quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

EM POUCAS PALAVRAS

HORÁRIO DE ATENDIMENTO DO NOSSO COMÉRCIO

Não haverá jornada de trabalho no dia 03  de março de 2014 (segunda-feira);

No dia 04 de março de 2014 (terça de carnaval), não haverá jornada de trabalho;


Supermercados

No dia 03 de março de 2014, (segunda-feira de carnaval),  os supermercados abrirão normalmente;

No dia 04 de março de 2014 (terça de carnaval), não haverá jornada de trabalho;

No dia 05 de março de 2014, a jornada do segmento de supermercados iniciar-se à às 13:00 horas.;

No dia 17 de março de 2014, não haverá expediente para o segmento supermercadista.


 JOVEM É DETIDA POR TRÁFICO DE DROGAS EM NOVA ESPERANÇA

Fonte: O Diário do Noroeste

O cumprimento de um mandado de busca e apreensão terminou na prisão de uma jovem de 18 anos em Nova Esperança. Na sua residência foram encontradas oito trouxinhas de cocaína, 19 pedras de haxixe e 22 pedras de crack. Ela foi indiciada por tráfico de drogas e continua presa na delegacia local.
A prisão foi na manhã de ontem na Rua XV de Novembro, Vila Pompeia. A droga estava escondida em um dos quartos da residência. De acordo com a seção de Comunicação Social do 8º Batalhão de Polícia Militar (8º BPM), a jovem assumiu que venderia a droga.

  
SERVIDORES COBRAM REAJUSTE SALARIAL
Por: Luiz de Carvalho / O Diário do Norte do Paraná

Os servidores municipais de Nova Esperança vão deixar para a administração a responsabilidade de apresentar uma proposta de compensação das perdas salariais que tiveram nos últimos anos. Eles querem que a proposta seja apresentada até março, data base do serviço público, para então iniciar as negociações.
O Sindicato dos Servidores Municipais (Sismune) optou por deixar a responsabilidade com a administração porque nos últimos anos, as propostas foram feitas pelos servidores e nunca foram aceitas porque, segundo a prefeitura, estavam fora da capacidade financeira do município.
“Agora a administração poderá analisar a situação e chegar à conclusão do quanto poderá pagar”, diz o presidente do Sismune, Wagner Bera. “Vamos analisar se o oferecido atende às nossas expectativas e voltar à negociação”.
Ainda nesta semana, a pauta será entregue ao prefeito Gerson Zanusso (PSD). Entre outras reivindicações, o sindicato cobra um aumento no valor do vale-alimentação que, de acordo com a entidade, está defasado. O vale pago aos servidores pelo município é de R$ 170.
Segundo Bera, um dos itens da pauta é a instituição do Plano de Carreira, Cargos e Salários (PCCS), que vem sendo cobrado há anos. Mas o município já se antecipou e deverá apresentar um esboço do plano aos servidores durante as negociações da pauta, em março. Foi contratada uma empresa especializada, que criou um projeto dentro da realidade de Nova Esperança.
“O prefeito vai apresentar o projeto da prefeitura e nós, servidores, vamos debatê-lo e propor as adequações que acharmos necessárias”, diz o presidente do Sismune.
Com relação às perdas pela inflação no ano passado, a prefeitura informou que desde janeiro concedeu a reposição de 5,56% nos salários dos servidores com base no Índice de Preços ao Consumidor (IPC).
Para o sindicato, falta ainda a correção do porcentual da reposição para os professores da rede municipal. Isto porque a categoria tem um piso nacional, que foi corrigido em 8,32% desde janeiro, 2,76% a mais do que a reposição feita pela Prefeitura de Nova Esperança.


250 REAIS É o valor, segundo o Sismune, que deveria ser pago de vale-alimentação aos servidores.

terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

EM POUCAS PALAVRAS


CADÊ OS KITS: Final do mês de fevereiro e até o presente momento mães me confidenciaram que não receberam os kits escolares prometido em campanha pela atual administração. A promessa de campanha dizia : Será cumprido o Subitem 2, do item 1 do Plano de Governo do Prefeito Municipal?
·         Criar a distribuição gratuita do KIT escolar (tênis, bolsa e uniforme) no Ensino Fundamental para os estudantes e para as crianças das creches, ampliando o programa de distribuição de material didático;
Pais dizem que estão aguardando uma posição da Prefeitura Municipal, pois nos anos anteriores era dado um conjunto de uniformes contendo ( shorts e camiseta), e até o presente momento nenhum desses itens foi entregue, aguardamos ansiosos pela urgência na resolução deste caso. Espero que não estejam resolvendo picuinhas menores para depois cumprir o que foi prometido. Assim que for entregue vou parabenizar, espero que não seja como presente de Natal.

PARQUE DAS GREVÍLEAS: Estou cansado de cobrar da administração municipal uma posição com relação à abertura ou então continuação das obras do Parque das Grevíleas, venho cobrando há anos e até o presente momento nada foi feito, ou melhor, foi sim cada dia aquele lugar esta pior. Moradores em torno relatam que todos os dias jovens estão pulando a cerca e consomem drogas naquele local, as árvores estão crescendo e com isso esta novamente se tornando um verdadeiro matagal. Um lugar que era para ser um lugar de lazer esta se tornando um lugar para que os viciados se reúnam para fazer o uso dos entorpecentes. Se a Prefeitura acha que não consegue administrar aquele local, coloque na mão de pessoas competentes, cadê o secretário do meio ambiente que não se posiciona com relação a este caso. Nossos jovens irão se mobilizar e em breve uma campanha será lançada e com certeza ouvindo a voz dos moradores vamos conseguir com que aquele espaço seja entregue a quem é de direito A POPULAÇÃO.

PARQUE INDUSTRIAL: Leia o desabafo de um morador e trabalhador de nossa cidade em uma rede social: “Infelizmente agora tenho que conviver com essa vergonha que se chama "Parque Industrial III". Basta uma noite de chuvas para estas ruas (todas) fiquem intransitáveis. Isso porque tenho carro para vir trabalhar, mas muitos funcionários deste parque como algumas colegas de trabalho chegam em situação de dar dó, já desanimados de iniciar o dia e pensando em como não se atolar de novo quando for almoçar a pé ou de bicicleta. Tudo bem, pagando o IPTU até dia 28, teremos 15% de desconto!!!”  Isso mostra o descaso com um lugar onde gera empregos, gera impostos e pode se tornar o ponta pé inicial de uma revolução e evolução de nossa cidade, o que acontece no Parque Industrial II e III vêm de administrações passadas e chegam até hoje levando apenas promessas de que as obras de infraestrutura irão acontecer. Esperamos que realmente os empréstimos que a Prefeitura tem tentado junto ao Governo Estadual e Federal saia, para que os empresários, colaboradores e população em geral que utiliza aquele espaço possa ser contemplada com uma estrutura de primeira qualidade, afinal quem  irá investir num local daquele do jeito que esta hoje?

GARAGEM DA PREFEITURA: Fotos que seguem foram enviadas por moradores do entorno da Garagem Municipal, eles reclamam que diariamente, escorpiões e aranhas têm entrado em suas casas, podendo causar problemas ainda maiores, além disso, reclamam dos mosquitos que podem vir também daquele local, podendo até mesmo ser o Aedes Aegypti ( Mosquito da Dengue). A grande reclamação é com relação à poeira causada naquele local e  o número de entulho ali acumulado, alguns moradores reclamaram da falta de iluminação na rua em frente e atrás da garagem e relatam que já ocorreram furtos de cadeiras de área devido a falta de iluminação. Os moradores estão cansados de reclamar desta situação e dizem já ter procurado os vereadores e nada foi feito.


CÂMARA MUNICIPAL ESTA SENDO ACOMPANHADA: Depois que a rádio Tâmara FM começou a transmitir as sessões ordinárias da Câmara Municipal de Nova Esperança, os moradores da nossa cidade também começaram a acompanhar o trabalho dos nobres vereadores. Antes era muito complicado ter que se deslocar até as dependências daquela casa de leis, porém ao começar as transmissões na rádio 105.9 os nossos moradores ficam “ligados” em tudo que vem ocorrendo em nossa cidade. Discussões, projetos de leis, requerimentos, todos esses trabalhos são minuciosamente ouvido e levado em conversas dentro das casas, ou até mesmo em bares e nas ruas da nossa cidade. Hoje nossos eleitores conseguem avaliar quem são os vereadores que trabalham a favor do povo, quais são os projetos que eles fazem a favor da grande maioria e qual o interesse que são colocados a frente, o interesse particular e de uma minoria, ou o interesse de toda uma população. Senhores vereadores,  nossa população acordou para o verdadeiro sentido da palavra legislar, podem não encher as cadeiras da Câmara, mas estão ligados em casa para saber se aquele a quem ele apoiou está fazendo um bom trabalho.

PODER LEGISLATIVO (VEREADORES): O poder legislativo municipal é representado pela Câmara de Vereadores, este poder é independente dos demais como rege a lei, porém todos os poderes devem  trabalhar em harmonia. Os vereadores nada mais são do que os representantes do povo junto aos demais poderes são eles que deveriam ouvir os anseios dos munícipes e cobrar uma ação imediata do executivo e de todo o seu grupo administrativo, os vereadores devem trabalhar para o povo e não para o Prefeito ou Secretários, é ao povo que se devem prestar contas do trabalho e das ações que foram executadas, pois mesmo que o Prefeito foi eleito pela maioria absoluta de votos, é o poder legislativo que representa o povo, no entanto, a Câmara Municipal é chamada a casa do povo.

Farei um levantamento e mostrarei aos leitores deste blog, quanto custa um vereador hoje? Quantos projetos de lei foram aprovados do  ano passado até agora? Quais os vereadores que mais apresentam requerimentos, e quais são aqueles que realmente fazem nosso dinheiro valer a pena? Quero saber quais os vereadores que estão visitando nossos bairros e distritos e vou cobrar tudo àquilo que foi prometido em campanha. Nossos vereadores devem fiscalizar o Executivo e nós os fiscalizaremos. 

terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

EM POUCAS PALAVRAS

CÂMARA MUNICIPAL COMO ESTAMOS? Há duas semanas que tenho ouvido muitos comentários com relação às sessões da Câmara Municipal de Nova Esperança. Houve varias discussões que chamaram a atenção dos moradores de nossa cidade, de um lado o Presidente da Câmara e do outro o vereador da oposição Professor Claudio Antônio de Brito, mas o motivo que escrevo não é sobre as discussões de ambos, mas sim  de qual tem sido a verdadeira função de nossos vereadores? A Câmara que hoje temos é melhor ou pior do que a legislatura passada? Nossos vereadores tem cumprido o real papel de fiscalizar e cobrar o executivo municipal? Nós como moradores temos ido a sessão acompanhar o voto e as explanações daquele (a) ao qual demos nosso voto? Precisamos visitar mais a nossa casa de leis eles fiscalizam o executivo e nós como moradores temos que fiscalizar os nossos vereadores. A sessão acontece uma vez na semana as 20h, deveríamos tirar esta hora para cobrar o nosso voto, quem sabe assim nossos nobres vereadores se despertam em fazer algo pelo povo. Já que queríamos mudança e ela aconteceu está na hora de cobrar se realmente aconteceu.


