terça-feira, 30 de julho de 2013

EM POUCAS PALAVRAS.

LEI DA TRANSPARÊNCIA: Na noite de ontem (29/07/2013) o programa de tv CQC da Band, em um dos seus quadros mais polêmicos o Proteste Já, mostrou um pouco do que acontece com o cumprimento da Lei Da Transparência nos municípios de nosso país, trouxe exemplos como o da cidade de Bauru que tem o Portal em seu site, mas  ele permanece no ar com a falta de muitas informações. A Lei da Transparência corresponde a uma lei federal de números 131/2009 e lei complementar 12.527/2011, que deveriam ser cumpridas por todos os administradores seja na esfera municipal, estadual ou federal. Em Nova Esperança o Portal da Transparência traz informações, porém pela metade, informações como salários e ganho de servidores não estão sendo alimentadas, informações essas que ate abril deste ano podíamos consultar normalmente. Gostaria de saber quando a atual administração vai voltar a alimentar o portal em sua integra e qual o motivo que levou a retirada dessas informações? Pois conheço pessoas que hoje estão no poder que antes cobravam essas informações no portal. Eu peço que possamos ter em nossa cidade uma ADMINISTRAÇÃO TRANSPARENTE e não uma ADMINISTRAÇÃO OCULTA.

POR UM FIO: Segundo fontes segura à informações que o Secretário de Saúde pode estar com os dias contados em frente a pasta, nos bastidores surgem rumores que ele estaria já desgastado pelo grande número de reclamações que estão sendo feitas ao grupo de apoio do Prefeito Gerson Zanusso, este mesmo grupo estaria em consenso para substitui-lo por um nome que agradaria a todos, a pessoa mais cogitada para esta vaga seria de Izabel Cristina Cancian que no mandato anterior do atual prefeito esteve a frente do Hospital Municipal como Administradora daquele órgão publico. Cristina traz em suas credenciais o respeito de todos os funcionários que trabalhavam naquele local na  época, colocou a casa em ordem e deixou o hospital funcionando a 100%. Esperamos que o Prefeito faça uma boa escolha e que sendo realidade esta troca Cristina possa fazer um excelente trabalho, que não será fácil, porém não impossível. Pois quem tem vontade faz não espera acontecer.

PELA CIDADE: Não trabalho contra a cidade, trabalho contra políticos que, a pretexto de trabalharem, pela cidade, só visam interesses próprios. Esta é a verdade e a verdade tem que ser dita. Gostaria que Nova Esperança crescesse, mas que o grande beneficiando fosse o povo, e não só esse povo chupim que suga o dinheiro do nossos impostos e posam de bonzinhos.


Por Carlos Roberto 
(adaptado de um texto de Akino Maringá)


ULTIMO DIA DA ENQUETE: Não deixe de votar em nossa enquete falta apenas um dia para você dar sua opinião, vote do lado direito do nosso blog. 

Rapaz de 19 anos fica gravemente ferido em Nova Esperança

Um rapaz de 19 anos ficou gravemente ferido em uma colisão frontal contra um carro no início da manhã desta terça-feira (30) em Nova Esperança (a 42 km de Maringá).
De acordo com o Corpo de Bombeiros, o acidente ocorreu pouco antes das 8h, na Avenida Governador Bento Munhoz da Rocha Neto, no Centro. Everton Henrique Zanon dos Santos guiava uma Honda Titan CG 150 de placa AWN 4814 de Nova Esperança, voltando do Tiro de Guerra, onde presta serviço militar, quando se envolveu na batida contra um Ford Focus de placas ATR 2275 de Nova Esperança, conduzido por Aylton Kamida.
Santos teve afundamento de face e estava inconsciente quando foi socorrido pelos Bombeiros e encaminhado ao Hospital Municipal Sagrado Coração de Jesus com ferimentos considerados graves com risco de morte. Por volta das 10h30, a informação dos Bombeiros era de que a vítima deve ser encaminhada para um hospital de Maringá.


Fonte: O Diário do Norte do Paraná

quinta-feira, 25 de julho de 2013

EM POUCAS PALAVRAS

TETO DE POSTO DE SAÚDE CAI: No ano passado o posto de saúde Central passou por uma reforma e por surpresa de muitos na data de ontem segundo fontes o forro de PVC do local acabou cedendo e quase acertou uma paciente que estava no local. Fica minha dúvida, vai ficar por isso mesmo ou a empresa contratada para a obra deve ser acionada para dar explicações com relação a qualidade da obra, pois foi dinheiro publico que foi aplicado nesta reforma, foi obra da administração anterior, mas deve ser a atual administração que deve cobrar explicações.

A PROCURA DE VAGA NO ESTADO:  Um secretário municipal que não vem rendendo o que esperava a atual administração pode estar de mudança para um cargo no Governo de Estado. Pelo que pude apurar um grupo estaria vendo junto ao Governador a possibilidade de colocar este Secretário  como cargo comissionado do Estado, abrindo assim a vaga que hoje ele ocupa, podendo colocar alguém que ajude a  cumprir as promessas de campanha, o que hoje não esta acontecendo nesta Secretaria. Segundo ainda não esta sendo fácil arrumar um local para poder colocá-lo. Então eu fico pensando, a pessoa não serve para o município, mas pode dar certo no Estado? O  que importa é que os companheiros não querem abandoná-lo e querem deixá-lo bem.


