domingo, 30 de junho de 2013

EM POUCAS PALAVRAS

ENQUETE: Hoje é o ultimo dia para que você leitor deste blog possa votar na nossa enquete, então não deixe de participar e deixar a sua opinião que é muito importante para nós. Ao finalizar esta enquete logo entraremos com outra. Segue logo abaixo a pergunta da enquete :
Você é a favor de um Secretário (a) Municipal de Saúde de fora de nossa cidade? Responda no canto direito desta página

BURACOS: O número de buracos nas ruas de Nova Esperança com a intensa chuva que cai nos últimos dias só tem aumentado, porém em contrapartida a Prefeitura Municipal começou um verdadeiro recape na Rua Curitiba e ruas adjacentes, esperamos que não parem este recape e que toda a cidade possa receber esta manutenção e que acidentes como o ocorrido em frente ao Hospital Municipal seja evitado, pois são vidas de nossa cidade que correm riscos com o grande numero de crateras que existem em nossa cidade. Damos os parabéns a Prefeitura, mas não deixaremos de cobrar, pois a Rua Curitiba tem que ser apenas o começo de uma grande transformação da pavimentação  asfáltica de nossa cidade.

FEJUNE: O mês de Junho esta no fim e até agora não vi nenhuma divulgação da FEJUNE, não vou falar muito, pois a festa pode ocorrer em julho. Como sabemos essa festa foi deixada de lado nos últimos anos da ultima administração, porém no plano de Governo da atual administração foi dito e escrito e esta no site da Justiça Eleitoral a promessa de que esta festa seria mantida e com uma forma nova de organização, por isso espero que ela realmente aconteça.

LANCHE DO BOCÃO: Um dos melhores lanches da cidade esta de volta o BOCÃO LANCHES. Agora em novo endereço próximo a Praça do Fórum, não deixe de experimentar as delicias que é feita para você cliente amigo. Além do pedido na hora, você pode se adiantar ligando para o número 98608077 e fazer o seu pedido.


50% DE GRATIFICAÇÃO:  A única pergunta que eu farei é a seguinte, para o funcionário publico municipal o que é mais importante, ter 50% de gratificação ou ter um aumento significativo no salário base? 

sábado, 29 de junho de 2013

NOVA ESPERANÇA : Mulher cai da moto, é atropelada por outro veículo e sofre ferimentos graves


Uma mulher ficou gravemente ferida ao se envolver em um acidente na noite de anteontem em Nova Esperança. Michele Abraão, 24 anos, pilotava uma Honda Biz e caiu na Avenida Brasil, próximo ao Clube Campestre, por volta das 18h50.
Um carro dirigido por uma mulher teria atropelado a vítima quando ela estava no chão. A motorista não parou para prestar socorro. Ela já teria sido identificada pela polícia e estava em estado de choque. Na sequência, outra moto se envolveu no acidente e dois homens ficaram feridos. 

Michele é casada e tem dois filhos. A vítima perdeu o baço, teve o pulmão perfurado, fraturou a bacia e perdeu parte do fígado. Ela foi encaminhada para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Universitário (HU) de Maringá.
O piloto da outra moto envolvida no acidente (uma Honda CG Titan) foi socorrido por terceiros e encaminhado para o hospital Municipal com ferimentos leves. Já o passageiro Antônio Barbosa dos Santos, 39 anos, teve ferimentos considerados graves. Na tarde de ontem ele continuava internado aguardando vaga para ser transferido


Por: O Diário do Noroeste

sexta-feira, 28 de junho de 2013

RAPAZ MORRE EM NOVA ESPERANÇA

Rapaz de 20 anos morre após colidir utilitário contra barranco e capotar na PR-555 em Nova Esperança