CÂMARA MUNICIPAL COMO ESTAMOS? II: Como esta composta a nossa Câmara hoje? Quantos vereadores têm da situação e quantos temos da oposição. Eleitos em 2012 tínhamos do lado da situação os vereadores Pedro Paulo, Graça Bordim, Roberto Pasquini e Issamu já da oposição foram eleitos Moisés da Copel, Eurides Fernandes, Salvaterra, Dirceu Trevisan e Professor Claudinho, isto quer dizer que naquela época tínhamos mais oposição do que situação. O que aconteceu? Onde esta os nossos bravos vereadores que bateram palmas nas casas de Nova Esperança pedindo voto e fazendo promessas de uma câmara diferente. A população acreditou, votou, renovou a maioria da câmara, porém o novo parece que não veio. Porque uma sessão dura tão pouco tempo? Será que nossa cidade não precisa de mais um pouco de cuidado? Os nobres vereadores têm visitado os bairros da nossa cidade? Fica difícil visitar a cidade toda em um ano, sendo que em três meses de campanha vocês conseguiram rodar nossa cidade toda pedindo voto. Nossos queridos vereadores já chegou a hora de se mexer chega de dizer amém, vamos fiscalizar, vamos cobrar ação, a população confiou a vocês e voto, devolvam com trabalho esses votos. Agora vai o meu recado aos vereadores da oposição: VOCÊS SABEM FAZER OPOSIÇÃO? SABEM PARA QUE FORAM ELEITOS, MEXAM-SE, UM ANO E DOIS MESES SE PASSARAM, OU FAZ AGORA OU NÃO RECLAMEM DAQUI 2 ANOS E 10 MESES.


REQUIÃO: Estive conversando hoje a tarde por telefone com o ex-governador e atual Senador pelo PMDB Roberto Requião, por intermédio do ex-prefeito Silvio Chaves fiz um convite ao nobre Senador que venha a nossa cidade proferir uma palestra sobre administração publica. Conversei com ele por volta de 15 minutos e o mesmo se dispôs a vir a nossa cidade antes da campanha eleitoral para fazer uma reunião com lideranças e cumprir agenda no nosso município. Fiquei muito lisonjeado, pois o ex-prefeito já havia falado sobre meu blog. Requião me disse que realmente é pré-candidato ao Governo do Estado do Paraná e que irá para a convenção dependendo apenas do partido para disputar a vaga, reiterou que o nosso Paraná esta quebrado na mão do Governador Beto Richa e que assim que assumir em 2 de janeiro de 2015 caso seja eleito ele irá colocar o Paraná no rumo certo. Em breve vamos divulgar a vinda do Senador em nossa cidade e gostaríamos da presença de todos os leitores deste blog para ouvir e conferir de perto as palavras de Roberto Requião.


SEBASTIÃO MEDEIROS: O pré- candidato a deputado estadual Sebastião Medeiros de Paranavaí, vêm cumprindo agenda em vários municípios de nossa região. Em Nova Esperança ele pretende montar uma equipe de trabalho para conseguir chegar à Assembleia Legislativa do Estado. Muito gentilmente pediu para que pudesse conversar comigo, pois ficou sabendo da repercussão que tem meu blog e a grande força que tenho junto as redes sociais. Sempre disse que voto em quem é da nossa cidade, mas também não deixarei de ouvir as propostas de nossos candidatos da região. Por isso quero somente agradecer o convite e com certeza estarei ouvindo os nossos pré-candidatos, pois o novo sempre chama a atenção. Quero um Paraná melhor em 2015.


PARQUE INDUSTRIAL UMA VERGONHA:  Passei na semana passada de carro pelas ruas do nosso Parque Industrial II e III e realmente eu fiquei envergonhado do que vi, as nossas ruas estão terríveis para o tráfego e onde não tem indústria o mato toma conta. Fiquei me perguntando será que alguém tem coragem de investir num lugar assim? Os clientes não conseguem chegar em dia de chuva na onde a empresa esta instalada. Um lugar que gera tantos empregos e impostos não poderia estar do jeito que esta. Passaram alguns Prefeitos e nada foi feito e no plano de Governo do nosso atual no item 7, subitem 3 e 4 diz:
3. Melhorar a infraestrutura dos Parques Industriais;
4. Buscar a instalação de novas empresas;
 Espero ansioso pela reestruturação daquele local, para que novas empresas venham a se instalar em nossa cidade, gerando mais renda e fazendo de nossa cada dia mais um micro polo regional.

CHEFE DE GABINETE:  QUAL A FUNÇÃO DE UM CHEFE DE GABINETE?
 Nos Estados Unidos, o cargo de Chefe de Gabinete investe-se da maior relevância. O ocupante desse cargo lá é visto como o segundo homem mais poderoso de Washington,  que não acontece no Brasil, claro.