UTI:  Quais tem sido as medidas tomadas pela atual administração para cumprir a promessa de campanha de instalar uma UTI em Nova Esperança, sei que não é fácil instalar pois precisa de toda uma estrutura, o que eu gostaria de perguntar é se já existe alguma estratégia tomada para que essa promessa seja cumprida. Aguardamos ansiosamente por uma  explicação, assim a população fica sabendo que atitudes estão sendo tomadas .

quarta-feira, 24 de julho de 2013

DESABAFO


Todo dia chegam a mim, inúmeras reclamações com relação à saúde e ao tratamento que as pessoas que procuram o Secretário estão recebendo. Senhor Prefeito Municipal por gentileza ouça a voz dos seus eleitores ( pois os que me procuram em sua maioria votaram no Senhor), faça uma avaliação e veja se a sua escolha esta sendo produtiva e tem somado para o seu Governo, caso veja que não esta somando em nada, seja humilde e faça uma mudança no primeiro escalão do seu governo. Assumir que errou e consertar o erro é atitude de grandes homens, pois a troca de hoje, pode ser a vitória de amanhã, mas a soberba de hoje pode trazer a derrota de todo um grupo amanhã. 
Não custa voltar atrás e escolher um outro nome, pois este que hoje esta não conseguira mais reverter a baixa popularidade e credibilidade que os moradores de nossa cidade tem nele e que alguns funcionários ( em sua maioria), não acreditam na sua gestão. Para se trabalhar bem é necessário ser liderado por alguém que tenha pulso firme mas que saiba tratar o ser humano como pessoa. 
Senhor Prefeito ouça a voz daqueles que votaram no Senhor. 
Acreditamos numa Nova Esperança e esperamos confiantes que suas decisões sejam pautadas em decisões técnicas e não politicas, pois foi pensando assim que mais de 9000 mil pessoas acreditaram e confiaram seus votos ao Senhor. Foi acreditando nisso que um grupo de pessoas apoiaram e estiveram a frente da sua campanha,  e são a essas pessoas que cobramos também atitude e pulso firme para que representem a cidade e cobrem uma posição diferente do Senhor Prefeito, peçam a ele que tire aqueles que não estão ajudando em nada uma mudança em nossa cidade. 
As pessoas precisam ser atendidas com humanidade, pois esta é uma das leis do SUS, que é a porta aberta para a saúde de nossa população.
Ouça a voz daqueles que precisam ser atendidos com carinho, pois já procuram o atendimento público por não terem condições para pagar um particular e já precisando de uma atenção por estarem debilitados, ninguém vai atrás por querer ver a cara de um secretário ou por gostar de depender do serviço público, vão atrás porque precisam do atendimento.
Esperamos que o Senhor ouça e atenda os que mais precisam e mude, MUDE o que precisa SER MUDADO.



