terça-feira, 23 de julho de 2013

EM POUCAS PALAVRAS

BATE PAPO COM EDUARDO PASQUINI: Na tarde de ontem (22/07/2013) fui convidado pelo empresário Eduardo Pasquini para uma conversa informal em sua empresa, pude na ocasião conversar  sobre diversos assuntos da politica local e suas pretensões para 2014.
O interesse pelo encontro partiu após questionamentos neste blog sobre o futuro do PSDB em nossa cidade, Eduardo que é leitor do Nesp Online então prontamente colocou-se a disposição para expor a real situação do partido.
Neste momento o PSDB de Nova Esperança encontra-se sem um diretório municipal formado, pois o mandato que vinha sendo exercido pelo ex-vereador Décimo Caetano se encerrou e até o presente momento não houve eleições para compor um novo diretório, com isso o partido que hoje tem um vereador na Câmara esta parado, mas o Diretório Estadual votará em breve um pedido para homologação de um diretório provisório ate que venha as eleições e o PSDB possa novamente ter seu Diretório Municipal atuando.
Após falarmos sobre o PSBD, questionei o empresário Eduardo Pasquini sobre a possibilidade de concorrer a uma vaga no legislativo estadual, Eduardo disse que  há um interesse do Governador Beto Richa e do grupo politico ao qual faz parte que ele seja candidato a Deputado ,afirmou ser pré candidato a Deputado Estadual e não federal como surgiram alguns rumores, porém ele pensará em conjunto com toda a cidade e lideranças locais, pois só concorrerá caso tenha chances reais de conquistar um grande número de votos em nossa cidade, “nosso intuito é somar e não dividir votos” disse Eduardo. De uma forma muito espontânea  disse que sabe que Maly Benatti poderá ser candidata também e que Nova Esperança comporta apenas um candidato a esta vaga e que é necessário verificar as possibilidades de ambos entrarem num comum acordo. Ao  meu ver Maly não tem se manifestado ainda a respeito de ser candidata o que já traz um ponto positivo a ele que sai na frente colocando seu nome a disposição, a única duvida que tenho é se Eduardo será candidato pelo PSDB ou para maiores chances de vitória  poderá se instalar em um partido menor? Ao ser questionado sobre a possibilidade de mudar de partido, disse que esta estudando convites e que até setembro irá definir sua situação partidária.
Pude na ocasião expor todo o meu descontentamento com a atual administração. Como ele fez parte da campanha de Gerson para Prefeito Municipal pude pedir que Eduardo intercedesse junto ao nosso Prefeito e interferir pedindo melhorias na saúde, até mesmo revendo o atual secretário que não é morador de Nova Esperança, disse a ele que  não é cobrança por motivos politicos , mas sim porque tudo que foi prometido na campanha até agora não foi cumprido,e que a população não quer mais ouvir ,foi culpa da administração anterior, primeiro porque todos que disputaram a prefeitura sabia das suas necessidades e dos seu problemas segundo uma casa ou uma empresa quando tem necessidades emergenciais tem que arrumar dinheiro para supri-las,na campanha tinham solução para a saúde e hoje onde esta?Disse a ele sobre as cobranças em cima da saúde que foi o carro chefe de campanha e que ate o presente momento ainda não estão aparecendo as soluções prometidas, pois hoje somos cidade do interior, porém com mente de cidade grande. No meio ambiente precisamos melhorar a limpeza arrumar o parque das grevíleas , e verificar se a administração do Secretário de Meio Ambiente esta acontecendo de forma correta como pede as leis ambientais, interceder para vir mais asfalto e consertos para nossas ruas. Vi um interesse muito grande em ajudar nossa cidade, mas não cabe somente a ele pedir, é necessário que a administração tenha interesse em fazer e ele que tem pretensões politicas e foi coordenador tem muito a colaborar com a cidade e com a atual administração.
Fiquei lisonjeado em saber que nosso blog tem uma importância significativa na politica Novaesperancese. Espero que os interesses de Eduardo sejam sempre pautados no bem estar de nossa cidade que é o que o leva a colocar seu nome como pré-candidato a Deputado Estadual. Nosso blog tem por intuito sempre foi fazer criticas construtivas e que destas criticas possam surgir soluções para os problemas de nossa amada Nova Esperança, e é isso que queremos que nossos administradores vejam, aqui ninguém é oposição, aqui estamos todos unidos por um único ideal UMA CIDADE MELHOR .