Além de trabalhar diretamente com o prefeito, assessorando-o,       o Chefe de Gabinete tem como função realizar as atividades de coordenação político-administrativa das unidades da prefeitura, das relações dessas unidades com o prefeito, recepcionar e atender autoridades e municípios, marcando audiências ou encaminhando os problemas para serem solucionados, além de preparar o expediente do gabinete a ser submetido à apreciação do prefeito, compor despachos, representar o prefeito em atos oficiais, quando designado, ou qualquer outra atividades correlata determinada pelo chefe do Executivo.

 Além das funções acima em outras cidades, segue a lista de atividades que um Chefe de Gabinete realiza:

·         Exercer a direção-geral, assim como orientar, coordenar e fiscalizar os trabalhos do Gabinete; 

·         Promover atividades de coordenação político-administrativas da Prefeitura com os munícipes pessoalmente ou por meio de entidades que os representem; 

·         Coordenar as relações do Executivo com o Legislativo, providenciando os contatos com os vereadores, recebendo suas solicitações e sugestões, encaminhando-as e/ou tomando as devidas providências e, se for o caso, respondendo-as; 

·         Acompanhar a tramitação, na Câmara Municipal, dos projetos de lei de interesse do Executivo, mantendo controle e prestando informações precisas ao prefeito; 

·         Promover o atendimento às pessoas que procuram o prefeito, encaminhando-as para solucionar os respectivos assuntos ou marcando audiências; 

·         Organizar as audiências do prefeito, selecionando os assuntos; 

·         Representar oficialmente o prefeito, sempre que para isso for credenciado; 

·         Proferir despachos interlocutórios em processos cuja decisão caiba ao prefeito e despachos decisórios em processos de sua competência; 

·         Despachar pessoalmente com o prefeito todo o expediente dos serviços que dirige, bem como participar de reuniões coletivas, quando convocadas; 

·         Prorrogar, ou antecipar, pelo tempo que julgar necessário, o expediente do Gabinete; 

·         Verificar e visar todos os documentos referentes às despesas dos órgãos sob sua direção; 
·         Informar-se sobre as decisões do prefeito e resolver os casos omissos e as dúvidas; 

·         Desempenhar outras atribuições que lhe sejam conferidas pelo prefeito, bem como fiscalizar todos os fatos externos que comprometam os interesses do município e, junto aos responsáveis diretos, eliminar as irregularidades porventura existentes; 

·         Dar todo o apoio necessário ao Poder Executivo.


E em nossa cidade  a atual  Chefe de Gabinete têm cumprido esses  papéis? Qual a verdadeira função em nosso município de um chefe de gabinete, até porque em nosso site não acha-se discorrido às atribuições deste cargo.

Sem mais!