Carlos Roberto da Silva

terça-feira, 23 de julho de 2013

EM POUCAS PALAVRAS

BATE PAPO COM EDUARDO PASQUINI: Na tarde de ontem (22/07/2013) fui convidado pelo empresário Eduardo Pasquini para uma conversa informal em sua empresa, pude na ocasião conversar  sobre diversos assuntos da politica local e suas pretensões para 2014.
O interesse pelo encontro partiu após questionamentos neste blog sobre o futuro do PSDB em nossa cidade, Eduardo que é leitor do Nesp Online então prontamente colocou-se a disposição para expor a real situação do partido.
Neste momento o PSDB de Nova Esperança encontra-se sem um diretório municipal formado, pois o mandato que vinha sendo exercido pelo ex-vereador Décimo Caetano se encerrou e até o presente momento não houve eleições para compor um novo diretório, com isso o partido que hoje tem um vereador na Câmara esta parado, mas o Diretório Estadual votará em breve um pedido para homologação de um diretório provisório ate que venha as eleições e o PSDB possa novamente ter seu Diretório Municipal atuando.
Após falarmos sobre o PSBD, questionei o empresário Eduardo Pasquini sobre a possibilidade de concorrer a uma vaga no legislativo estadual, Eduardo disse que  há um interesse do Governador Beto Richa e do grupo politico ao qual faz parte que ele seja candidato a Deputado ,afirmou ser pré candidato a Deputado Estadual e não federal como surgiram alguns rumores, porém ele pensará em conjunto com toda a cidade e lideranças locais, pois só concorrerá caso tenha chances reais de conquistar um grande número de votos em nossa cidade, “nosso intuito é somar e não dividir votos” disse Eduardo. De uma forma muito espontânea  disse que sabe que Maly Benatti poderá ser candidata também e que Nova Esperança comporta apenas um candidato a esta vaga e que é necessário verificar as possibilidades de ambos entrarem num comum acordo. Ao  meu ver Maly não tem se manifestado ainda a respeito de ser candidata o que já traz um ponto positivo a ele que sai na frente colocando seu nome a disposição, a única duvida que tenho é se Eduardo será candidato pelo PSDB ou para maiores chances de vitória  poderá se instalar em um partido menor? Ao ser questionado sobre a possibilidade de mudar de partido, disse que esta estudando convites e que até setembro irá definir sua situação partidária.
Pude na ocasião expor todo o meu descontentamento com a atual administração. Como ele fez parte da campanha de Gerson para Prefeito Municipal pude pedir que Eduardo intercedesse junto ao nosso Prefeito e interferir pedindo melhorias na saúde, até mesmo revendo o atual secretário que não é morador de Nova Esperança, disse a ele que  não é cobrança por motivos politicos , mas sim porque tudo que foi prometido na campanha até agora não foi cumprido,e que a população não quer mais ouvir ,foi culpa da administração anterior, primeiro porque todos que disputaram a prefeitura sabia das suas necessidades e dos seu problemas segundo uma casa ou uma empresa quando tem necessidades emergenciais tem que arrumar dinheiro para supri-las,na campanha tinham solução para a saúde e hoje onde esta?Disse a ele sobre as cobranças em cima da saúde que foi o carro chefe de campanha e que ate o presente momento ainda não estão aparecendo as soluções prometidas, pois hoje somos cidade do interior, porém com mente de cidade grande. No meio ambiente precisamos melhorar a limpeza arrumar o parque das grevíleas , e verificar se a administração do Secretário de Meio Ambiente esta acontecendo de forma correta como pede as leis ambientais, interceder para vir mais asfalto e consertos para nossas ruas. Vi um interesse muito grande em ajudar nossa cidade, mas não cabe somente a ele pedir, é necessário que a administração tenha interesse em fazer e ele que tem pretensões politicas e foi coordenador tem muito a colaborar com a cidade e com a atual administração.
Fiquei lisonjeado em saber que nosso blog tem uma importância significativa na politica Novaesperancese. Espero que os interesses de Eduardo sejam sempre pautados no bem estar de nossa cidade que é o que o leva a colocar seu nome como pré-candidato a Deputado Estadual. Nosso blog tem por intuito sempre foi fazer criticas construtivas e que destas criticas possam surgir soluções para os problemas de nossa amada Nova Esperança, e é isso que queremos que nossos administradores vejam, aqui ninguém é oposição, aqui estamos todos unidos por um único ideal UMA CIDADE MELHOR .


PRÉ-CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE SAÚDE: Ontem estive participando da reunião da Pré Conferência Municipal de Saúde que reuniu as comunidades Santo André e Nossa Senhora das Graças, mesmo com o frio que estava em nossa cidade alguns usuários estiveram presentes mostrando assim suas insatisfações, colocando ideias e propostas para que possam ser levadas a Conferência Municipal de Saúde que acontece em Setembro em nossa cidade, fiquei então como Delegado pela Comunidade Santo André do qual faço e estaria incumbido de votar favorável ou não nas propostas que serão apresentadas na Conferência. Seria importante que todos pudessem participar de suas Pré- Conferências cada um em seu bairro, pois somente com a participação popular é que poderemos ver as mudanças que tanto almejamos em nossa cidade. Fique atento ao calendário e saiba quando a Pré- Conferência acontece em sua comunidade. Faça parte desse novo amanhã na saúde de nossa cidade, estado e país.

SECRETARIA DA INDUSTRIA E COMÉRCIO: No nosso ultimo post falamos sobre a Secretaria Municipal de Industria e Comércio, então o seu atual Secretário Jean Zanchetti respondeu as nossa indagações com as seguintes palavras:
Secretaria da Industria, comercio, trabalho e turismo: de imediato estamos fazendo um levantamento de todos os imóveis de propriedade do município a fim de entender qual a sua real situação e organizando os documentos e o histórico, sendo que alguns estão de posse de industrias, comércios, escolas, praças etc; trabalho este que estou contando com apoio de alguns colaboradores do município para o levantamento de decretos, leis, matriculas, etc. // regularização de contratos e instalação das empresas no IBC // regularização do parque industrial // regularização do terminal rodoviário // criação de uma nova lei para propaganda volante e poluição sonora // revisão da lei para cessão de uso de terrenos para atividades industriais, comerciais e prestação de serviço // revisão da lei geral 123 da MPE // criação e ação do comitê de desenvolvimento local // ativação do conselho do trabalho // reestruturação da agencia do trabalhador // participação efetiva em conselhos e entidades que representam a classe empresarial // organização da 5. Conferencia das cidades // atendimento a Vários empresários locais e de toda região para Instalcao e ampliação de novas empresas em nossa cidade// envio de proposta para recebermos uma nova empresa de grande porte // coordenador para região da AMUSEP no fórum da MPE.... E por a vai, um trabalho voltado em resultados que serão alcançados assim que os documentos e leis estejam regulamentados, preservando investimentos de empresários e o patrimônio do município. Não uma ação sem o envolvimento de pessoas comprometidas, e felizmente encontrei varias pessoas para ajudar. Sempre a disposição, Jean Zanchetti.


SECRETARIA DE SAÚDE: O Secretário Municipal de Saúde é o gestor das políticas de saúde na esfera municipal.
Com a criação do Sistema Único de Saúde(SUS), através da Constituição de 1988, e sua regulamentação pelas Normas Operacionais Basicas - NOBs e Normas Operacionais de Assistência em Saúde - NOAS, um dos princípios organizacionais do SUS está relacionado a hierarquia do sistema de saúde pública, cujo modelo preconiza a existência de um gestor em cada instância do poder público, ou seja, uma figura responsável pela articulação, administração, gerenciamento, desenvolvimento e toda a gestão inter-setorial, inter-pessoal e multi-profissional da rede de saúde, seja nos Municípios, Estados ou União. O gestor também é responsável por fazer cumprir todos os princípios do SUS.
Segundo o Ministério da Saúde e o Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde (CONASEMS), são atribuições do gestor municipal de saúde:
·         Planejar, organizar, controlar e avaliar as ações do município, organizando o SUS no âmbito municipal;
·         Viabilizar o desenvolvimento de ações de Saúde através de unidades estatais ou privadas, priorizando as entidades filantrópicas;
·         Participar na constituição do SUS, de forma integrada e harmônica com os demais sistemas municipais;
As competências e responsabilidades de cada município variam de acordo com os compromissos assumidos.
Fonte: Wikipédia


E então o que tem sido feito pela nossa saúde, que foi o carro chefe de campanha do nosso Prefeito, quais tem sido as transformações realizadas e quais os planos futuros para esta Secretaria, aguardamos informações. 

sexta-feira, 19 de julho de 2013

EM POUCAS PALAVRAS

DIVISÃO NO GRUPO DE APOIO: Segundo fontes seguras estaria havendo uma rachadura no grupo de apoio ao Prefeito Gerson Zanusso ( PSD), devido a forma que vem sendo conduzida a saúde de nossa cidade,  de um lado existe pessoas  que apoiam a permanência do atual Secretário de Saúde Eder Sanches a frente daquela pasta e do outro um grande numero de militantes que querem que o Prefeito o destitua do cargo e que assim possa haver mudança no primeiro escalão do Governo Municipal. Na manhã de hoje o Prefeito teria reunido secretários para dizer que o Secretário de Saúde permanece no cargo ate segunda ordem, porém esta decisão pode fazer com que seu grupo de apoio seja dividido e ele perca apoio politico ate mesmo na Câmara de Vereadores, fica aqui uma duvida, a saúde esta caminhando tão bem que não precisa de mudanças imediatas? Qual o motivo para que o atual Secretário permaneça no poder a não serem pactos políticos?


ASFALTO DO PAC 2: Acho que muitos já ouviram falar do PAC 2 ( Programa de Aceleração do Crescimento(plano do governo federal que visa estimular o crescimento da economia brasileira, através do investimento em obras de infraestrutura (portos, rodovias, aeroportos, redes de esgoto, geração de energia, hidrovias, ferrovias, etc).) . Pois bem estive visitando uma região da cidade que recebeu esta verba na época da ex prefeita Maly Benatti e ao ver tive que fotografar e  você poderá observar como esta o andamento desta obra. Conversando com um morador do local, ele  informou que esta obra “esta de rosca” e que nos últimos dias de sol as maquinas ficaram paradas e não passaram em sua rua,  na data de ontem (17/07/2013) as máquinas deram novamente inicio a obra, mas com a chuva as ruas daquele Jardim ficam desta forma que seguem abaixo. A população pede agilidade pois a obra era para estar concluída em 11/2012, e a cada chuva que vem é um sofrimento para aquela população. 









quinta-feira, 18 de julho de 2013

EM POUCAS PALAVRAS

SECRETARIAS MUNICIPAIS:  A partir de agora em todas as nossas matérias vamos falar sobre qual a função de cada secretaria de nosso município e a nossa expectativa com relação a ela. Vamos dar inicio com a Secretaria Municipal de Indústria  e Comércio, hoje a frente Jean Zanchetti. A Secretaria Municipal de Indústria e Comércio é o órgão da Prefeitura que fica encarregado de promover programas e metas para fomentar a indústria, comércio e as atividades produtivas de nosso município.  Busca conquistar novas indústrias para Nova Esperança, criando uma rotatividade de recursos em nossa cidade. Aumentar o mercado de trabalho local e estimular a criação de novos empregos e incentivar os empresários locais para que possam ampliar suas atividades no município, visando sempre o bem estar de nossos moradores. Essa definição com relação à secretaria é minha, e gostaria de saber quais estão sendo as ações desenvolvidas pelo nosso secretário. Vamos deixar aberto o espaço para todos os secretários assim que questionado  possam se posicionar com relação a sua secretario queremos para saber o que vem sendo feito em prol da cidade.

MORADORES ESPERAM PELA CASA PRÓPRIA:  Passou  na ultima terça feira uma matéria com relação a famílias que aguardam pelo desenrolar de uma situação um pouco que estranha. Foi prometido a essas famílias que ao pagarem 250 reais garantiriam sem sorteio a aquisição de uma casa própria num programa habitacional que tinha a parceria do o  e FETAEP ( Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado do Paraná)  a Caixa Econômica. A FETAEP diz que as casas não saíram em nossa cidade, pois o Programa Habitacional é somente para pequenos produtores rurais e que não pode ter inscrições dos moradores da zona urbana. Até o presente momento como dito na reportagem que segue abaixo os moradores que se sentem enganados, não tiveram ainda suas casas construídas e nem seu dinheiro de volta. A Polícia Civil esta cuidando do caso e o MP já abriu investigação para o caso.

E A FOLHA DE PAGAMENTO: Eu era funcionário da Prefeitura quando então na época a Prefeita Maly fez a venda da folha de pagamento para o Banco Itaú, na época muitos estiveram contra, até mesmo o SINDICATO dos Servidores Municipais se posicionou contra a medida, não se sabia ate então para que seria utilizado o dinheiro  que logo depois foi utilizado para obras no município, a primeira fase de obras na Vila Regina, o asfalto .Segundo fontes a Folha de Pagamento esta sendo ou já foi negociada novamente com o Banco Itaú, neste momento ninguém vai questionar a administração o que fará com o dinheiro? Esta bom para o funcionário assim? Eles gostam da forma como essa instituição financeira os trata? É bom ouvir primeiro os mais interessados no assunto para depois decidirem algo, assim penso eu.

SAÚDE: 
·          Será que realmente a regionalização do SAMU sai do papel desta vez? Já se espera  esse serviço a algum tempo em nossa cidade tomara agora possamos ser o centro de uma região com um serviço de tão grande importância.

·         Nova Esperança precisa de mais médicos? Como esta nossa estrutura médica, falta profissionais ou os que estão conseguem suprir a necessidade de toda uma cidade.?

domingo, 14 de julho de 2013

EM POUCAS PALAVRAS

ELEIÇÕES 2014: Esta chegando à época de candidatos a deputado, pescarem votos em Nova Esperança. Ano que vem será ano de eleições e ai os candidatos a deputados que já são ou não, começam a aparecer em Nova Esperança para pescar votos. Alguns através de visitas frequentes sem ao menos ter vindo nos últimos três anos a nossa cidade, outros apoiados por políticos locais. Vamos ficar ligados quem são os “oportunistas” que virão em nossa cidade somente para pegar votos e nunca mais aparecer. Acredito que nosso blog poderá ajudar nossos leitores a escolher bem seus candidatos, pois iremos mostrar quem é quem na vida pública, quais as benfeitorias realizadas e quais seus planos futuros.

FUNCIONÁRIO QUE NÃO SABE QUAL SUA FUNÇÃO: Fiquei sabendo que tem Secretaria da cidade que quando alguém chega não consegue identificar quem é quem, não sabem quem é o secretário, quem é a assessora, a zeladora e nem a telefonista. É tanta gente mandando que um fala uma coisa, logo depois o outro já fala outra e assim ninguém se entende. É bom o secretário mostrar quem manda ou aquilo vai virar uma verdadeira Torre de Babel não chegando ao denominador comum tudo para o bem da nossa cidade.

E O ASFALTO: Créditos devem ser dados a quem merece, o Prefeito Gerson Zanusso começou um recapeamento nas ruas do Jardim Los Angeles e na rua do antigo Colégio Novo Tempo, ruas que clamavam por um recape urgente. Parabéns ao Prefeito e a equipe da Secretaria de Obras e aguardamos que todas as ruas de nossa cidade consigam este recape. Torcemos para uma Nova Esperança cada vez melhor.

ACS: A Câmara de Vereadores de Maringá aprovou o projeto de lei que aumenta o incentivo que o Ministério da Saúde repassa a prefeitura de 25% a 75% aos agentes comunitários de saúde que possuem desempenho bom ou ótimo em suas atividades. O projeto já foi aprovado e precisa ser sancionado pelo Prefeito Pupin e logo após já entrará  em vigor. E nossos Agentes Comunitários não vão cobrar essa posição da Prefeitura Municipal de Nova Esperança. Lembro-me que na época da eleição isto foi muito questionado, pois a Ex Prefeita Maly não repassava este valor, foi cobrado que os candidatos se comprometessem a votar algo parecido aqui em Nova Esperança, mas eu acho que foi cobrado só de um dos candidatos, pois o eleito vejo não precisou se comprometer com a causa. Agentes Comunitários de Saúde ou vocês cobram ou o dinheiro não vira.


ENQUETE: Não deixe de votar em nossa enquete e dar sua opinião, do lado direito você encontra a seguinte pergunta : GERSON ZANUSSO COMPLETOU SEIS MESES DE GOVERNO, ESTA SENDO BOM PARA VOCÊ?

quinta-feira, 11 de julho de 2013

PROFESSOR DE INFORMÁTICA DE NOVA ESPERANÇA CRIA MOUSE ADAPTADO PARA ALUNA COM DEFINCIÊNCIA

Fonte: Uol Notícias

O professor de informática Jair Oliveira Junior, 34, da cidade paranaense de Nova Esperança (460 km de Curitiba), desenvolveu um mouse adaptado para que uma de suas alunas pudesse acompanhar melhor as aulas. Michelle Aparecida Peixoto, 27, teve paralisia infantil e apresentava dificuldades para usar o mouse tradicional. O custo do aparelho, feito com material reciclado, foi menos de R$ 50.
Há um ano e meio, o professor percebeu que a estudante tinha dificuldades para participar do curso técnico em administração e informática do Colégio Estadual São Vicente de Paula. Passados alguns meses, Oliveira decidiu pesquisar equipamentos de computação para deficientes e só encontrou peças caras.
"Nunca tinha trabalhado com pessoas como a Michele. Achei dispositivos adaptados, mas custava entre R$ 800 e R$ 1.000, valor alto demais para as condições do projeto. Falei que iria fazer um com as próprias mãos. O pessoal achou que era brincadeira, mas em três dias já estava criado o mouse", explicou Oliveira.
O professor, que faz mestrado em tecnologia da informação, detalhou o processo de criação do equipamento. Com peças velhas de impressoras do colégio, madeira doada por uma loja de móveis e pedais de máquina de costura de uma empresa do ramo, Oliveira juntou fios, roldanas e cabos em uma caixa. Os pedais funcionam como botões direito e esquerdo. "Achei a ideia muito legal. Descobri que não era eu, mas a máquina que não estava preparada para mim", disse Michele, agora animada com o mundo da informática.
Com o diploma do curso técnico conquistado no mês de junho, a estudante pretende fazer vestibular na UEM (Universidade Estadual de Maringá). "Moro com minha irmã de 17 anos e minha mãe, que não pode trabalhar porque precisa cuidar de mim. Quero fazer uma faculdade fora de Nova Esperança e ajudar as duas", planeja. A família vive apenas da pensão concedida pelo Governo Federal.
O professor conta que ficou satisfeito com o resultado e segue preparando mais uma invenção: um teclado adaptado. "Já estou montando o equipamento com base em acrílico. Tudo tem que ser de material barato. Tem que ser acessível pra quem precisar usar", afirmou Oliveira, que não pretende patentear os equipamentos: "Quero que o pessoal copie, que melhore a ideia. Precisamos mesmo é ajudar mais pessoas".

EM POUCAS PALAVRAS

DOIS PESOS E DUAS MEDIDAS: Um acidente envolvendo um carro, uma moto e um muro com menor no volante não pode passar despercebido pelas nossas autoridades  responsáveis só porque os envolvidos tem poder aquisitivo maior ou por fazer parte de famílias renomadas de nossa cidade, as leis devem ser impostas em sua totalidade a qualquer que seja o morador, se o envolvido é menor de idade que os pais ou responsáveis por ele, paguem pelas consequências dos atos, pois a lei não pode ser apenas para os trabalhadores que só por não ter poder aquisitivo ou ser de "sobrenome" sofrem as penas por andarem com imposto atrasado ou sem habilitação, não estou dizendo que as leis não devem ser aplicadas a essas pessoas, pois se estão infringindo uma lei devem ser penalizadas conforme regra. Eu defendo que tanto o filho do rico como o filho do pobre ambos devem arcar com as consequências de seus atos. 
 
SECRETÁRIOS:  Nossos secretários são pagos para trabalhar assim como aqueles ao qual são subordinados por eles, não devemos aceitar que um Secretário faça o que bem quiser só porque exerce um cargo superior aos demais funcionários públicos, cumprir horário é o mínimo que se pode pedir, pois se eu não cumpro o meu horário como iria exigir de alguém que cumpra também. Não pode se aceitar que um secretário ou qualquer outro funcionário público deixe seu local de trabalho para atender ou trabalhar em outro lugar, se isso estiver acontecendo é necessário que seja denunciado ao MP e que cada um deles possam arcar com as consequências, devolvendo o dinheiro do tempo que receberam mas não trabalharam

 
PSDB: Na eleição de 2012 o PSDB de Nova Esperança foi o partido que mais saiu desgastado. Primeiro foi o empasse envolvendo o ex-candidato Junior Moser e o empresário Eduardo Pasquini, depois a briga pelo poder do partido que envolveu o ex-vereador Décimo Caetano e o grupo que fazia oposição a gestão dele dentro do partido e por fim a derrota do partido nas urnas. Cabe saber agora quem ficou com o comando do partido? Quem é o Presidente do partido? O partido precisa se mobilizar logo, pois 2014 esta chegando e vão ter que batalhar muito para reeleger o Governador Beto Richa e se quiserem fazer um deputado estadual ou federal é melhor correr atrás do prejuízo.

terça-feira, 9 de julho de 2013

EM POUCAS PALAVRAS

SECRETÁRIOS DA ADMINISTRAÇÃO: O secretário municipal é um cargo de confiança escolhido pelo prefeito para orientar, coordenar, supervisionar e auxiliar o prefeito nas atividades de determinadas áreas e de entidades da administração vinculadas a ela. Ele é subordinado às decisões do prefeito, ou seja, o secretário não tem poder de decisão, a palavra final sempre é do prefeito municipal e, muitas vezes, são cargos nomeados em troca de apoio político ou coligações partidárias.
Não há em nenhum documento a exigência de que o secretário municipal tenha formação superior ou vínculo com a área na qual irá atuar. Mas sabe-se, que um secretário que tem ligação ou formação específica relacionada à secretaria que ocupa, pode, com certeza, contribuir muito mais para o sucesso da administração. (Texto retirado do Site Jornal do Bairro de Paranavaí)
Fica a minha pergunta todos os secretários municipais e diretores de Nova Esperança são formados na área que atuam? E os leitores do blog acham importante que a pessoa seja formada na área ou não muda em nada a atuação dos secretários o fato de ser ou não formados na área?

CIRCO: Ontem eu achei muito interessante as palavras do Vereador Professor Claudinho sobre o Circo que se instalou em nossa cidade, curiosamente no Ginásio de Esportes.
O curioso de toda a história é que até na quinta feira a entrada para o circo seria 10 reais adultos e crianças acima de 10 anos, mas devido uma denuncia feita na sexta feira as coisas se inverteram e o espetáculo passou a ser “gratuito”, quando digo “gratuito” é porque não acredito que o proprietário do circo seja uma pessoa tão boa que fez três dias de apresentações para se quer ganhar um real ou apenas ganhar o que vendeu com seus produtos como pipocas, maça do amor, etc.
Segundo boatos que rolaram primeiramente as entradas foram pagas pelo Governador Beto Richa que se solidarizou com a situação e resolveu arcar com os custos, mas esse boato não colou primeiro que o Governador tem muito mais coisa para fazer do que arcar com os custos de um ato impensado de alguns, depois isso poderia trazer para ele um desgaste, pois muitos poderiam dizer que ele estaria usando isso para fazer campanha eleitoral antecipada (coisa que ele já vem fazendo de outras formas). Depois foi dito que apenas um empresário havia comprado todos os convites e liberado a portaria, esta hipótese foi boa, mas eu imagino quanto não ficaria para este empresário para ele arcar sozinho com os custos, o cara deve ser milionário para poder dar dinheiro assim para o povo. Logo então mudou o discurso e agora a informação que me chegou é que não foi apenas um empresário, mas sim um grupo de empresários que ira custear todos os dias dos espetáculos, fiquei tão feliz em saber que existem pessoas boas a esse ponto de pagar lazer ao povo, como existe pessoas ricas que ainda podem ajudar. O bom que podemos agora trazer atrações culturais, pois sabemos que podemos contar com empresários que são a favor da cultura e sempre irão colaborar.
Bom para mim não interessa quem vai pagar o importante é não sair dos cofres públicos.



sexta-feira, 5 de julho de 2013

EM POUCAS PALAVRAS

VISITA DE BETO RICHA:  Este espaço é meu eu escrevo as coisas que penso, goste quem gostar, quem não gostar é simples pare de ler por aqui mesmo, talvez o que vou dizer aqui com relação a visita do Excelentíssimo S.r. Governador de Estado Beto Richa não vai agradar a muitos, porém eu não estou aqui para agradar ninguém estou aqui somente para expor a minha opinião a qual eu não pedi a opinião de ninguém.
A visita do nosso Governador nada mais foi do que o inicio de uma campanha politica antecipada para o ano de 2014, ano em que o mesmo será candidato à reeleição para o Governo do Estado do Paraná. Quando me disseram que ele estaria na cidade acreditei que ele estaria fazendo uma visita exclusiva à Nova Esperança onde tem muitos aliados e amigos particulares, até que então descobri que ele havia tirado a quinta e sexta feira para visitar o noroeste do Paraná assinando convênios e distribuindo benfeitorias, quase todas no mesmo padrão. Não tiro o mérito das coisas trazidas por ele jamais, seria injusto se fizesse isso, temos que agradecer, porque um município como o nosso que hoje segundo fontes esta num buraco sem verbas, onde as fontes de rendas estão se secando, toda ajuda é bem vinda e temos muito que agradecer. Mas não devemos deixar de dizer que o Governador Beto Richa nada mais fez que sua obrigação e que os políticos locais que o tem apoiado não fizeram diferença alguma nessa vinda dele, pois as cidades onde os Prefeitos são oposição ao governo também receberam a visita do Governador e receberam os mesmos benefícios que Nova Esperança, sendo alguns com maiores valores e outros com menores valores. Agradecemos o que recebemos, mas precisamos de muito mais, nossa cidade clama por SOCORRO.

