domingo, 16 de maio de 2010

E lá vai o Cícero do Gás!

Visitando o site de o Diario nas reportagens de arquivo achei essa e volto a traze-la novamente, achei muito interessante e curiosa a reportagem: segue abaixo:

Publicado em: 09/03/2008 EM O DIARIO DE MARINGA

"O senhor conhece o Cícero?", perguntou o cidadão que acabava de estacionar em frente à Prefeitura de Nova Esperança. "O Cícero do Gás? Claro!", respondeu o homem parado na calçada, que depois se identificou como motorista da prefeitura. "O quê? Vai dizer que você não conhece o Cícero?!", emendou um rapaz que passava apressado e ouviu a conversa. "O que vocês estão falando do Cícero?", disse outro transeunte.

Enfim, a sensação que se tem é que em Nova Esperança todo mundo conhece o Cícero - não só conhece como sabe detalhes da vida dele e tem algum caso interessante para contar envolvendo o cidadão. E mais: todos só falam bem do Cícero, só sabem coisas boas dele e muitos o admiram.

Pode-se dizer que o Cícero é mais popular do que a prefeita Maly Benatti, com a vantagem de não ter oposição. E numa coisa todos concordam: o Cícero é um camarada esquisito, muito esquisito, o mais esquisito da cidade.

Cícero Aparecido Figueiredo é fácil de ser identificado em qualquer lugar. Ele tem cabelos brancos, barba comprida e branca e está quase sempre com roupa vermelha, mas nada que lembre o Papai Noel, pois ele tem porte atlético e a roupa se limita a camiseta e calção. Sapato? Só muito de vez em quando; ele prefere o contato direto com a terra.

Além de figura ímpar, Cícero é muito conhecido porque entrega gás na cidade inteira e em boa parte da zona rural de Nova Esperança, município de 26.867 habitantes localizado a 55 quilômetros de Maringá. Ele é proprietário de uma revenda de gás e as pessoas dão preferência ao seu depósito pelo simples prazer de recebê-lo em casa. As crianças o adoram e correm para cercá-lo quando chega com os botijões.

Também a bicicleta dele atrai as crianças. Afinal, não é uma bicicleta qualquer. Aliás, talvez nem seja mais uma bicicleta. Talvez seja uma camicleta, como a de Shazan e Xerife, personagens de uma divertida série dos anos 70 da TV Globo, que colocaram tantos acessórios e adereços em uma bicicleta que ela acabou virando um caminhão.

"Eu fiz uma opção pela saúde e pelo meio ambiente", sempre diz Cícero, tanto às crianças que o rodeiam quanto nas muitas palestras que profere nas escolas. "Com a bicicleta, consigo fazer tudo o que faria com um carro, com a vantagem de que ela não polui, não faz barulho, não ocupa muito espaço nas ruas e não oferece riscos às pessoas", justifica. "E, andando de bicicleta, estou me exercitando o dia inteiro. Ando dezenas de quilômetros por dia e isso me garante boa saúde", enfatiza.

De fato, basta olhar para ele para perceber que a bicicleta lhe faz bem. "Nunca fiquei doente, nunca tomei remédio e, mesmo com 54 anos, me sinto tão bem quanto quando tinha 20."


Saúde é o que interessa

A opção pela saúde vem desde a meninice. Ele nunca comeu carne nem alimentos industrializados. "Para mim, bastam as frutas", sentencia. Quando sai para entregar gás, há sempre laranja, caqui, mamão ou banana - sua fruta predileta - em uma gaveta no "porta luvas"da bicicleta.

E desde cedo faz exercícios físicos, várias vezes ao dia. "Quando não estou pedalando, eu corro a pé." Correr, para Cícero do Gás, não é simplesmente dar voltas no quarteirão ou em uma área verde, como as pessoas fazem costumeiramente. É de 20 quilômetros para mais. Às vezes, quando sobra tempo, junta uma sacola com bananas e dá uma "corridinha" para visitar o irmão Donizete, que mora em... Maringá!

Nenhum comentário:

Postar um comentário