PRÉ-CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE SAÚDE: Ontem estive participando da reunião da Pré Conferência Municipal de Saúde que reuniu as comunidades Santo André e Nossa Senhora das Graças, mesmo com o frio que estava em nossa cidade alguns usuários estiveram presentes mostrando assim suas insatisfações, colocando ideias e propostas para que possam ser levadas a Conferência Municipal de Saúde que acontece em Setembro em nossa cidade, fiquei então como Delegado pela Comunidade Santo André do qual faço e estaria incumbido de votar favorável ou não nas propostas que serão apresentadas na Conferência. Seria importante que todos pudessem participar de suas Pré- Conferências cada um em seu bairro, pois somente com a participação popular é que poderemos ver as mudanças que tanto almejamos em nossa cidade. Fique atento ao calendário e saiba quando a Pré- Conferência acontece em sua comunidade. Faça parte desse novo amanhã na saúde de nossa cidade, estado e país.

SECRETARIA DA INDUSTRIA E COMÉRCIO: No nosso ultimo post falamos sobre a Secretaria Municipal de Industria e Comércio, então o seu atual Secretário Jean Zanchetti respondeu as nossa indagações com as seguintes palavras:
Secretaria da Industria, comercio, trabalho e turismo: de imediato estamos fazendo um levantamento de todos os imóveis de propriedade do município a fim de entender qual a sua real situação e organizando os documentos e o histórico, sendo que alguns estão de posse de industrias, comércios, escolas, praças etc; trabalho este que estou contando com apoio de alguns colaboradores do município para o levantamento de decretos, leis, matriculas, etc. // regularização de contratos e instalação das empresas no IBC // regularização do parque industrial // regularização do terminal rodoviário // criação de uma nova lei para propaganda volante e poluição sonora // revisão da lei para cessão de uso de terrenos para atividades industriais, comerciais e prestação de serviço // revisão da lei geral 123 da MPE // criação e ação do comitê de desenvolvimento local // ativação do conselho do trabalho // reestruturação da agencia do trabalhador // participação efetiva em conselhos e entidades que representam a classe empresarial // organização da 5. Conferencia das cidades // atendimento a Vários empresários locais e de toda região para Instalcao e ampliação de novas empresas em nossa cidade// envio de proposta para recebermos uma nova empresa de grande porte // coordenador para região da AMUSEP no fórum da MPE.... E por a vai, um trabalho voltado em resultados que serão alcançados assim que os documentos e leis estejam regulamentados, preservando investimentos de empresários e o patrimônio do município. Não uma ação sem o envolvimento de pessoas comprometidas, e felizmente encontrei varias pessoas para ajudar. Sempre a disposição, Jean Zanchetti.


SECRETARIA DE SAÚDE: O Secretário Municipal de Saúde é o gestor das políticas de saúde na esfera municipal.
Com a criação do Sistema Único de Saúde(SUS), através da Constituição de 1988, e sua regulamentação pelas Normas Operacionais Basicas - NOBs e Normas Operacionais de Assistência em Saúde - NOAS, um dos princípios organizacionais do SUS está relacionado a hierarquia do sistema de saúde pública, cujo modelo preconiza a existência de um gestor em cada instância do poder público, ou seja, uma figura responsável pela articulação, administração, gerenciamento, desenvolvimento e toda a gestão inter-setorial, inter-pessoal e multi-profissional da rede de saúde, seja nos Municípios, Estados ou União. O gestor também é responsável por fazer cumprir todos os princípios do SUS.
Segundo o Ministério da Saúde e o Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde (CONASEMS), são atribuições do gestor municipal de saúde:
·         Planejar, organizar, controlar e avaliar as ações do município, organizando o SUS no âmbito municipal;
·         Viabilizar o desenvolvimento de ações de Saúde através de unidades estatais ou privadas, priorizando as entidades filantrópicas;
·         Participar na constituição do SUS, de forma integrada e harmônica com os demais sistemas municipais;
As competências e responsabilidades de cada município variam de acordo com os compromissos assumidos.
Fonte: Wikipédia


E então o que tem sido feito pela nossa saúde, que foi o carro chefe de campanha do nosso Prefeito, quais tem sido as transformações realizadas e quais os planos futuros para esta Secretaria, aguardamos informações. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário