emprego e Renda, que na etapa estadual foi votada e eleita em 1º Lugar com 167 votos. Mas as conquistas não pararam por aí, após a escolha das propostas aconteceu à eleição dos delegados que irão participar da etapa final em Brasília nos dias 24 a 27 de outubro, sendo eleito o nosso delegado Ronan Henrique Suriano Alves dentre mais 400 pessoas que se faziam presentes.
Nova Esperança conquista mais esse espaço e estará levando uma proposta que saiu daqui para a Conferência de nível Federal, temos que ficar orgulhosos daqueles que buscam contribuir para o bem de toda a nossa nação. Desejamos ao Ronan sucesso nessa nova etapa em Brasília, pois sabemos que tanto nossa Cidade como o nosso Estado serão  bem representadas.

PRECISAMOS DE UM PROMOTOR RESPONSÁVEL PELO MEIO AMBIENTE com essa coragem em NOVA ESPERANÇA-PR :  
Por: Leandro Cardoso Leal
MPSP - Justiça Federal julga inconstitucional lei que permite a queima da palha da canaFonte: Ministério Público do Estado de São Paulo
A Justiça Federal julgou procedente ação civil pública ajuizada pelo Ministério Público Federal de Piracicaba e determinou o cancelamento de todas as autorizações e licenças de queima controlada da palha de cana-de-açúcar nas plantações do município de Piracicaba.
De acordo com a ação civil pública, o lançamento de partículas e gases decorrentes da queima da palha da cana alcança quilômetros de distância, levando a fuligem para as casas, ruas e lugares públicos, acarretando inúmeros efeitos negativos à saúde da população, à fauna e ao meio ambiente.
Ainda de acordo com a ação, o processo de queima também pode produzir a liberação de dissulfito de hidrogênio (H2S2) e dióxido de enxofre (SO2), sendo que essa última substância é oxidada na atmosfera, transformando-se em ácido sulfúrico. Com a permanência prolongada no ar, o dióxido de enxofre é levado pelo vento para outras regiões e sendo responsável pelo maior número de doenças pulmonares na população de Piracicaba.


FRASES DA SEMANA: “Para salvar Nova Esperança só o Nilton Servo”/  “Você já percebeu que a Maly está rodando pela cidade, acho que ela será candidata mesmo”/ “ Do que adianta reformar a casa, ter a casa linda por fora, pintada, um jardim belíssimo se falta comida lá dentro”/ “O nosso Prefeito é gente boa, como pessoa não tem melhor, só deveria ter escolhido melhor sua equipe”/ “Nova Esperança a cidade do futebol e o fim dos outros esportes, deveríamos ter campeonato de Voleibol, Handebol, Basquetebol, Atletismo” 

Nenhum comentário:

Postar um comentário