Fonte para funções: Site Prefeitura de Rio


ASSÉDIO MORAL NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA:
O Assédio Moral na Administração Pública O assédio moral não é um assunto novo. Na realidade, trata-se de um tema tão antigo quanto as próprias relações de trabalho. Não há diferenças significativas na ação de assediadores nos universos público e privado. Porém, em virtude da natureza do serviço público, o assédio se torna mais grave, pelo fato de que na administração pública não existe uma relação patronal direta e sim uma hierarquia que deve ser respeitada. A relação patronal no serviço público reside no dever do agente público tratar com respeito, decoro e urbanidade todo e qualquer cidadão. Este é o verdadeiro “patrão”, que custeia a remuneração do agente público por meio do pagamento de tributos. Na relação de trabalho, o agente público está sujeito ao princípio da hierarquia, constituída principalmente para estabelecer um grau de responsabilização e ordem, objetivando que o serviço público alcance seu objetivo maior, que é o bem comum. O que realmente é assédio moral na relação de trabalho? Resumindo trata-se, portanto, da exposição do servidor a situações humilhantes e constrangedoras, recorrentes e prolongadas durante a jornada de trabalho e no exercício das funções. Essa exposição à tirania é mais freqüente em relações hierárquicas autoritárias, nas quais predominam condutas negativas, atos desumanos de longa duração, exercidos por um ou mais chefes contra os subordinados, ocasionando a desestabilização da vítima com o ambiente de trabalho e a organização. A vítima é isolada do grupo sem explicação, passando a ser ridicularizada, inferiorizada e desacreditada diante de seus colegas. Estes, por medo, vergonha, competitividade ou individualismo, rompem os laços afetivos com a vítima e, muitas vezes, acabam reproduzindo ações e atos do agressor, instaurando um “pacto de tolerância e de silêncio coletivo”, enquanto a vítima vai se degradando e se enfraquecendo. Esta humilhação repetitiva acaba interferindo na vida do humilhado, gerando sérios distúrbios para a sua saúde física e mental e podendo evoluir para a própria incapacidade para o trabalho, a aposentadoria precoce e a morte. Em síntese o assédio moral é uma perseguição continuada, cruel, humilhante e covarde desencadeada, normalmente, por um sujeito perverso, tanto vertical quanto horizontalmente, que intenciona afastar a vítima do trabalho, mesmo que para isso tenha que degradar sua saúde. A Hierarquia no serviço público Hierarquia “é o princípio da administração pública que distribui as funções dos seus órgãos, ordenando e revendo a atuação de seus agentes e ainda estabelece a relação de subordinação entre os servidores do seu quadro de pessoal” (Direito Administrativo Brasileiro, Hely Lopes Meireles, pg. 127, ed. 2003). Portanto, o servidor somente tem a condição de subordinado em relação ao princípio orientador da hierarquia entre a instituição e a função, e não porque é agente de menor ou maior capacidade do que o funcionário numa função acima da sua. A distribuição dessa hierarquia é questão de organização da Administração Pública e também modo de operação dos atos e não uma divisão de castas de pessoas ou funções. Na Administração Pública, o funcionário dos serviços gerais tem a mesma importância que um chefe de gabinete e, dentro de sua categoria, é igual hierarquicamente a outros. Suas funções são diferenciadas apenas por questões de organização, mas sua importância é a mesma dentro do quadro do funcionalismo. Desse modo, um chefe de gabinete que comete assédio contra um funcionário de serviços gerais, por exemplo, deve responder pelo ato que praticar. É evidente que a responsabilidade será sempre da administração pública, pois responde por lesões morais o órgão que não coibir atos de assédio moral contra qualquer um de seus agentes. No entanto, o agente responderá frente à administração pública em ação regressiva. Não se pode admitir um funcionário de grau hierárquico maior prejudicar toda uma administração, todo um bem elaborado sistema de controle do trabalho, simplesmente por querer humilhar seus subordinados. Conclui-se que a hierarquia não significa superioridade de cargo ou pessoal, e sim de função dentro da organização estatal. Há como impedir o ato de assédio moral? Não há uma maneira eficaz de se impedir o assédio moral. Porém, é essencial que o ato seja punido de maneira exemplar, por meio da abertura de Processo Administrativo Disciplinar (PAD) e de processo por desvio de conduta ética, com a conseqüente exoneração do cargo e a aplicação das demais sanções impostas pelo ordenamento disciplinar e ético. É de nosso entendimento que, em conformidade com o Código de Ética do Servidor Público, os desvios de conduta ética envolvendo o assédio moral atualmente são melhor tratados junto a ética pública do que em procedimentos disciplinares, sendo que nada impede que os dois coexistam. A Ética é uma nova esfera dentro do Direito Administrativo, não concorrendo com a esfera Disciplinar, assim como a esfera Civil não concorre com a esfera Penal. A Administração Pública tem o compromisso de apurar, sempre que necessário, qualquer indício de participação de servidor em atividades que atentem contra a ética no serviço público, devendo responder prontamente a incidentes que envolvam seus servidores, uma vez que nem todas as ocorrências apresentam lesividade efetiva à regularidade do serviço, dano ao erário ou comprometimento real de princípios que regem a Administração. O principal objeto do Direito Administrativo Disciplinar e do Código de Ética do Servidor Público não é necessariamente punir, mas corrigir os ilícitos e a conduta do servidor. Tratando o assédio moral na ética PÚBLICA Como já vimos, o assédio moral é em essência um desvio de conduta ética e deve ser tratado como tal. Considerando como balizador o Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal, instituído pelo Decreto nº 1.171/1994, podemos definir em quais desvios o assediador se enquadra. Tomemos como exemplo: Das vedações ao Servidor Público f) permitir que perseguições, simpatias, antipatias, caprichos, paixões ou interesse de ordem pessoal interfiram no trato com o público, com os jurisdicionados administrativos ou com colegas hierarquicamente superiores ou inferiores; Neste inciso o legislador contempla em sua totalidade o assédio moral, na ascendente e descendente do plano vertical e em sua totalidade no campo horizontal. As proibições revelam a maioria das iniqüidades praticadas pelo assediador moral contra sua vítima. Prevenção Agora, há sim como prevenir tais atos, aplicando ações mais intrínsecas e eficazes na educação ou reeducação ética e profissional do agente público, incuntindo-lhe o respeito aos seus pares e principalmente ao cidadão. É certo que a virtude moral é decorrente do hábito e não da natureza do ser humano. O exercício contumaz da virtude moral arraigará no homem o seu espectro, posto que o hábito não modifica a natureza. É a natureza que nos dá a capacidade de receber as virtudes, e o hábito aperfeiçoa esta capacidade. Portanto, a prática da virtude moral, que conduz o homem à verdadeira felicidade, não nasce com ele, sendo construída a partir de condutas positivas reiteradas. Ações do Gestor público O gestor público poderá utilizar as medidas necessárias para prevenir o assédio moral, tais como: • Planejamento e organização do trabalho; • Levar em consideração a autodeterminação de cada servidor e possibilitar o exercício de sua responsabilidade funcional e profissional; • Assegurar ao servidor oportunidade de contato com os superiores hierárquicos e outros servidores, ligando tarefas individuais de trabalho e oferecendo a ele informações sobre exigências do serviço e resultados; • Garantir a dignidade do servidor; • Evitar o trabalho pouco diversificado e repetitivo, protegendo o servidor no caso de variação do ritmo de trabalho; • As condições de trabalho deverão garantir ao servidor oportunidades de desenvolvimento funcional e profissional no serviço; • Desenvolvimento de ações objetivando a disseminação de normas éticas e disciplinares. O gestor público tem o dever de zelar por um bom ambiente de trabalho, coibindo e punindo casos de assédio moral. Ele não pode compactuar com expedientes odiosos, devendo aplicar seu poder disciplinar sobre seus subordinados, para restabelecer a ordem no ambiente de trabalho. Ele jamais poderá deixar de observar que assédio moral é toda ação, gesto ou palavra, praticada de forma repetitiva por agente, servidor, empregado, ou qualquer pessoa que, abusando da autoridade que lhe confere suas funções, tenha por objetivo ou efeito atingir a auto-estima e a autodeterminação do servidor, com danos à sua saúde, ao ambiente de trabalho, ao serviço prestado ao público e ao próprio usuário, bem como à evolução da carreira e da estabilidade funcional do servidor. É essencial que o gestor abstenha-se de: • Determinar a realização de atribuições estranhas ou de atividades incompatíveis com o cargo que ocupa, ou em condições e prazos inexeqüíveis; • Designar para o exercício de funções triviais o exercente de funções técnicas, especializadas, ou aquelas que exijam treinamento e conhecimento específicos; • Apropriar-se do crédito de idéias, propostas, projetos ou de qualquer trabalho de outrem; Em tempo, também é considerado assédio moral as ações, gestos e palavras que impliquem: • No desprezo, ignorância ou humilhação do servidor, que o isolem de seus superiores hierárquicos e de outros servidores, sujeitando-os a receber informações, atribuições, tarefas ou outras atividades somente por meio de terceiros; • Na sonegação de informações que sejam necessárias ao desempenho das funções ou úteis à vida funcional do servidor; • Na divulgação de rumores e comentários maliciosos, bem como na prática de críticas reiteradas ou na subestimação de esforços que atinjam a dignidade do servidor; • Na exposição do servidor a efeitos físicos ou mentais adversos, em prejuízo de seu desenvolvimento pessoal e profissional.

