Fonte: Jose Antônio Costa
O Sistema Cresol que é uma rede de cooperativas de crédito rural com interação solidária que busca promover a inclusão social de agricultoras e agricultores familiares, facilitando o acesso a financiamentos e serviços financeiros, inaugurou na tarde de quarta-feira, 20 de janeiro a sua unidade de atendimento – Nova Esperança.
A CRESOL está instalada anexo ao Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Nova Esperança, que foi totalmente ampliado e reformado. A Cooperativa recebeu através da emenda parlamentar do deputado federal Assis do Couto, o valor de R$ 40 mil para a instalação aquisição de um veículo e material permanente de uso de Cresol – Nova Esperança.
Na solenidade de inauguração estiveram presentes prefeitos e vice-prefeitos da região, dirigentes e representantes sindicais, extensionistas da Emater, parte dos vereadores de Nova Esperança, representantes da Agricultura Familiar do município e da região; Presidente da FETAEP (Federação dos Trabalhadores da Agricultura no Estado do Paraná) - Ademir Mueller; Presidente do Sistema Cresol/ Baser no Paraná - Vanderley Ziger e o Deputado Federal Assis do Couto (PT).
Nas palavras do presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Nova Esperança, Paulo Sérgio Hermínio Lucas, grande incentivador do Sistema Cresol – Nova Esperança, “desde 2007 estávamos buscando a Cresol para Nova Esperança, foram muitas reuniões, pois uma cooperativa tem que nascer da vontade das pessoas. A partir daí foi constituída uma comissão para avaliar a potencialidade do município de Nova Esperança para a instalação de uma Cooperativa da Cresol. Após, os estudos técnicos apontaram para viabilização, e a cidade pode a partir desta data contar mais este empreendimento que vem de encontro com os anseios do produtor rural”, destacou Paulo Lucas em sua fala.
A Cresol oferece diversos serviços como abertura de contas, financiamentos, aplicações financeiras e sem cobrança de taxas, pois para utilização de seus serviços o cliente deverá ser associado, e ainda oferece outras vantagens.
As autoridades políticas presentes em seus discursos se colocaram à disposição e garantiram total apoio ao projeto, pois acreditam que isto possa ajudar a melhorar a vida dos agricultores familiares de Nova Esperança e região.
O presidente da Cresol Nova Esperança – Produtor Rural, Benedito Pereira Cardoso, muito emocionado em seu discurso destacou “a missão da Cresol é fortalecer e estimular a interação solidária entre os agricultores e suas organizações, por meio de crédito e da apropriação de conhecimento com o objetivo de que as famílias agricultoras tenham condições de desenvolver seus projetos de vida e de produção e assim, possam permanecer no campo com dignidade. Sou produtor rural e conheço cada uma das dificuldades e angústias de vocês. Conheço essa classe trabalhadora que alimenta o país”.
Por sua vez o deputado federal Assis do Couto (PT), grande incentivador do sistema de cooperativas Cresol, enfatizou “interação solidária dos agricultores, democratização e profissionalização do crédito, a transparência, a descentralização das decisões e o crescimento horizontal da rede de cooperativas. Tudo isso com o objetivo de ampliar o acesso das famílias agricultoras a serviços financeiros, com transparência e honestidade na gestão, contribuindo dessa forma para o desenvolvimento socialmente justo, isso é a Cresol, a cooperativa que ajuda a gestionar o crédito de forma diferente de outras instituições financeiras, captando recursos no município para reaplicá-los no próprio município, captando recursos externos e aplicando em ações que promovam o desenvolvimento local”, explicou o deputado federal Assis do Couto.
Após os discursos de inauguração os cooperados da unidade Nova Esperança receberam brindes, e foi realizada a primeira aplicação na Cresol local. Terminada a solenidade houve uma confraternização entre todos os presentes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário