quarta-feira, 19 de agosto de 2009

FALECEU PEDRO ZANUSSO NOSSO TERCEIRO PREFEITO

PEDRO ZANUSSO

Nascido a 30 de julho de 1914, quando a primeira guerra mundial se iniciava na Europa. O berço foi Pitangueiras, São Paulo. Com 5 anos de idade a família se muda para Ipiguá, onde o pai durante 6 anos tocou empreitada de café. Com o dinheiro conseguido nas boas colheitas consegue comprar um sitio de 30 alqueires em José Bonifácio, São Paulo. Ali em Jose Bonifácio, Pedro Zanusso se casou com dona Filomena Monaro com quem teve 7 filhos. Basílio, Gerson, Yolanda, Aparecida, Jose, Senobelinoo e Pedro.
Em 1951, por causa da saúde prejudicada pelo calor na região busca terras mais frias: “ ouvi dizer que o Paraná era frio. Então mudamos pra cá “ – diz Pedro.
Então veio pra Nova Esperança e se estabelece na Avenida Brasil onde por sete anos toca o armazém. Era muito querido entre os clientes, emprestava sem cobrar juros e vendia barato, mas não pensava em política. Em 1956 é levado por Cláudio Fumagalli a se candidatar a Prefeito. Enfrenta forças políticas formada por cinco partidos e o Dep. Jose T. da Silveira. Vence nas urnas o futuro Deputado Miran Pirih. Governa de 1956 à 1960. Constroe como Prefeito, 32 escolas pelo município, entre elas a Ana Rita de Cássia. Organiza as ruas e estradas da cidade e município. Tapou os “areiões” com 70 homens usando terra roxa cria condições de trafegar; 40 mil metros de meio fio, tubos de água, iluminou a cidade com os motores de 600hp. Sem cobrar um tostão do município. Comprou uma moto niveladora e fez 40 mil metros de asfalto. Instalou a escola técnica de contabilidade, cujo primeiro diretor foi Gerson Zanusso. Contou sempre com o apoio da Câmara Municipal, destacando o vereador e presidente da câmara Municipal que assumia a prefeitura na ausência de Pedro, Adelício Fagundes Dias. Comenta Sr Pedro “sofria muito com a erosão foram 4 anos de chuva... eu fazia as barragens de dia e de noite vinha a chuva e levava tudo” ( dados retirados da REVISTA O REGIONAL de comemoração de 50 anos de Nova Esperança).

Na manha de hoje recebemos a noticia de mais um pioneiro de nossa cidade que nos deixa, Pedro Zanusso foi acima de tudo um cidadão que foi apaixonado por Nova Esperança, mesmo não tendo nascido em nossa cidade, depois que se instalou nunca mais deixou nossa cidade.
Lembro muito claramente a época de campanha política no qual era candidato fui fazer visita a casa da família Zanusso e vi uma cena que muito me impressionou Pedro e toda família sentada a mesa ele ao centro e todos ao redor, aquilo me comoveu muito porque hoje não vemos cenas como essas, e aos 94 anos ele cumpria com rigor as tradições da família. Pedro Zanusso criou filhos que se dedicaram a política e foram homens que honraram o nome Zanusso tendo visto o filho Basílio que foi Deputado Estadual por 8 legislatura e Gerson que foi um dos prefeitos que mais se destacaram em nossa cidade. Pedro deixa seus amigos e familiares e uma cidade que tem respeito e carinho pelo homem que foi. E abaixo segue uma frase que Pedro disse que ficara na historia : “ NÃO SOU DIFERENTE DE NINGUEM SOU APENAS UM CIDADAO COMUM, IGUAL AOS OUTROS, APENAS NÃO ME CONFORMO COM A CORRUPÇAO QUE EXISTE NOS MEIOS GOVERNANTES”.

3 comentários:

  1. Beijo grande meu querido avô !!!! Seu neto Peryel Zanusso

    ResponderExcluir
  2. Parabéns de coração para quem fez a matéria !!!!!! Peryel Zanusso filho de Antonia Aparecida Zanusso e neto de Filomena e Pedro !!!! Beijo Grande .

    ResponderExcluir
  3. Parabéns de coração para quem fez a matéria !!!!!! Peryel Zanusso filho de Antonia Aparecida Zanusso e neto de Filomena e Pedro !!!! Beijo Grande .

    ResponderExcluir