Paulo Roberto Martinez Lopes Autor do Livro: Ética, assédio moral e assédio sexual na Administração Pública 22 de Janeiro de 2009

segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

EM POUCAS PALAVRAS


PREFEITURA MUNICIPAL CENSURA INTERNET PARA FUNCIONÁRIOS: A atual administração deu uma volta ao passado e decidiu proibir o acesso dos funcionários a internet no Paço Municipal e demais órgãos da administração. Nas últimas semanas todos os funcionários da administração que tinham acesso a internet foram pegos de surpresa quando o técnico em informática da Prefeitura visitou todos os lugares fazendo um bloqueio aos sites externos. Existem aqueles funcionários que ficaram a favor da decisão, mas na sua maioria eles não gostaram da atitude dos atuais gestores que nem ao menos avisaram e simplesmente foram cortando. Segundo fontes a administração estaria preocupada com as redes sociais e o que vem sendo postado através dela, o que não estaria agradando o grupo do Prefeito e isso pode chegar a atingir os parceiros de campanha que precisarão do apoio da atual administração para se elegerem. Não acredito que essa seja a melhor forma de resolver problemas. Sabemos que já aconteceram casos de reclamação de moradores, pois profissionais no lugar de atender ficavam acessando as redes sociais, mas cabem a cada chefe, diretor, secretários, etc... Que comande de forma correta aqueles que são por eles subordinados. Ah! Só uma pergunta por que os pequenos funcionários tiveram o corte e na sala “dos poderosos” não houve o corte?

BOICOTE AO MEU FACEBOOK E BLOG: Tem muita gente se preocupando com o que eu falo com o que eu escrevo em minhas redes sociais e se as pessoas têm ou não me seguido. A todos vocês que se preocupam comigo, fiquem tranquilos apenas meus amigos me seguem. Aos secretários (as), diretores, secretárias executivas e a todos que interessar aqui vai minhas palavras a vocês:  “Pouco me importo com o que vocês acham ou deixam de achar de mim, não me importo com o que vocês pensam ao meu respeito, porque vocês não vão trabalhar no lugar de ficar fuçando no meu Facebook ou na minha vida, porque não buscam soluções inteligentes para os problemas da nossa cidade, porque não vão carpir o Parque das Grevíleas para deixar aquele local agradável para visitação, ou então arrumar o Parque de Exposição, ou as nossas praças, quem sabe vocês poderiam arrumar as ATIS ou os parquinhos infantis dos nossos bairros, de repente se ainda sobrar tempo, vão limpar as ruas da cidade, que esta um lixo. Esse texto vai a quem couber, a quem passa mais tempo pensando em mim do que em si própria (o), e para finalizar, não vou parar de escrever, pois os meus amigos gostam do que eu escrevo e me dão força a continuar, e nem adianta falar para eu mudar da cidade, pois aqui eu vou ficar por muitos e muitos dias como Deus assim quer”.

PRAÇAS E ATI`S: Precisávamos agilizar a manutenção das nossas praças dos bairros e a manutenção periódica nas ATI`S que temos em nossa cidade e distritos. Quem passa pela Praça do Fórum a noite fica com medo do que pode vir a acontecer naquele local, um local muito escuro e as ruas que a cercam com as arvores tapando a iluminação, dando assim mais espaço para que pessoas que não tenham boa intenção venham a praticar suas maldades. Presenciei naquele local jovens se drogando, fazendo bagunça e até mesmo danificando o aparelho da ATI, eu como cidadão não vou me atrever a corrigi-los, mas posso cobrar os responsáveis para que cuidem daquele local e aqui estou. A Praça Melo Palheta a algumas semanas esta muito escura, no ano passado foi feito um excelente trabalho que eu mesmo elogiei neste blog, mas parece que a manutenção daquilo que foi feito não aconteceu, deixando aquele local com um ar sombrio, eu não acredito que o coração da nossa cidade possa ficar daquele jeito, porém me diga para que tratar bem do coração se o pulmão da cidade ( Parque das Grevíleas), daqui a pouco vai para a UTI de tão acabado que esta. Precisamos que a administração se comprometa criar uma equipe de manutenção municipal que visite esses locais e possa manter sempre organizado, já que para diversão e esporte há quase nada de bom nessa cidade.

