quinta-feira, 27 de agosto de 2009

A SESSÃO ESPERADA ACONTECEU!

A Sessão Extraordinária da Câmara de Vereadores que discutiu a aprovação ou não das contas do ex-prefeito Gerson Zanusso no ano de 2004, aconteceu na noite desta quinta feira (28/08/2009), com um pouco mais de vinte minutos de atraso, a reunião que estava marcada para as 18h30min, recebeu um grande numero de espectadores ,assim como a radio comunitária da cidade teve picos enormes de audiência, na câmara pode se ouvir comentários como “faz tempo que não se vê a câmara tão cheia”.
A Sessão foi conduzida pelo Presidente o Vereador Fabio T. Iamamoto e teve a presença maciça dos nobres vereadores, Fabio deu abertura à sessão fazendo um discurso onde explicava aos presentes que o regime da Câmara não tolera qualquer tipo de manifestação e ainda falou sobre a democracia, demonstrando que ali era o local onde se exerce a mesma, deixando claro que qualquer opinião que fosse manifestada deveria se respeitada.
Fizeram uso da palavra os seguintes vereadores em ordem de pedido:
Dorival Boreggio (PDT)
Profº Claudio Antonio de Brito (PMDB)
Graça Bordim (DEM)
Jrº Alberton ( DEM)
Luiz Longhin (PMDB)
Décimo Caetano ( PSDB)
Vera Boregas Santini ( PT)
Xandy Zacharias ( PMDB)

O relator da comissão de assuntos financeiros vereador Jrº Alberton deu o seu parecer favorável à aprovação das contas da administração Gerson do ano de 2004, o único da comissão que foi contrario a esse relatório foi o vereador Cláudio Antonio de Brito que declarou ser um lutador dos direitos dos servidores, porque ele tambem é servidor.O vereador Cláudio pelo que podíamos perceber era o grande articulador da não aprovação das contas do então prefeito Gerson, por varias vezes Cláudio levantava falava com a ala de apoio a prefeita e sempre pelo que o publico sentiu ele estava “conduzindo” a fala dos demais vereadores da ala. Assim como o vereador Luiz Longhin que usou poucos minutos da sua fala deixando a maior parte para que o vereador Cláudio pudesse falar, Cláudio conduzia ate a hora de falar, mostrando a hora que os vereadores deveriam falar.
Já quem deu show na sessão foi a vereadora Vera do PT que mesmo não podendo se manifestar recebeu aplausos de todo o publico ali presente, Vera foi a fundo e procurou atas de reuniões da câmara que mostrou que vereadores que estavam ali presente na época eram favoráveis ao aumento dos funcionários, Vera explico que quando Gerson pegou a prefeitura teve que pagar contas deixadas pelo seu sucessor e com isso o momento não o permitia dar este aumento, tendo só em 2004 as contas regularizadas e uma margem para este aumento assim ele o fez. E Vera falou de honestidade, trabalho e amor pela cidade que tem o antigo Prefeito.
Já o vereador Décimo Caetano elogiou Gerson e depois fez uma recapitulação da administração 2001-2004 mostrando algumas “irregularidades”, e julgando os assessores do então prefeito, sendo que após a sua fala cedeu uma parte para o vereador Jrº Alberton que também relembrou as irregularidades encontradas na administração 2005-2009 (Prefeita Maly Benatti), quase os dois vereadores partiram para assuntos que não estavam na pauta.
Após muita discussão os vereadores que deveriam ter 2/3 de votos para a aprovação ou não das contas, votaram favorável ao parecer do Tribunal de Contas. Com isso o que deve ser feito é os servidores devolverem o valor referente ao aumento de novembro de 2004. Ouviu se de alguns vereadores que a Prefeita fará um projeto de lei para regularizar esta situação, fazendo com que os funcionários não devolvam o valor. Mas quem garante que esse projeto de lei sai?E se sair será que não farão um super merchan em cima fazendo assim parecer que a atual administração é a “salvadora da Pátria”.E se ela podia regularizar a situação porque ate o presente momento não havia regularizado.
Alguns vereadores não tiveram coragem de enfrentar os servidores e saíram pelos fundos da Câmara de vereadores envergonhados de tal atitude.
Ficou claro que o grupo liderado pelo PMDB (que hoje tem Silvio Chaves como o todo poderoso) era tornar o Ex - Prefeito Gerson inelegível, foram orientados a votar contra a aprovação e assim conseguiram. Infelizmente alguns usam atitudes como essas para conseguir o que querem, porque sabiam que o candidato já declarado a prefeito para 2012 não tem a mesma popularidade e aceitação que tem Gerson.
Segue abaixo os vereadores que votaram a favor e contra o parecer do Tribunal, e a favor ou contra o servidor:

CONTRA O TRIBUNAL (A FAVOR DO SERVIDOR)
VERA DO PT

GRAÇA BORDIM

DORIVAL BOREGGIO

JUNIOR ALBERTON

FABIO YAMAMOTO

AFAVOR DO TRIBUNAL DE CONTAS ( CONTRA OS SERVIDORES)


DECIMO CAETANO


POCA

XANDY ZACHARIAS

PROFº CLAUDINHO

3 comentários:

  1. A matéria ficou ótima...realmente deixaram através dos votos transparentes a conotação política; conhecendo ou achando que conheço alguns vereadores que também eram vereadores na gestão em questão creio que não dormirão com a consciencia tranquila esta noite. Ainda quero acreditar que as pessoas são sábias...embora por motivos que desconheço nao "podem" exprimir sua verdadeira opinião.

    ResponderExcluir
  2. Indago:- quem terá de corrigir uma ação do chefe do Executivo, seriam os servidores municipais???
    Oras, isso não foi um ato simples e caneteado à noite. Isso teve todo um procedimento administrativo. Houve a participação dos vereadores da época, enfim, envolveu todo o contigente administrativo da cidade.

    Indago:- Por quê os empregados terão de devolver aquilo que o Executivo e o Legislativo aprovaram??? São eles os errados? teriam agido erroneamente ao aceitar o aumento?

    Só queria entender direito isso ai.

    Em SP o então prefeito Paulo Salin Maluf, doou 1 FUSCA para cada jogador da seleção de 1970, após a conquista do tricampeonato. Tee de devolver aos cofres UM MONZA DO ANO POR FUSCA DOADO. jÁ PENSOU SE A MODA PEGA?????


    jarbas tyrone reis
    exresidente em NE

    ResponderExcluir
  3. Meus caros amigos o resultado dessa votação deixou claro para a população nova esperancense a força política desse homem chamado Gerson Zanusso, pois alguns se imaginam vitoriosos com este resultado, mais vitorioso é ELE homem digno, honesto que Não sede a jogatinas políticas, Não trai seus aliados, porém foi condenado a perder seus direitos políticos Não por ser corrupto mas por querer dar salário justo ao funcionalismo público. Irônico, não?

    Finalizo este comentário deixando uma fala de Martin Luther king:

    “O que mais preocupa não é o grito dos violentos,
    nem dos corruptos,
    nem dos desonestos,
    nem do sem-caráter,
    nem dos sem ética.
    O que mais preocupa é o silêncio dos bons.”

    Quem sabe a população acorda!

    ResponderExcluir