Um rapaz de 20 anos morreu depois de colidir o Fiat Strada que conduzia contra um barranco e capotar em seguida no início da madrugada desta sexta-feira (28) na PR-555 em Nova Esperança (a 45 km de Maringá).
De acordo com a Polícia Rodoviária Estadual (PRE) de Tamboara (a 82 km de Maringá), o acidente foi registrado por volta da 1h30, no km 6 da rodovia, no trecho de Nova Esperança a São Carlos do Ivaí (a 68 km de Maringá).
O veículo, de placas ARI 9479 de São Carlos do Ivaí, era guiado por Leonardo Matias Burrim, que não resistiu aos ferimentos e morreu no local. O corpo da vítima, que residia em São Carlos do Ivaí, foi levado ao Instituto Médico-Legal (IML) de Paranavaí (a 77 km de Maringá).
O passageiro David Argemiro Primão Gomes, de 21 anos, também morador de São Carlos do Ivaí, foi socorrido pelo Corpo de Bombeiros com ferimentos leves e encaminhado ao Hospital Municipal de Nova Esperança.

Por : O Diário

terça-feira, 25 de junho de 2013

DENARC prende homem com mais de 230 quilos de Maconha em Nova Esperança

Após denúncias,o DENARC(Departamento Estadual de Repressão ao Narcotráfico) com apoio da Policia Militar apreendeu 231 quilos de maconha e prendeu José Francisco Jesus de 48 anos,na rua Santos Dumont no centro de Nova Esperança. Segundo informações o homem que foi preso alegou que havia encontrado uma mulher e pedido para guardar algumas coisa na residencia,após 3 dias que não comparecia na casa,quando viu a droga guardada em um dos comodos.Ele alegou que não abia da procedencia do entorpecente e desconhece a pessoa. José Francisco Jesus,foi trazido ao DENARC de Maringá e posteriormente encaminhado a Nova Esperança aonde responderá por tráfico de drogas.

Fonte: Blog do Julio Cesar

sábado, 22 de junho de 2013

EM POUCAS PALAVRAS

PEDRO PAULO:  Na campanha eleitoral de 2012 o atual vereador Pedro Paulo colocou em uma das pautas de campanha que ele estaria atendendo a população com escritório  local como nos distritos de Barão de Lucena e Ivaitinga, e que neste espaço  estaria disposto a ouvir os anseios de nossos munícipes e tentar uma solução para os problemas, realmente não sei onde fica este espaço, por isso gostaria que o Vereador pudesse me passar as informações para que os leitores deste blog pudessem saber onde fica pois se  caso necessitarem  de alguma ajuda possam buscá-la.

SE ESTIVER DO SEU LADO É MELHOR: Fico indignado com algumas coisas enquanto eu estou do seu lado eu sou bom, sou gente do bem, mas se estiver contra ou se caso eu me declarar conta algo que foi feito ai eu não presto e sou taxado com alguém do  mal. Assim vem acontecendo na politica local, enquanto eu estava do lado politicamente do grupo que hoje administra a cidade eu era elogiado pelos comentários que fazia a ex Prefeita Maly Benatti, enquanto eu cobrava da ex prefeita saúde de qualidade, incentivo ao esporte, transparência na administração e a criticava pela situação do asfalto da cidade, eu era visto por eles como o grande defensor da cidade, mas hoje as coisas se inverteram  e eles estão no poder e quando faço as mesmas criticas sou visto de forma negativa, como alguém que só quer causar transtornos a administração e fazer barulho. Pois bem as coisas se inverteram realmente e se hoje vocês detêm o poder esta na hora de fazer alguma coisa pela cidade. Do mesmo jeito que cobrei da ex-prefeita atitudes nos últimos quatro anos de administração, farei isso hoje, não adianta ameaçar e fazer comentários maldosos sobre a minha pessoa que nada disso vai me abalar. Posso ser apenas um, mas sou a voz de muitos que não tem coragem de falar. Pois bem façam o dever de vocês que são pagos pelo povo que eu faço o meu papel de cidadão de cobrar. Agora me diga se do nada eu mudasse meu dialogo e começasse a só elogiar a prefeitura como alguns fazem, como seria visto por vocês?