ELEIÇÕES 2014: E como anda os preparativos dos nossos candidatos? De um lado Maly do outro Eduardo e no centro uma cidade precisando de apenas um representante. Será que vai prevalecer será o bem comum de toda uma cidade e uma microrregião ou interesses particulares? Será que ambas as partes sentarão e decidirão juntos o futuro politico, decidirão quem realmente irá para a disputa. Está óbvio que nossa cidade não comporta dois candidatos. Faltam apenas alguns meses para as decisões finais e está tudo muito enrolado, desde o âmbito federal, ate o estadual, quanto mais a nossa cidade. Vamos aguardar.

PORTAL DA TRANSPARÊNCIA FORA DO AR NOVAMENTE: Se você entrar no site do portal da transparência semanalmente você começara a perceber que nem sempre ele esta no ar. Desde a ultima semana que vinha acessando e sempre me dava a informação que ele esta em manutenção, ai eu me pergunto manutenção até quando? E  quando corrigirem os erros que o façam de forma rápida, pois o contribuinte não pode ficar passando por esses constrangimentos de quando quer fiscalizar o seu dinheiro e onde ele esta sendo usado o site esta fora do ar. Veja a imagem que aparece assim que você clica no Portal.



VAGA PARA ESTACIONAMENTO: É bem complicado achar vaga no centro de nossa cidade, e a cada dia essa situação vem piorando. O número de veículos vem crescendo diariamente de forma proporcionalmente grande em nossa cidade e as vagas  para estacionar que tínhamos anteriormente são as mesmas de hoje. É inadmissível que os nossos comerciantes não pense no seus clientes, ( tem alguns que pensam até demais que colocam mesas e cones para guardar lugar para os carros dos amigos). O que vêm acontecendo é que os funcionários e proprietários de lojas estacionam seus carros e motos as 8 da manhã e só retiram do local as 18 h, no momento de ir embora. Outros tão preocupados com o bem estar daqueles que frequentam seus estabelecimentos, fecham as vias públicas impedindo estacionar em frente aos seus comércios para que assim seus amigos possam colocar o carro. Esses dias presenciei uma cena até que um pouco constrangedora, um senhor deu a volta três vezes pelo quarteirão procurando vaga e não a encontrava, mas ao mesmo tempo havia uma vaga que era ocupada por duas mesas um cone e uma churrasqueira, isso em plena 17h. Precisamos que a administração fiscalize o que acontece em nossa avenida principal , pois do jeito que esta não pode ficar. 

terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

EM POUCAS PALAVRAS


DISCURSO DO VEREADOR PROFESSOR CLAUDINHO NA CÂMARA 03/02/2014, DEU O QUE FALAR: O vereador do PMDB e que faz parte da oposição a atual administração fez um discurso de tirar o chapéu na noite de ontem. Professor Claudinho criticou o sistema de férias adotado pelo setor de esportes, que dá férias coletivas a todos os técnicos, das modalidades esportivas que o setor promove, deixando a infância e a juventude de Nova Esperança às baratas, justo no mês de férias, em que nossos jovens não têm nada para fazer, nem escola para ir, facilitando a ação de traficantes junto à juventude em situação de risco. Foi preciso o Instituto Edu Triblador promover jogos e treinos na área externa do Estádio, onde se reuniu mais de uma centena de garotos para participar do Projeto NAVE - do Santos F.C. O pessoal do Projeto Nave continua com o trabalho junto ás crianças e jovens de Nova Esperança todas as tardes. Ponto para o Instituto Edu. Criticou o trabalho do Procurador Jurídico do Município que foi por ele, vereador, procurado mais de 10 vezes no seu local de trabalho e nunca foi encontrado. Acentuou a crítica dizendo que certo momento que, eventualmente, apareceu na antessala do gabinete do Prefeito, apenas para fazer ao vereador uma proposta indecente dizendo literalmente: Só daremos o Título de utilidade pública no Instituto Edu Triblador se vocês abandonarem o prédio do alojamento. No mais, disse o Prof. Claudio, que foi feita uma reunião de altas personalidades ligadas à atual administração, no último final de semana, pedindo a cabeça do atual procurador Jurídico, que inclusive já teria o nome do novo procurador. Ele vai solicitar o horário de trabalho do Procurador jurídico do município, para fiscalizá-lo. Além disso, denunciou que está pronto para cobrar regulamentação séria e eficiente da Administração em relação ao Som de Rua em N. Esperança, que não tem fiscalização nem controle. Que os mesmos proprietários de motos e carros de som promovem um estupro em nossos ouvidos. Estupro porque o cidadão é obrigado a ouvir o que, muitas vezes, não quer e interromper conversas ao telefone quando passa "certos" carros de som por perto. Ainda disse ter conhecimento que o Secretário da Indústria e Comércio está montando um projeto novo, e que ele, PROF. CLAUDIO, quer participar, mas alertou que não pode ser um projeto falho como foi o trabalho sobre o aniversário de Nova esperança/2013, onde o vereador recebeu em resposta que criaria uma Comissão para tratar da comemoração do aniversário da cidade, que seria feriado e nada disso aconteceu. Para finalizar solicitou cópia da ata da última sessão de 2013, que não foi lida, mas foi aprovada e cópia da Escritura Pública da compra do Terreno para a Construção da Câmara por R$275.000,00 reais, para apurar certezas e incertezas.


