domingo, 9 de março de 2014

População cobra abertura de parque

População cobra abertura de parque

Por: Ederson Hising ( O Diário do Norte do Paraná) 
Antes conhecido como buracão, o Parque das Grevíleas, em Nova Esperança (a 45 km de Maringá), está fechado desde 2006 para reformas. O projeto previa a transformação do local em uma área de lazer, mas o atraso para a conclusão tem causado novos problemas.
Moradores do entorno reclamam que o lugar é constantemente utilizado por usuários de drogas no período da noite por conta da falta de vigilância, além da depredação do que já está concluído. Até mesmo a prefeitura confirma que pessoas invadem a área para se banharem em um lago.
O blogueiro e estudante Carlos Roberto da Silva, 29 anos, conta que há anos tem cobrado do poder público a reabertura do local para visitação. “As árvores estão crescendo e com isso o lugar está se tornando novamente fechado. Se a prefeitura acha que não consegue administrar o local, que coloque na mão de pessoas que tenham competência para isso”, afirma.
Segundo ele, os jovens do município estão se mobilizando para preparar uma campanha pela reabertura do espaço. “Hoje, aquele lugar está feio, parado, sujo, cheio de mato e sem perspectiva nenhuma de ser reaberto. Precisamos que a administração se comprometa. Nossa população merece um espaço de diversão para toda a família”, diz Silva.
A conclusão do Parque das Grevíleas, inclusive, faz parte das promessas de campanha do prefeito Gerson Zanusso (PSD). Em 2012, foi prometido que a prefeitura daria sequência a obra para transformar o local em atração turística.
No entanto, de acordo com o secretário de Administração de Nova Esperança, Alexandre Manzotti, não há previsão para a finalização da reforma, embora ele garanta que a administração vai se empenhar pela conclusão.

Ele explica que a Sanepar precisa realizar uma parte da obra que vai proteger uma nascente de rio. “Fomos procurados pela Sanepar no ano passado, mas até agora não tivemos mais nenhuma resposta”, afirma Manzotti. A reportagem tentou contato com a assessoria da estatal, mas não obteve resposta sobre a situação.
Quanto ao problema da segurança, o secretário diz que foram chamados cinco vigilantes aprovados em concurso público para trabalhar no local, mas não houve interesse da parte deles. “Como a gente está finalizando a contratação de uma empresa de vigilância para cuidar das escolas, vamos ter condições de colocar alguém lá para evitar as invasões”, indica.
Conforme a prefeitura, até o momento já foram investidos no parque cerca de R$ 1,8 milhão - 90% são recursos dos governos federais e estaduais e o restante da administração municipal.

O NÚMERO 
27,6 MIL MORADORES É a população de Nova Esperança, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística

Nenhum comentário:

Postar um comentário