VISITA DE BETO RICHA 2: Porque nosso Governador veio de helicóptero, ele deveria ter vindo de carro de Uniflor aqui para ver a real situação de nossa PR, seguindo daqui para Castelo Branco ele deveria saber a falta que faz a duplicação de nossa rodovia BR376 e seguindo de lá para Mandaguaçu o mesmo deveria ter visto o absurdo que a concessionária VIAPAR cobra de pedágio no noroeste do Paraná, mas o que importa isso para ele se ele pode voar pelos ares de nosso Estado? A realidade só conhece quem vive.

VISITA DE BETO RICHA 3: Sabe o que me surpreendeu hoje foi o grande numero de policiais fazendo a segurança do S.r. Governador, muitas pessoas indagaram o que estava acontecendo na Câmara de Vereadores devido o corte do  fluxo de carros no entorno da Câmara. Com certeza acredito que vieram policiais de outras cidades para fazer a segurança do local, mas eu me pergunto por que quando precisamos de agilidades nos atendimentos em muitos casos não o temos? Porque nosso Governador não mantém o mesmo efetivo que fez a sua segurança hoje em dias normais para fazer a segurança de nossos moradores seja preservada? Fica aqui a minha dúvida se tem para ele porque não tem para nós.

FALTA DE SEGURANÇA ATÉ QUANDO: Surgiu nas redes sociais algumas perguntas nos últimos dias com relação a falta de segurança e o número de assaltos que estão acontecendo em nossa cidade, para se ter ideia alguns lugares já foram assaltados mais de 5 vezes, segue abaixo uma lista de lugares que clamam por socorro, empresários e moradores que a cada dia acreditam menos no Governo Municipal, Estadual e Federal e que sabem que se fizerem justiça com as próprias mãos os únicos prejudicados serão eles mesmos, pois para o bandido muitas vezes nossa lei é fraca mas para o pai de família o cidadão descente caso ele faça algo , ele pagará muito alto pelos seus atos. Esses locais abaixo citados clamam para que os amigos de nosso Governador peçam a ele que agilize e traga para nossa cidade mais policiais,  que ele crie ações efetivas e não fique somente no papel.
Locais assaltados nos últimos meses:
GEBON
ESKA
MERCADO METROPOLITANO
LANCHONETE SABOR DO VERÃO
ESTETI KA
CLINICA VIDA
CONSTRUTORA CESTARO
MRG
RADADE
CINE ATOMO
E inúmeras casas... alguns desses locais foram assaltados mais de uma vez como citado anteriormente , deixo apenas uma pergunta:  ONDE ESTA O NOSSO CONSELHO MUNICIPAL DE SEGURANÇA?

FRASE:  E O CIRCO, ESTA SENDO DE GRAÇA , QUEM PAGARÁ A CONTA DAS ENTRADAS? Antes era 10 reais, após uma denuncia passou a ser gratuito, fica no ar quem ira pagar ao dono do circo o valor do espetáculo, ou ele realmente adora o que faz, que fará apresentações gratuitas em nossa cidade?


ENQUETE:  A enquete continua, vote do lado direito a nossa pergunta do mês, queremos saber sua opinião.

terça-feira, 2 de julho de 2013

EM POUCAS PALAVRAS

ENQUETE: Você é a favor de um Secretário (a) Municipal de Saúde de fora de nossa cidade?
 Finalizou esta enquete no ultimo dia 30 e pudemos perceber que a maioria dos leitores do blog não concordam com a escolha de um Secretário(a) de outra cidade para assumir o cargo de Secretario  (a) Municipal de Saúde de nossa cidade. 87% dos leitores do blog acredito que tem a mesma opinião que a minha, que em nossa cidade existem pessoas capacitadas para liderar esta Secretaria e que só falta vontade politica em procurar e que influências politicas fazem muito mal a população.

ENQUETE 2: Começamos hoje mais uma enquete no qual você leitor poderá dar sua opinião, para nós é muito importante saber qual a sua posição com relação a alguns assuntos, por isso do lado direito do blog gostaríamos que você pudesse responder a seguinte questão:
GERSON ZANUSSO COMPLETOU SEIS MESES DE GOVERNO, ESTA SENDO BOM PARA VOCÊ SIM OU NÃO?


GARAGEM MUNICIPAL: Geralmente não faço comentários sobre os discursos dos Senhores Vereadores durante as Sessões Ordinárias do Poder Legislativo, mas desta vez não poderia deixar de dar o meu "pitaco": Vereador Professor Claudio Antônio de Brito foi excelente ao criticar o estado em que se encontra a GARAGEM MUNICIPAL. Sinceramente, aquilo é uma vergonha e não pode mais passar despercebido pelas autoridades competentes. Não me venha com lorotas que não existem verbas, pois pobreza não é sinônimo de sujeira. Valho-me do velho adágio popular: "Nóis é pobre, mais nóis é limpinho". O Poder Executivo Municipal tem que dar exemplo e cumprir as Leis: Limpeza, conservação, construção de muro e calçada. Finalizando, clamo novamente as autoridades competentes: FAÇA-SE CUMPRIR A LEI... OU OS MORADORES DAQUELA LOCALIDADE TERÃO QUE TOMAR MEDIDAS MAIS ENÉRGICAS. Por Silvânio de Andrade via Facebook.