quinta-feira, 22 de maio de 2014

EM POUCAS PALAVRAS

QUAL O NOME DA VEZ? Depois da saída tão aguardada do secretário do meio ambiente ficou uma dúvida, quem assumirá está tão importante secretaria, depois de mais de um ano e cinco meses de uma administração um tanto quanto conturbada. O prefeito municipal prometeu que será um nome técnico e que o grupo de apoio esteja em consenso, vários nomes já foram citados, Amarildo Ardengue, Lurdinha Nonciboni e Glauber Dacome são os nomes mais citados entre as pessoas de Nova Esperança para substituir o antigo secretário. Esperamos que o Prefeito resolva por um nome que trabalhe por nossa cidade, que faça aquilo que ainda não foi feito e que coloque a Secretaria do Meio Ambiente para funcionar, queremos ver nossa cidade em pleno desenvolvimento, torcemos para que os problemas com as podas de árvores, lixos que há tempos não são recolhidos, a varreduras de nossas ruas e praças, sejam rapidamente resolvidos. Vamos aguardar nos próximos dias a decisão.


REDE DE ESGOTO E O TRANSTORNO: Eu realmente acho que todo beneficio é bom e que precisamos deles. Está de parabéns a Sanepar por fazer esse processo de ampliação da rede de esgoto, mas não pode deixar as ruas do Jardim das Flores do jeito que está. Quem passa por este bairro está se deparando com uma situação horrível, onde tínhamos asfalto hoje o barro toma conta, as ruas que são de asfalto estão tomadas pela lama. Eu  perguntei se realmente havia acabado  a obra os moradores daquelas ruas disseram que  sim e que  as calçadas que foram quebradas já haviam sido consertadas, então fiquei a me questionar, as ruas ficarão do jeito que está? Ninguém vai vim limpar isso daqui? Espero que seja um transtorno momentâneo, o que acho natural para uma obra, vou esperar mais alguns dias para ver se limpam as nossas ruas e retiram toda essa lama, pois do jeito que está não da para ficar.


CANDIDATOS E ELEIÇÃO 2014: Os pré-candidatos a deputado estadual de nossa região estão se mexendo e andando por todo o noroeste do Paraná. Pude perceber que o empresário Eduardo Pasquini ( PSD) de nossa cidade tem rodado o Paraná por todas as regiões buscando apoios e formando a sua equipe de trabalho. Em sua página oficial o pré-candidato tem apresentado diariamente os lugares por onde tem passado  fechando parcerias e fazendo dobradinha com vários candidatos a deputado federal, com isso expandindo seu nome e sua chance de ser eleito. Eduardo já esteve na região Noroeste, Norte Pioneiro e nos últimos dias visitou a região Sul do Paraná. Seu trabalho de divulgação e de tentativa de apoios tem sido notado por todos os políticos da nossa cidade. Nova Esperança precisa urgentemente ter um deputado, esperamos que seja consenso em nossa cidade apoiar alguém que seja daqui, aguardaremos as convenções para saber quais os nomes estarão na disputa e quais são os candidatos que estaremos juntos por um Paraná e Brasil melhor.

RUAS DA CIDADE: Com o começo das obras de recape asfáltico a maioria da população que tem seus asfaltos em condições precárias começaram a ter a esperança de que as obras poderão chegar em suas casas, são inúmeras ruas intransitáveis, outras ainda podemos passar, mas com muito cuidado. Esperamos que todos aqueles que pagam seus impostos possam receber este beneficio, a Prefeitura repassou a lista dos primeiros lugares a receber o beneficio e esse blog já repassou a todos os leitores, algumas ruas já estão recebendo o recape, outras receberão e uma grande parte terá que esperar a liberação de um segundo lote de valores. Quero muito que toda nossa cidade seja recapeada, para que possamos passar tranquilamente sem temer acidentes com motos, bicicletas e o carro acabar destruídos por nossas ruas.

OUVIDORIA 156:  Já passou da hora da Prefeitura Municipal de Nova Esperança ter um canal direto com a população, onde os moradores possam fazer seus elogios, criticas, reclamações e sugestões. A maioria dos municípios trabalham com a Ouvidoria 156, um canal direto entre a população e a administração. Veja o que é uma OUVIDORIA 156, retirei trechos de alguns sites de prefeituras para que você possa entender melhor de como funcionaria este serviço em nossa cidade caso eles seguissem essa orientações para implantar o sistema em nossa cidade.

O que é a Ouvidoria?
É um canal de diálogo entre o poder público e o cidadão.
O objetivo da Ouvidoria é a transparência administrativa. A sua principal função é a comunicação entre a Prefeitura, os servidores e o munícipe, visando combater irregularidades.
Suas tarefas são ouvir reclamações, denúncias e sugestões, proceder às apurações, tomar as providências cabíveis por lei para corrigir desvios de ações ou omissões e, ainda, divulgar publicamente os resultados do atendimento através de relatórios periódicos.

Qual a diferença entre a Ouvidoria e o 156?
156 é um canal de utilidade pública através do qual é possível solicitar e obter informações sobre todos os serviços municipais.
Já a Ouvidoria recebe reclamações quanto à morosidade no atendimento de solicitações registradas no 156ou no protocolo geral, bem como denúncias de fatos que, após a devida averiguação, poderão caracterizar uma infração disciplinar prevista no Estatuto dos Servidores ou um crime tipificado no Código Penal.
A Ouvidoria garante o meu sigilo?
Temos três tipos de encaminhamento de protocolos da Ouvidoria para os órgãos da Prefeitura:
O denunciante autoriza a identificação
O denunciante não autoriza a identificação
A denúncia é anônima (nenhum dado de identificação será coletado, mas poderá acompanhar o andamento do processo pela internet).
Eu acredito que esse canal seria interessante para que a Prefeitura Municipal ouvisse seus moradores e estivesse mais próximo de seus anseios, quem sabe a partir da nossa ideia os nossos administradores não começam a pensar em implantar esse serviço em nossa cidade.


BLOG PINGOS E RESPINGOS: Segue matérias interessantes do Blog Pingos e Respingos do Drº Juarez de Oliveira:

- Depois de marchas e contra marchas, Dorival Boreggio deixa a Secretaria do Meio Ambiente. É importante que o novo Secretário seja bastante eficiente e conhecedor dos problemas do meio ambiente de nosso município, que são muitos. Senão, é melhor ficar sem ninguém e tocar a pasta com algum funcionário de carreira, evitando gastos desnecessários;


- Comunidade de Ivaitinga anda muito irritada com a morosidade em se iniciar as obras de asfaltamento de 3,9 km na estrada de terra que liga o distrito à Rodovia Júlio Zacarias, prometidas em inúmeras campanhas eleitorais e agora, mais recentemente pelo Governador Beto Richa ao prefeito Gerson Zanusso. Que nossos representantes cobrem as promessas feitas. Seria ótimo se o executivo e o legislativo batalhassem de uma maneira efetiva em prol da solução deste problema. Governador, a comunidade Ivaitinguense está de olho no Senhor. Se não bastasse esse descaso, o carro da Secretaria da  Saúde, que já circula há mais de 12 anos, está constantemente quebrado, já tendo dado tantos gastos que já daria pra comprar um ou mais carros novos e mais recentemente fundiu o motor, deixando a população sem atendimento e a equipe de Saúde à beira da estrada, numa situação ridícula!


Nenhum comentário:

Postar um comentário