OS JOVENS DE NOVA ESPERANÇA E O MANIFESTO PACÍFICO:  Fiquei muito feliz em poder participar de um momento como este em nossa cidade. Na manhã deste último sábado (22/06/2013) os jovens de nossa cidade se uniram por um ideal, seguindo a onda de manifestações pacificas que acontecem em nossa cidade por objetivos diversos, decidiram descer pelo nosso comércio convidando os nossos moradores para verem os problemas nacionais, estaduais e municipais. Mostraram que os jovens de Nova Esperança também estão ligados em questões politicas e que não ficaram parados somente vendo os problemas e não buscando soluções. O próximo encontro esta marcado para a próxima segunda feira as 19h em frente a Prefeitura Municipal, onde será assinado um documento com algumas reivindicações que será entregue a Câmara Municipal de Nova Esperança.


TRANSPARÊNCIA  É O QUE MAIS TEMOS: Li uma frase que dizia “nosso site de transparência é tão transparente que nem conseguimos ver”, e literalmente era isso que vinha acontecendo em nosso Portal da Transparência nos últimos dias, a mais de duas semana ao clicar no link que fica no site da Prefeitura Municipal você recebia uma informação de site indisponível, porem aparentemente o problema foi solucionado, mas ao fazer uma visita ao site pudemos constatar que informações que existiam algumas sumiram é necessário que estejamos dentro da lei da transparência, pois os municípios que não estiverem podem sofrer punições do MP e do TC( Tribunal de Contas). Por isso pedimos que os responsáveis façam o possível para que ele seja atualizado com todas as informações para não sofrermos penalidades.


ENQUETE: Se você ainda não votou na nossa enquete não perca a oportunidade e vote. No canto direito da pagina você encontra a pergunta : Você é a favor de um Secretário (a) Municipal de Saúde de fora de nossa cidade? Vote! 

domingo, 16 de junho de 2013

EM POUCAS PALAVRAS

ENQUETE: A administração anterior escolheu para Secretária de Saúde a Enfermeira Izabel Vasconcelos da cidade de Alto Paraná, seguindo o exemplo a atual trouxe de São Carlos do Ivaí seu novo Secretário, com isso surge uma duvida de nossos moradores, Nova Esperança não teria a capacidade de encontrar alguém da própria cidade para gerenciar a nossa saúde? Por isso nosso blog deseja a opinião de nossos leitores, com isso cria a enquete com a seguinte pergunta:
Você é a favor de um Secretário (a) Municipal de Saúde de fora de nossa cidade? Responda no canto direito desta página

HOSPITAL MUNICIPAL e POSTOS DE SAÚDE: Temos que dar os parabéns a atual Administração que fez toda a reforma do Centro Cirúrgico do Hospital Municipal e o colocou para funcionar. Temos que agradecer a Vereadora Graça Bordim pelo incentivo dado ao Hospital onde a mesma  doou ate lençóis para o hospital nos momentos de crise. O que temos percebido é que a atual administração tem dado um olhar especial para o H.M e com isso os postos de saúde têm ficado para segundo plano, é algo como se fosse dito assim “primeiro arrumamos o Hospital, depois partimos para os postos de saúde”. O que deveria ser ao contrário deveria valorizar a atenção básica evitando assim que fossem agravados os casos a ponto de precisar utilizar os serviços de urgência e emergência e de internamento. Ouvimos de todos os lados reclamações de funcionários e da população, a falta de medicamentos na Farmácia Básica, a falta de laudo no laboratório em alguns exames, entre outras reclamações. Ou se dá um jeito na atenção básica ou vamos sempre lotar o nosso Hospital. Solução já.

COLÉGIO SÃO VICENTE DE PAULA: O colégio São Vicente de Paula junto com a Regional de Educação oferece dois cursos de capacitação técnica, o Curso de Técnico em Informática e o Curso de Técnico em Administração, ambos com duração de 1 ano e 6 meses, sem custo para o aluno para ingressar ou fazer. O aluno pode ter a oportunidade de começar um estágio já fazendo o curso, esse ramo da informática e da administração busca hoje no mercado de trabalho profissional capacitado. Com um grupo de docente de alto nível o Colégio São Vicente de Paula abre mais essa oportunidade, procure a secretaria do Colégio e faça já sua matrícula. Mais informações pelos telefones 44 3252 4353 e 44 3252 5473.


