quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Sistema de cores definirá ordem de atendimento no HU de Maringá

A partir desta quarta-feira (10), o Pronto Socorro do Hospital Universitário Regional de Maringá não atenderá mais os pacientes pela ordem de chegada. Atendimento levará em conta a prioridade médica

O Hospital Universitário (HU) de Maringá vai alterar a forma de atendimento no Pronto-socorro a partir desta quarta-feira (1º). Desta data em diante, os pacientes serão atendidos conforme a gravidade da ocorrência e não mais pela ordem de chegada, como ocorre atualmente. Para determinar a gravidade de cada caso, os pacientes serão classificados pelo sistema de cores.

As mudanças foram explicadas para a imprensa numa entrevista coletiva realizada na manhã desta terça-feira (30) no HU. De acordo com o superintendente do hospital, José Carlos Amador, as alterações irão organizar o fluxo de pacientes. “A gente não vai correr o risco de ter paciente hipertenso aguardando consultas”, explicou na ocasião.

De acordo com a direção do HU, a classificação de risco será realizada por profissional treinado, que seguirá protocolo estabelecido pelo hospital. A gravidade dos casos será determinada pelas cores, vermelha (casos mais urgentes e de atendimento imediato), amarela, verde e azul (situações menos graves). Durante a coletiva de imprensa, a enfermeira encarregada do Pronto Socorro, Hellen Carla Ricki assegurou que, em média, o paciente que for classificado com a cor amarela deverá ser atendido em 20 minutos.

Projeto do Ministério da Saúde

A alteração faz parte do projeto “Acolhimento com Classificação de Risco” (ACCR), que está incluído na Política Nacional de Humanização (PNH) implementada pelo Ministério da Saúde. Segundo o chefe da Divisão de Atendimento do PS, Marinaldo José dos Santos, as mudanças no critério permite agilidade no atendimento e favorecimento para a reorganização do processo de trabalho. Ele ainda afirmou que o objetivo principal do acolhimento é permitir a classificação do paciente e não excluí-lo. “Por isso, a palavra triagem não se encaixa, porque ela é excludente”.

Capacitação

Para a adoção da metodologia, o hospital teve que capacitar seus profissionais ao longo deste ano, além de fazer a adaptação de salas e outros espaços físicos. Segundo a assessoria de imprensa da Universidade Estadual de Maringá (UEM), foram realizadas oficinas com servidores das áreas de enfermagem, nutrição, laboratório, lavanderia, higiene e limpeza, medicina, farmácia, serviço social, recepção, costura e da Assessoria Técnico Científica (ATC). Em MaringáHospital Municipal. os o ACCR já foi implantado no

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Cores utilizadas para a classificação de risco

- A cor vermelha indica risco altíssimo, com necessidade de atendimento imediato

- A cor amarela significa urgência, e demanda atendimento mais rápido. Atendimento previsto em até 20 minutos

- A cor verde indica casos de menor urgência, que podem aguardar atendimento. Atendimento previsto em até duas horas

- A cor azul é para pacientes sem urgência e que podem ser atendidos em unidades básicas de saúde. Atendimento previsto em até quatro horas

(Gazeta Maringá)

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