terça-feira, 22 de janeiro de 2013

MÉDICOS DE NOSSO MUNICÍPIO NÃO ESTARIAM CUMPRINDO O HORÁRIO DE TRABALHO




Passeando pelas redes sociais acabei encontrando uma denuncia gravíssima onde foi dito que a uma profissional da área de Medicina não estaria  cumprindo as 40horas semanais estipuladas pelo Ministério da Saúde e o que é pior tem deixado apenas 8 vagas para atendimento na Unidade de Saúde que trabalha.

Com essa atitude os outros profissionais da equipe da ESF estão sobrecarregados. “Os enfermeiros são os primeiros a serem sobrecarregados e os agentes de saúde são os primeiros que ouvem as queixas da população”. 

Isso é um absurdo, um assalto ao dinheiro público e um descalabro das administrações públicas de todos os municípios brasileiros. Diante dessa situação fiquei a uma quadra do Posto de Saúde perto da minha casa e pude tirar uma opinião onde o usuário disse: “Deveriam ser cumpridas as 8horas pois nós também não temos que cumprir nossos horários em nossos empregos e para isso é necessário  fazer correções e não ficar jogando o sujo pra debaixo do tapete e protegendo tais profissionais, tapando assim o sol com a peneira”, reclamou. 

Enquanto o médico trabalha apenas 4 horas por dia,  seu salário chega a ser até 10 vezes mais que outros profissionais de nível superior. A regra é clara: para receber dinheiro público é preciso ter o serviço de saúde funcionando de acordo com o que manda a lei. O salário varia muito de uma cidade para a outra, mas a justificativa dos médicos não muda. A maior parte deles acha que ganha pouco para cumprir a jornada de oito horas por dia.

Em nossa cidade no ultimo concurso publico onde o edital foi aberto em 22 de julho de 2011 as normas eram claras. O Médico do PSF teria uma carga horaria de 40horas semanais por um salário de 9.331.37 como segue quadro abaixo retirado do próprio edital:

403
MÉDICO PSF(3)
40 H
CR(2)
R$ 9.331,37

Se não esta sendo cumprido o que foi assinado e acordado entre as partes cabe a nosso Secretário de Saúde fazer se cumprir a lei, quem sabe descontar as horas não trabalhadas pelos profissionais que não cumpre tal norma. Aos nossos vereadores cabe fiscalizar e não deixar que nosso dinheiro seja usado desta forma, caso isso não seja cumprido caberá a um cidadão comum fazer uma denuncia formal junto ao Ministério Publico Estadual.

Obs: Desde 25 de agosto de 2011 a portaria 2.027 flexibilizou o horário dos médicos do PSF que fizessem concurso posterior a essa data, os mesmos poderiam optar por 20 ou 30 horas. Mas como nosso concurso foi feito antes então às 40h PRECISAM SER CUMPRIDAS. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário