segunda-feira, 15 de junho de 2009

RECICLAGEM DO ÓLEO DE FRITURA

RECICLAGEM DO ÓLEO DE FRITURA

Todo mundo adora uma bata frita e um salgado. Mas o que fazer com o óleo utilizado na preparação desses alimentos? Se você joga no ralo, esta agindo de maneira errada e se põe o resíduo no lixo comum, também, quando o descarte ocorre em uma região com rede de coleta de esgotos, partes do óleo adere às paredes e absorve outras substancias. Essas misturas reduzem o diâmetro das tubulações prejudicando o transporte do esgoto, aumentando a pressão e os vazamentos, diminuindo a vida útil e provocando o completo entupimento da rede coletora.
As estações de tratamento também não estao preparadas para receber a enorme quantidade de óleo de cozinha despejado pela população ( cerca de 200 milhoes de litros por ano ). O desejo do óleo em lixões , onde muitas vezes é enterrado com os demais resíduos pode contaminar o lençol freático, neste caso os danos ao meio ambiente são enormes.
Para se ter uma idéia, um litro de óleo contamina cerca de um milhão de litros de água. Isso acontece porque apesar de o óleo vegetal se dispersar em uma camada muito fina sobre a água, é suficiente para prejudicar a transferência do oxigênio na interfase ar- água.
Junte o óleo queimado em uma garrafa PET, ligue ou leva na APAE de Nova Esperança que nos resolvemos o problema e o Meio Ambiente e a APAE agradece. Reciclamos o lixo desde 1996 e continuamos com papelão, garrafa PET, latinhas, moveis usados, colchões, ferro, alumínio, e lista telefônica.

Para doar é simples: ligue 3252 4514

SESSAO NA CAMARA

Hoje segunda feira tem sessão na câmara municipal de Nova Esperança, semana passada não pôde assistir à sessão que aconteceu duas horas mais cedo, mas ate o presente momento a sessão será as 20h 00 min.

Nenhum comentário:

Postar um comentário