PREFEITURA CONTRATA EMPRESA: A Prefeitura, conforme solicitação da Secretaria de Administração contratou uma empresa "especializada na prestação de serviços de assessoria técnica na gestão de pessoas e educação" (pra que serve isso?) e vai pagar R$ 15.000,00 reais por mês, por 08 meses, num total de R$ 120.000,00. O extrato do contrato está na pag. 10 do Jornal Noroeste. A empresa contratada é CONJURIS-APOIO E ASSESSORIA ADMISTRATIVA S/S LTDA. EPP. Esse valor de R$ 120.000,00 daria para pagar os salários de um Secretário Municipal por 30 meses. Como sou leigo neste assunto gostaria de indagar a atual administração para qual finalidade esta empresa será usada? O que a população ganhará com a contratação desta empresa? Qual o público alvo para a prestação desse tipo de serviço? Aguardamos ansiosos por uma resposta.


TRÊS NA MIRA DO PREFEITO: Segundo fontes dentro do grupo do atual Prefeito as coisas não estariam muito bem para alguns secretários (as). Assim como aconteceu com o ex-secretário municipal da Saúde vem acontecendo com mais três, uma ala do grupo de apoio do atual Prefeito estaria pedindo a demissão e substituição dessas pessoas, pois alegam que a população não estaria contente com o trabalho desenvolvido por eles e que o trabalho que vem sendo realizado estaria atrapalhando o bom andamento e cumprimento das promessas de campanha do atual Prefeito. Um dos secretários (as) estaria na corda bamba, como diz minha querida amiga “sua batata já estaria assando há alguns meses”. Cabe agora aguardar para sabermos até onde isso vai. Se realmente teremos uma reforma grande no secretariado municipal ou se o Prefeito vai chama-los para um bate papo de perto pedindo agilidade no trabalho.


CASAS POPULARES: Muitas pessoas tem  me questionado a respeito dos três conjuntos habitacionais que deveriam ser construídos em nossa cidade. Moradores que pagam aluguel ficaram por varias vezes em inúmeras filas para conseguir a tão sonhada casa própria. Buscaram papeis, documentos e hoje esperam ansiosos pelo dia que poderão pegar a chave de suas casas e se mudar para algo que é deles.  Segundo fontes o problema estaria na COHAPAR que não  deu inicio as obras ainda, pois os terrenos já foram comprados. A secretária Municipal de Assistência Social estaria quase que diariamente cobrando uma posição do órgão responsável pela construção dos imóveis, porém até o presente momento as casas não tem data para inicio. Esperamos ansiosos que nossa cidade seja contemplada com esses conjuntos habitacionais, assim como vem acontecendo em muitas cidades do nosso estado, que mesmo menor que a nossa já receberam este beneficio.


“NOSSOS BOSQUES TEM MAIS VIDA”? Essa frase do Hino Nacional com um pequeno ponto de interrogação no final mostra à indignação de uma grande maioria de moradores de Nova Esperança com relação ao sonho de termos em nossa cidade o primeiro bosque para visita publica. Um sonho que parecia se realizar com a transformação do chamado parque das grevíleas e mais conhecido como “buracão” em um bosque, acabou quando a primeira fase da obra finalizou e as demais fases não foram dadas inicio. Hoje aquele local está feio, parado, sujo, cheio de mato, sem nenhuma perspectiva de abertura. A placa que lá esta mostra o valor que foi investido nas primeiras fases, mas que hoje me parece que foi um dinheiro perdido, pois pelo  visto aquele local vai ser totalmente tomado pelo mato e vamos voltar a ter o chamado “BURACÃO” novamente. Um lugar que tem tudo para ser mais bem aproveitado para o lazer das famílias não pode ficar daquele jeito que esta. Precisamos de ação, precisamos que nossos vereadores cobrem do executivo uma posição com relação à obra. Precisamos que seja ABERTO AO PÚBLICO, a população merece um ESPAÇO PARA O DIVERTIMENTO DA FAMÍLIA NOVA ESPERANCENSE.

Espero que se cumpra a PROMESSA DE CAMPANHA DE 2012 NO ITEM 4.

1.    Continuação de projeto de revitalização do Parque das grevilhas, fazer daquele local um lugar de passeio e atração turística para a população de Nova Esperança e cidades vizinhas, onde as pessoas possam passar o final de semana com a família e desfrutar de um local agradável.


VOLTA ÀS AULAS: Para a volta às aulas em Nova Esperança eu gostaria de fazer apenas uma pergunta. Será cumprido o Subitem 2, do item 1 do Plano de Governo do Prefeito Municipal?
·         Criar a distribuição gratuita do KIT escolar (tênis, bolsa e uniforme) no Ensino Fundamental para os estudantes e para as crianças das creches, ampliando o programa de distribuição de material didático;
Aguardaremos uma resposta.



REVEJA SENHOR PREFEITO: O Senhor Prefeito Municipal precisa começar a rever seus secretários. O secretário do Meio Ambiente mostrou em um ano e dois meses que não tem competência para essa pasta. Ele pode ser bom em outra coisa, mas como Secretário do Meio Ambiente não. Um absurdo o que vem acontecendo em nossa cidade. Parque das Grevíleas fechado e sem conclusão das obras, cidade suja, COCAMARE sobrevivendo pela união dos cooperados, porque se fosse por outros meios estariam em crise. Destino da madeira das arvores para onde tem ido? O que tem feito com o dinheiro? Cadê a prestação de contas? Toda cidade que se preze pensa no MEIO AMBIENTE. Sem falar na pesquisa que tentaram adulterar. Uma pena ver Nova Esperança-Pr assim.  Eu sou apenas uma voz, mas a voz de muitos.