DIRETOR DO MEIO AMBIENTE DEIXA O CARGO:  Há alguns meses eu comentei sobre a excelente contratação do Engenheiro Ambiental Glauber Dacome para o Cargo de Diretor de Meio Ambiente de nossa município, na ocasião comentei que essa teria sido uma das poucas escolhas bem feitas da atual administração, mas a estadia de Glauber na administração não durou muito, ele recebeu uma proposta de uma empresa e deixou a Prefeitura Municipal nesta ultima sexta feira. Além da contratação por outra empresa Glauber deixa a Prefeitura num momento em que a Secretaria do Meio Ambiente não esta 100% e precisa de muitas mudanças, segundo informações de bastidores, o diretor do Meio Ambiente não teria total autonomia ficando assim refém do secretário. Glauber estava sendo muito elogiado pela administração e por companheiros de trabalho e tem grandes chances de num futuro muito próximo se tornar Secretário Municipal de Meio Ambiente, pois competência ele tem e sobra.


ADÉLIA EX SECRETÁRIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE: Enquanto a nossa Secretaria Municipal de Meio Ambiente vai se arrastando para sobreviver, a ex secretária Professora Adélia Picheck vem se destacando nas cidades da região pela sua competência e ótimo trabalho que vem fazendo. Adélia tem desenvolvido um trabalho invejado na Prefeitura de Colorado , com autonomia dada pela Secretaria de Meio Ambiente e pelo Prefeito daquela cidade ela tem conseguido fazer uma gestão ambiental , como diz Adélia “Vontade politica do Prefeito Joaquim, apoio de toda a Secretaria que esta comprometida e a vontade da população aliada ao apoio da população e das demais secretarias o resultado não poderia ser outro, a não ser a conscientização e a mudança nas politicas de Meio Ambiente”. Uma pena que Nova Esperança perde um talento desses para outra cidade, agora cabe a nós aplaudirmos o talento e desejar sucesso. 

JOVEM É ASSASSINADO EM NOVA ESPERANÇA

A Polícia Civil (PC) de Nova Esperança (a 45 quilômetros de Maringá) investiga o assassinato de Weslei Santos Rocha, de 23 anos. O crime aconteceu por volta das 21h deste sábado. De acordo com a polícia, o homicídio ocorreu na rua Espírito Santos, na Vila Regina. A PC ainda não tem pistas do suspeito. O caso está sob investigação. Rocha foi morto a tiros.


Fonte: O Diário 

terça-feira, 11 de junho de 2013

NOVA ESPERANÇA TERÁ RECAPE!

Fonte: Site oficial da Prefeitura Municipal de Nova Esperança


O prefeito Gerson Zanusso, esteve em Curitiba na última semana, na oportunidade assinou convenio com o PAM no valor de R$450.000,00. Os recursos do PAM serão aplicados em recapé asfaltico das ruas mais críticas da cidade. Leia abaixo o que é o PAM: 
O PAM (Plano de Apoio ao Desenvolvimento dos Municípios) é um programa do Governo do Estado do Paraná que visa repassar recursos a fundo perdido para os municípios com menos de 50 mil habitantes. Para este fim serão utilizados, cerca de R$ 150 milhões, proveniente de devolução orçamentaria feita pela Assembleia Legislativa do Paraná ao Governo do Estado.

Caberá aos prefeitos definir, por meio de audiência pública, onde serão aplicados os recursos. 

Após a aprovação da adesão do município ao PAM, feita pelo Governador, a ata da audiência pública deverá ser encaminhada a Secretaria de Estado de Governo que executará a movimentação de crédito orçamentário, no valor exato a ser liberado, para a Secretaria de Estado que executará a obra ou adquirirá o bem, por meio de convênio com o município. Neste convênio deverá ser estipulado o objeto, valor, cronograma e as condições de aporte de recursos financeiros. 

TRABALHO INFANTIL CHEGA A 6,95%

Fonte: O Diário do Norte do Paraná

Em 14 das 30 cidades da Associação dos Municípios do Setentrião Paranaense (Amusep), o índice de crianças de 10 a 15 anos que trabalham é maior que a média nacional. Dez municípios têm porcentuais superiores à média do Paraná. Os dados são do Censo 2010, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), e não indicam quantos adolescentes trabalham na condição de aprendiz - a partir dos 14 anos.


Ângulo, segundo o IBGE, têm o maior índice da Amusep. Na cidade de 2,8 mil moradores, 19,26% dos que têm entre 10 e 15 anos estão no mercado de trabalho, e a maioria desenvolve atividades na agricultura, pecuária, produção industrial, pesca ou aquicultura.

A secretária de Assistência Social de Ângulo, Ana Rosa Laureano, diz que o município oferece atividades socioeducativas no contraturno aos menores de 17 anos, mas apenas os mais jovens se interessam pelo projeto. “Os de 16 e 17 anos já querem trabalhar para ter dinheiro e consumir. Assim, trabalham durante o dia e estudam à noite.”


Em Maringá, 5,31% de crianças e adolescentes de 10 a 15 anos trabalham. Os relatórios do censo apontam que ter um emprego não os impede de frequentar a escola e que o número dos que estudam é oito vezes maior do que os que não assistem às aulas. No ano passado, segundo a Secretaria de Assistência Social e Cidadania, 500 crianças e adolescentes deixaram de fazer parte das estatísticas de trabalho infantil e foram incluídas no Peti.

O mapa de indicadores do trabalho infantil foi divulgado pelo IBGE no fim do mês passado, a pedido do Ministério Público do Trabalho, da Organização Internacional do Trabalho e dos ministérios do Desenvolvimento Social e do Trabalho e Emprego. O banco de dados traz informações de todos os municípios brasileiros.


quinta-feira, 6 de junho de 2013

EM POUCAS PALAVRAS


BETO RICHA QUER ACABAR COM A COPEL: Não é de se duvidar os rumores que estamos ouvindo por ai, algumas pessoas próximas dos grandes diretores e presidente da COPEL (Companhia Paranaense de Eletricidade) dizem que a uma má intenção na mente do nosso “querido” Governador Beto Richa, este estaria tramando estratégias para desvalorizar a COPEL e faze-la cair em descredito para que assim que for reeleito possa então entrar com o pedido de privatização da mesma, isso ele faria após a reeleição, pois não quer correr o risco assim como Lerner de ser boicotado nas eleições através do clamor popular pela não privatização, a meu ver Richa já se esqueceu do grande número de Deputados que nunca mais conseguiram se eleger depois de votarem a favor de uma proposta igualzinha a esta que esta em sua cabeça. Neste momento Richa está dissolvendo as agências da COPEL nas cidades menores, e cidades que hoje contam com mais de uma equipe de campo ele estaria transformando-as em apenas uma, ficando assim impossibilitado para atender a todas as ocorrências a que forem chamados, essas são as primeiras  ordens do Governador e por ai virão mais, não podemos deixar que um bem tão precioso como este e que hoje é uma das estatais que mais da lucro seja palco de um esquema assim. A população precisa estar atenta porque muita coisa vem por ai. Se preciso for vamos para rua novamente A COPEL É NOSSA!

FALTA REMÉDIO: Hoje fui procurado por uma leitora deste blog para que eu pudesse relatar neste espaço que é livre a falta de alguns medicamentos que estão acontecendo na Farmácia do NIS, farmácia essa mantida pela parceria, prefeitura, estado e governo federal. Segundo a leitora ela faz uso continuo de um medicamento chamado Omeprazol e a mais de 3 semanas que regularmente ela busca por esse medicamento e não encontra na atenção básica, com isso ela tem que comprar. Ela dizia também que viu algumas pessoas que estavam a sua frente sair sem o medicamento com a resposta “este ainda não chegou”. Precisamos que a Secretaria Municipal de Saúde cobre de quem é responsável o envio deste medicamento, cobre da Regional da Secretaria de Estado e se for preciso até do Ministério da Saúde, a população não quer saber de quem é a culpa pela falta de medicamentos o que precisamos é de solução imediata do problema, que o Secretário de Saúde possa pegar seu telefone e cobrar quantas vezes for preciso para que esses medicamentos que hoje faltam possam chegar para a nossa população. Aguardaremos ansiosos pelo desenrolar deste problema.
IML abre inscrições para nove vagas em Paranavaí”: O local de apresentação de documentos de inscrição foi transferido da Delegacia de Polícia Civil para a sede do Instituto Médico Legal (IML) de Paranavaí

Começa hoje e encerrará no próximo dia 11 o período de inscrições para nove vagas temporárias que serão abertas no Instituto Médico Legal (IML) de Paranavaí. Serão selecionados três médicos, quatro motoristas e dois auxiliares. A contratação será por Processo Seletivo Simplificado (PSS) e a previsão para o início do trabalho é no próximo mês.
O local de apresentação de documentos de inscrição foi transferido da Delegacia de Polícia Civil para a sede do Instituto Médico Legal (IML) de Paranavaí, localizada na Rua Albino Silva, 470 Jardim Canadá (atrás do Pronto Atendimento). Os documentos devem ser entregues das 8h às 11h30 e das 13h30 às 17h30, inclusive no final de semana.
O salário base de médico é de R$ 3.396,25 para jornada de 20 horas semanais. Para as vagas de motoristas e auxiliares de perícia é necessário ter o ensino médio completo. A jornada é de 40 horas semanais. A remuneração para a função de motorista é de R$ 1.419,39. O auxiliar de perícia terá um salário de R$ 2.319,27.
O contrato será de 12 meses, podendo ser prorrogado por mais um ano. O resultado sairá no Diário Oficial de 9 de julho e o início do trabalho será 10 dias após a publicação. Informações sobre os documentos necessários para a inscrição devem ser obtidas no site www.iml.pr.gov.br. (Diário do Noroeste) 

domingo, 2 de junho de 2013

EM POUCAS PALAVRAS

HORAS EXTRAS NÃO CUMPRIDAS, MAS RECEBIDAS:  Denúncias graves estão sendo feitas com relação ao pagamento de horas extras em uma das Secretarias de nossa cidade. Segundo fontes seguras, pessoas estariam recebendo horas extras sem ao menos cumprirem a sua carga horária ao qual foram contratados, além dos subordinados o Diretor do Setor também estaria sendo beneficiado por esse esquema. Importante ressaltar que o cartão ponto antes de seguir para o RH da Prefeitura passa pelas mãos dos superiores, dando a eles o direito de rever os horários dos funcionários do departamento, mas se o chefe esta em comum acordo com essa situação poderíamos então estar vivendo um esquema fraudulento dentro desta Secretaria. Além do esquema de horas extras, ainda dizem que existem profissionais que não aparecem se quer um dia para dar expediente, podendo assim trabalhar em outros lugares, um dos casos que chegou ao meu ouvido, foi de um profissional que além de trabalhar na prefeitura com carga horária de 40horas, ainda teria 40 horas na sua área no Estado, 20 horas na rede privada e ainda estaria ganhando mais de 40HE, como pode isso estar acontecendo debaixo dos olhos do secretário(a). Se a solução é reativar os relógios pontos que assim seja feito, mas, além disso, é necessário que nossos vereadores façam o seu trabalho e comecem a investigar, pois se isso esta acontecendo realmente é dinheiro público que esta sendo mal usado, pois os dinheiros gastos indevidamente em folha de pagamento poderiam ser usados para benefícios de nossa população.

 DESCONTENTAMENTO GERAL: Passaram seis meses da atual administração no poder e pelo que pude perceber esta muito aquém daquilo que os seus eleitores esperavam. Existe um descontentamento geral e o que era a solução para os problemas parece que esta sendo apenas mais um problema para ser resolvido. A quem diga que se ficarmos da forma que está, vamos viver em nossa cidade o que vivemos no Paraná, um governo parado e que não resolve os problemas. Acredito que há vontade de nosso Prefeito e Vice, mas faz-se necessário que seja realizada a primeira reforma em seu secretariado. Em uma empresa privada se o funcionário não dá resultado ele logo é demitido dando espaço a outro que fará o trabalho melhor e trará os resultados que a organização busca no setor público a pessoa concursada só pode ser demitida após um processo administrativo, porém quando a pessoa recebe um cargo comissionado que é o caso dos Secretários eles podem ser substituídos a qualquer momento se não estão trazendo soluções e resultados, e eu acho que isso mesmo que nossa atual administração precisa fazer, rever nomes e verificar os que estão realmente trabalhando, aqueles que não servirem que sejam substituídos por nomes que possam fazer algo pela nossa cidade. Somente assim a administração fará aquilo que prometeu em campanha UMA MUDANÇA.

