quarta-feira, 15 de agosto de 2012

NOVA ESPERANÇA SUPERA A META DO IDEB PARA 2011 NO ENSINO FUNDAMENTAL


Nas séries iniciais, a cidade evoluiu, já nas finais o índice caiu mas houve um grande avanço na meta.

Escolas de Nova Esperança – Pr superaram a meta do Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) estabelecida para o ano passado para o Ensino Fundamental.
De acordo com dados divulgados nesta terça-feira, pelo MEC (Ministério da Educação), ficamos com a nota 5,3 ano passado nas séries iniciais do Ensino Fundamental, cuja meta era 4,8. O desempenho foi melhor do que em 2009, quando foi registrado 4.9.

Nas séries finais 8º e 9º do Ensino Fundamental, Nova Esperança ficou com a média 4.0 abaixo da meta que foi de 4.6.

As escolas estaduais de Nova Esperança não alcançaram a meta nacional: a nota foi 4.0 no qual a meta do MEC era de 4.7. Já a rede municipal obteve nota 5.3
A Escola que obteve maior índice foi a Escola Municipal Filomena Monaro Zanusso que ficou com a média 6.0, seguida da Escola Municipal Nice Braga com média 5.7, a Escola Municipal Julio Benatti 5.4, em seguida ficou com 5.1 a Escola Municipal Ana Rita de Cássia , a Escola Municipal Tancredo Neves obteve a nota 4.8 e a Escola Municipal Jorge Faneco teve nota 4.7 .

Ideb - O Ideb é calculado a partir da taxa de aprovação e do desempenho dos alunos na Prova Brasil, avaliação aplicada pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais) a cada dois anos. A avaliação é realizada desde 2005, quando não foi estabelecida nenhuma meta.

A nota tem escala de 0 a 10, e o País, ficou com nota 5. O resultado de 2011 supera a meta estabelecida: 4,6 pontos. Também é 0,4 ponto superior ao verificado em 2009.
Com base nessas informações, são atribuídas notas para cada escola pública do país, assim como para as redes de ensino e para os municípios e os estados. Cada escola, prefeitura e governo estadual tem uma meta que deve ser atingida de dois em dois anos.
O objetivo do Ideb é fomentar a melhoria da qualidade do ensino para que o país atinja a nota 6 para as séries iniciais do ensino fundamental até 2022, bicentenário da Independência.

Em 2005, o Ideb aferido para os anos iniciais foi 3,8. Em 2007, subiu para 4,2, em 2009, para 4,6, e agora chegou aos 5 pontos. Em todas as edições, as médias nacionais superaram as metas estabelecidas para o período.

Por Carlos Roberto da Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário