sábado, 15 de setembro de 2012

O que dizem os candidatos a prefeito de Nova Esperança

De maneira inédita para Nova Esperança e fazendo valer a democracia e o direito a informação o Jornal Noroeste apresentou durante quatro edições uma Série de Entrevistas com os candidatos a prefeitura de Nova Esperança. Pela ordem do sorteio que aconteceu na sede do Jornal, Moacir Olivatti (PPS), Gerson Zanusso (PSD), Rafael Kreling (PSDC) e Junior Moser (PSDB) puderam dizer em espaços semelhantes o porque colocaram seus nomes para a avaliação popular, expuseram suas ideias, apontaram problemas e soluções, bem como apresentaram suas propostas para a Nova Esperança que um deles irá administrar a partir de janeiro de 2013.

Em sua entrevista publicada na edição de sexta-feira, 17 de agosto, o candidato do PPS, Moacir Olivatti quando questionado sobre a sua principal proposta destacou, “administrar de forma ética e com perfil de Gerente de Cidade”. Perguntado sobre a diferença do Moacir Olivatti para os demais candidatos a resposta foi: “O que me diferencia são minhas propostas e a forma como enxergo a administração pública. Além disso, posso citar também a minha experiência e capacidade administrativa, já comprovadas de realizar grandes mudanças com poucos recursos, em entidades públicas e privadas”.

Já na segunda entrevista publicada na edição de sexta-feira, 24 de agosto, o candidato do PSD, Gerson Zanusso quando questionado sobre a sua principal proposta destacou, “O comprometimento da administração municipal para com as necessidades das famílias de nossa cidade, voltado ao bem-estar e a preocupação em investir na qualidade de vida”. Perguntado sobre a diferença do Gerson Zanusso para os demais candidatos a resposta foi: “O fato de já ter sido Prefeito de Nova Esperança na gestão 2001/2004 diferencia minha pessoa dos demais candidatos, não por haver ocupado o cargo em si, mas pelos resultados positivos que alcançamos”.

Na terceira entrevista publicada na edição de sexta-feira, 31 de agosto, o candidato do PSDC, Rafael Kreling quando questionado sobre a sua principal proposta destacou, “Cuidar das pessoas. Quem cuida das pessoas cuida da cidade. Implantar uma gestão pública empreendedora e eficiente voltada a vocação da cidade e a sua gente”. Perguntado sobre a diferença do Rafael Kreling para os demais candidatos a resposta foi: “Os outros candidatos já participaram da administração pública ou no mínimo concorreram ao cargo. É a primeira vez que eu e meu vice participamos de uma eleição. Estamos de encontro ao desejo da maioria da população que é o da renovação. Nós representamos a verdadeira renovação, não estamos ligados a nenhum grupo político ou financeiro. Isso nos dá a oportunidade de chegarmos livres a prefeitura e fazer a mudança que a população exige e necessita”.

Encerrando as entrevistas, na edição de quinta-feira, 06 de setembro, o candidato do PSDB, Junior Moser quando questionado sobre a sua principal proposta destacou: “A minha grande proposta é de promover ações para as pessoas que vivem em nosso município serem mais felizes, realizadas, com saúde, educação, esporte e lazer, cultura, com emprego e salário, com qualidade de vida e aptas a enfrentar os desafios de nossa época”. Perguntado sobre a diferença do Junior Moser para os demais candidatos a resposta foi: “Sou jovem, determinado e tenho uma agenda positiva. Sou experimentado pela vida, pelo trabalho e sou empreendedor. Serei um agente de progresso capaz de melhorar as condições de vida, principalmente das pessoas que mais precisam do poder público.”

Enfim... aqui procurei colocar apenas alguns tópicos dos muitos abordados em cada entrevista pelos candidatos.

A campanha definitivamente ganhou as ruas, e como em toda eleição, infelizmente muitos boatos também de todos os lados. Essa eleição tem a “novidade” das redes sociais serem utilizadas também para baixar o tom da campanha.

Faltando exatos 24 dias para a decisão o corpo a corpo é intensificado nas ruas de Nova Esperança, os quatro candidatos à prefeitura têm caminhado muito em busca do voto, e ainda é visível que muitos eleitores estão indecisos, por isso o corpo a corpo é imprescindível neste momento. Se há eleitores indecisos quanto aos prefeituráveis, o que dizer então quanto aos vereadores, a busca de votos torna-se ainda mais intensa já que das nove vagas da Câmara, três candidatos não concorrem, sendo eles, Junior Alberton (DEM), Vera Boregas (PT), candidata a vice prefeita de Moacir Olivatti e Fábio Yamamoto (PSD), candidato a vice prefeito junto com Gerson Zanusso. Acredita-se que a atual legislatura sofrerá mudanças em seu quadro, com as três vagas em aberto é possível acreditar que até quatro novos nomes surgirá no legislativo em 2013.

É óbvio que isso são apenas suposições, pois o que define uma eleição é o voto na urna no domingo, 07 de outubro. Até lá é esperar, e cabe a cada candidato usar as suas estratégias para buscar os tão preciosos votos dos eleitores já que na democracia existe a eleição que é o processo pelo qual um grupo designa um de seus integrantes para ocupar um determinado cargo com apelo a uma votação. A eleição é o processo de escolha dos indivíduos que exercerão o poder soberano, concedido pela população através do voto, tornando-se assim, os representantes de Nova Esperança para o executivo e legislativo através do voto dos eleitores. Está em suas mãos eleitor de Nova Esperança o futuro da cidade.


Fonte: Blog Opniao do Zé

Nenhum comentário:

Postar um comentário