OPORTUNIDADE DE EMPREGO:  Caso você queira uma oportunidade de emprego na área de promotor de vendas a empresas Contratos RH está recebendo currículos para uma seleção em nossa cidade, caso tenha interesse envie um e-mail para contratos.rh@hotmail.com com seu currículo e espere ser convocado para a seleção de colaboradores.


Requião pode ser a grande “novidade” nas eleições do Paraná: Ex-governador em três ocasiões, o senador Roberto Requião (PMDB-PR) deverá concorrer mais uma vez ao Palácio Iguaçu, em 2014; PT estimula sua candidatura para forçar um segundo turno entre a ministra Gleisi Hoffmann e o governador Beto Richa, do PSDB; “candidatura dele é natural”, diz o deputado André Vargas; senador, no entanto, aposta que vai entrar na disputa para vencer e promete bater duro tanto em Richa como em Gleisi; “minha indignação não é seletiva”, disse ele ao 247; segundo o prefeito Gustavo Fruet, Requião larga com, pelo menos, 20%.


Um velho conhecido dos paranaenses deverá ser a grande “novidade” das eleições de 2014. Trata-se do senador Roberto Requião (PMDB-PR), que já governou o Paraná em três oportunidades. Sua candidatura é vista pelo PT como uma forma de evitar a vitória do governador Beto Richa em primeiro turno e garantir um tira-teima entre o tucano e a ministra Gleisi Hoffmann. “A entrada dele é bem-vinda; ajuda no segundo turno”, diz o ministro Paulo Bernardo, marido de Gleisi. “É uma candidatura natural; ele foi o maior vencedor da política paranaense”, reforça o deputado André Vargas (PT-PR).
Requião se diverte com os movimentos do PT. “Estão achando que eu vou entrar com a missão de apenas confrontar o desgoverno do Beto”, disse ele ao 247. “Mas minha indignação não é seletiva. Como eu posso apoiar o que a Gleisi fez nos portos? Vou bater duro neles também”, afirma o senador, que iniciou sua carreira política como advogado dos portuários de Paranaguá.
Para ser candidato, no entanto, ele terá antes que vencer uma disputa no próprio PMDB, que poderá ser cooptado pelo governador Richa. Desde que sofreu uma derrota humilhante nas eleições municipais, sem conseguir fazer com que seu candidato chegasse sequer ao segundo turno, Richa tem ouvido mais seus aliados – e pretende não repetir os erros na política. Sua tarefa principal, neste momento, é tentar manter o apoio do PMDB.
Aliados de Requião, no entanto, tratam a candidatura como inevitável, pois seria a única forma de garantir a sobrevivência do partido no estado e eleger uma forte bancada de deputados federais. Além disso, em 2014, Requião estará na metade do seu mandato de oito anos e não terá nada a perder, caso decida mesmo concorrer ao Palácio Iguaçu. Segundo o senador, há até diversas alas do PT que gostariam de vê-lo como o candidato único da base, no lugar da ministra Gleisi Hoffmann.
Até para os adversários do senador, sua entrada na disputa acrescenta elementos imponderáveis. Segundo o prefeito de Curitiba, Gustavo Fruet, que apoia Gleisi Hoffmann, Requião não largaria com menos de 20% – e seria a garantia de segundo turno. Fruet afirma que Requião hoje tem uma rejeição alta, sobretudo na capital Curitiba, mas não subestima seu potencial de votos.

A candidatura, no entanto, ainda não convenceu Requião, que já governou o Paraná por 12 anos. Hoje, uma hipótese que ele não descarta é propor uma discussão no próprio PMDB sobre candidatura própria à presidência da República em 2014. Em conversas com aliados, ele tem dito que a presidente Dilma fez concessões em excesso à direita, mais até do FHC faria, e afirma que gostaria de propor, no PMDB e fora dele, um debate sobre a construção de uma estratégia nacional para o País. (Blog do Esmael)