segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Eleitor votou por renovação na Câmara de Vereadores


Após o resultado das urnas em 07 de outubro ficou evidente que os eleitores de Nova Esperança votaram pela renovação do legislativo.
                Nesta coluna do dia 14 de setembro eu afirmei que 4 novos nomes surgiriam no legislativo em Nova Esperança e fiquei feliz por ter em parte acertado, naquela ocasião essas foram minhas palavras:“das nove vagas da Câmara, três candidatos não concorrem, sendo eles, Junior Alberton (DEM), Vera Boregas (PT), candidata a vice prefeita de Moacir Olivatti e Fábio Yamamoto (PSD), candidato a vice prefeito junto com Gerson Zanusso. Acredita-se que a atual legislatura sofrerá mudanças em seu quadro, com as três vagas em aberto é possível acreditar que até quatro novos nomes surgirá no legislativo em 2013”.
                Justifico esses quatro nomes: Pedro Paulo (DEM), Issamu Kobayashi (PSD), Moysés da Copel (PPS) e Dirceu Trevisan (PSC) pois nunca haviam disputado nenhuma eleição. A renovação de 77% noticiada pelo jornal na semana passada engloba esses nomes mais Roberto Pasquini (DEM), Eurides Fernandes (PSDB) e Salvaterra (PMDB) sendo que os dois primeiros retornam à Casa de Leis após uma legislatura fora e Salvaterra já havia disputado outras eleições, foi Secretário Municipal da Agricultura da atual administração e conquistou a tão almejada vitória.
                Fato que chamou a atenção foi a reeleição de apenas dois vereadores: Graça Bordim (DEM) e Professor Cláudio (PMDB). Graça cresceu em relação a eleição de 2008 quando obteve 3,04% dos votos válidos ou 493 votos. Já em 2012 o resultado foi melhor 4,58% dos votos válidos ou 748 votos. Com Professor Cláudio aconteceu o inverso. Na eleição de 2008 obteve 4,62% dos votos válidos ou 750 votos, já em 2012 a votação caiu para 2,66% dos votos válidos ou 434 votos. Para eleição de 2012 foram computados 16.524 votos válidos/ 95,61% dos eleitores que perfazem o total de 21.127.
                Entre os “novos” vereadores Roberto Pasquini (DEM) e Eurides Fernandes (PSDB) já exerceram mandatos como vereadores. É certo dizer que foram eleitos pois sabem como fazer campanha e quando ocuparam o cargo foram vereadores com expressão. Eurides ainda ocupou a Secretaria da Indústria e Comércio da atual gestão, já Pasquini (DEM) mesmo estando fora da cena política nos últimos anos tem um eleitorado e foi mais fácil para recuperá-lo. Com o resultado, o DEM passou a ser o partido com mais cadeiras na Câmara: três. PMDB duas, PSD, PSDB, PSC e PPS uma vaga cada um.
                O desejo de mudança, renovação é geral. Em Barbosa Ferraz, os eleitores elegeram um dos mais jovens vereadores do Paraná: trata-se de Julielton dos Paços Rodrigues (PSB), que completou 18 anos em maio deste ano. Ele cursa o ensino médio na Escola Estadual Machado de Assis e teve o apoio dos colegas de classe para obter a vitória. O estudante, que também tem um comércio, foi o segundo mais votado, com 439 votos. O mais jovem vereador do estado é Air de Souza Filho (PDT), eleito em Doutor Ulysses, na região de Curitiba. Mais votado da cidade, ele completará 18 anos em 7 de novembro. Já a Câmara de Astorga (70 quilometros de Nova Esperança) inicia 2013 com 100% de renovação, já que nenhum dos oito vereadores que tentavam a reeleição conseguiu votos suficientes pelas suas legendas para continuar seus mandatos. Somente o presidente da Casa não tentou reeleição; os oito parlamentares restantes fracassaram nas urnas.
E assim o Poder Legislativo de Nova Esperança também iniciará 2013 com ânimo novo, ideais novas e projetos que estejam de encontro com a população já que o povo espera muito e irá cobrar os novos edis, já que fiscalizar o erário e formular leis inovadoras que melhorem a vida das pessoas é a função do trabalho de um vereador (a).
     

"As pessoas têm medo das mudanças... Eu tenho medo que as coisas não mudem"

Chico Buarque

POR : José Antonio do Blog OPINIÃO 

Nenhum comentário:

Postar um comentário