sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

CORPO DE ZILDA ARNS CHEGA AO PARANÁ

Corpo de Zilda Arns chega ao Palácio das Araucárias
Fonte: Agencia Estadual de Noticias

O corpo de Zilda Arns Neumann, médica pediatra e fundadora da Pastoral da Criança, chegou às 11h20 ao Palácio das Araucárias, sede do Governo do Paraná, em Curitiba, onde será velado. O caixão foi carregado por cadetes da Polícia Militar, da Academia do Guatupê, e recebido com aplausos por populares e voluntários da Pastoral da Criança. A cerimônia será aberta a toda população esta sexta-feira (15), até as 11 horas de sábado, inclusive durante a madrugada. Haverá durante esta tarde uma interrupção de uma hora para a realização de uma missa fechada aos familiares, em horário ainda não confirmado.

Segundo informações da sobrinha da médica, Carolina Arns, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e seu chefe de Gabinete, Gilberto Carvalho, virão ao velório. Ministros e os governadores Roberto Requião, do Paraná, e José Serra, de São Paulo, também já confirmaram presença, além de diversas outras autoridades.

“A nossa preocupação está sendo para que todos tenham acesso e sejam bem atendidos aqui. A família vem recebendo todo apoio do governo federal, estadual e prefeitura”, afirmou Caroline Arns. A Pastoral da Criança, organização criada por Zilda Arns, está participando da organização do velório.

“Minha tia sempre foi uma otimista e provou que é possível transformar para melhor quando as pessoas trabalham juntas. Temos convicção que esses milhares de voluntários vão permanecer unidos”, afirmou Caroline. “Tia Zilda sempre defendeu que os trabalhos nas comunidades tinham que ser feitos por pessoas que moram lá, justamente para garantir a continuidade”, lembrou.

Como estímulo às organizações sociais, e para manter a memória da médica, o governador Roberto Requião defendeu a criação de um prêmio nacional em nome de Zilda Arns, bem como que o governo federal defenda sua indicação póstuma ao Nobel da Paz. “Acho importante que a Zilda não seja esquecida e que seu testemunho não seja olvidado. Por isso sugeri ao presidente esse prêmio, que seria destinado para pessoas que se destaquem no combate à mortalidade materna e infantil,” afirmou Requião.

Uma missa de corpo presente, somente para familiares, será realizada sábado (16), às 14h, pelo cardeal dom Geraldo Majela Agnello, transmitida ao vivo pela TV Paraná Educativa. O enterro, também restrito aos familiares, ocorrerá no Cemitério Municipal da Água Verde, em Curitiba. Zilda morreu na terça-feira (12), aos 75 anos, vítima do terremoto que atingiu o Haiti.

O governador Roberto Requião decretou luto oficial de três dias. “Colocar a sede do Governo do Paraná à disposição da família Arns é uma homenagem do Governo e de todos os paranaenses à mulher que dedicou a vida a salvar vidas”, disse Requião.

DOAÇÕES – A coordenação da Pastoral da Criança pede que as pessoas usem esse momento para doar alimentos à organização. “Pedimos para as pessoas que pensam em mandar coroas de flores que doem alimentos à Pastoral da Criança. Sabemos que era isso que Zilda iria gostar. No site da instituição (www.pastoraldacrianca.org.br) os voluntários encontram informações sobre doações”, explicou a coordenadora nacional, Vera Lúcia Altoé.

PASTORAL – Zilda Arns criou a Pastoral da Criança em 1983, em Florestópolis, cidade próxima a Londrina, no Norte do Estado. A instituição está presente em 4.016 municípios do Brasil e acompanha 1,6 milhão de crianças e 95 mil gestantes. Em todo o mundo, são mais de 300 mil voluntários. O trabalho da instituição é reconhecido pela Organização Mundial da Saúde.

Filha de Gabriel Arns e Helena Steiner Arns, Zilda nasceu em 25 de agosto de 1934, em Forquilhinha, Santa Catarina. Era irmã de dom Paulo Evaristo Arns, cardeal arcebispo emérito de São Paulo. Viúva desde 1978, Zilda Arns era mãe de cinco filhos.

Em 1959, Zilda concluiu o curso de Medicina em Curitiba. Começou a vida profissional como médica pediatra do Hospital de Crianças Cezar Pernetta, em Curitiba. Ali, trabalhou entre 1955 e 1964 atendendo bebês menores de um ano. Foi também diretora-técnica da Associação Filantrópica Sara Lattes e chefe da divisão de Proteção Social do Departamento da Criança da Secretaria de Saúde Pública do Paraná.

A médica e sanitarista promovia a capacitação dos voluntários e sua transformação em agentes sanitários, trabalhando nas comunidades onde moram. Treinados, os agentes se tornam líderes comunitários aptos a colocar em prática ações básicas de saúde e acompanhar as famílias que estão sob sua responsabilidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário