terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Os 10 bancos que cobraram os juros mais altos em 2010

Os 10 bancos que cobraram os juros mais altos em 2010


As taxas de juros de empréstimo pessoal e cheque especial mantiveram uma relativa estabilidade ao longo do ano, informou a Fundação Procon de São Paulo (Procon-SP). O movimento, segundo a fundação, difere do registrado em 2009, quando as taxas de juros registraram queda durante o ano.

Taxa de juros de cheque especial:

1º. Safra: 12,30% de taxa média anual
2º. Santander: 9,54%
3º. Real**: 9,49%
4º. HSBC: 9,42%
5º. Itaú: 8,66%
6º. Unibanco**: 8,61%
7º. Bradesco: 8,32%
8º. Banco do Brasil: 7,79%
9º. Nossa Caixa*: 7,66%
10º. Caixa Econômica Federal: 7,02%

Taxa de juros de empréstimo pessoal:

1º. Itaú: 5,92% de taxa média anual
2º. Unibanco**: 5,88%
3º. Real**: 5,63%
4º. Santander: 5,63%
5º. Bradesco: 5,42%
6º. Safra: 5,40%
7º. Banco do Brasil: 4,90%
8º. HSBC: 4,69%
9º. Caixa Econômica Federal: 4,65%
10º. Nossa Caixa*: 4,51%

(*) A partir do mês de julho o Banco Nossa Caixa foi retirado da amostra, em função da incorporação de suas agências pelo Banco do Brasil, concluída em 25/06/10.
(**) A partir do mês de setembro o Banco Real e o Unibanco foram retirados da amostra, em função dos processos de incorporação ao Banco Santander e ao Banco Itaú, respectivamente.

Fonte: Procon e Época Negócios

sábado, 25 de dezembro de 2010

Colisão entre motos mata três e deixa uma pessoa em estado grave

Colisão entre motos mata três e deixa uma pessoa em estado grave


Uma colisão entre duas motos na rodovia PR-463, em Nova Esperança (a 45 quilômetros de Maringá), matou três pessoas e deixou uma em estado grave na madrugada deste sábado (25).

Os motociclistas José Marcos Matias, 36 anos, e Claudemir Fernandes de Souza, 32 anos, chegaram a ser socorridos com vida, mas foram a óbito no hospital.

As duas mulheres que estavam nas garupas das motos – Cleri Azevedo da Silva, 35 anos, e Leandra Oliveira da Silva, 26 anos – também foram socorridas em estado grave e encaminhadas ao Hospital Municipal de Nova Esperança.

Na manhã deste sábado as duas foram transferidas para Maringá. Leandra deu entrada no hospital Santa Rita por volta das 8h30 e pouco tempo depois foi a óbito. O nome do hospital para onde Cleri foi levada não foi divulgado, mas a informação era de que ela estaria na Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

Acidente

A Polícia Rodoviária Estadual (PRE) acredita que a moto Honda Titan (placas ATF-3270 de Nova Esperança), conduzida por Souza, invadiu a pista contrária e colidiu frontalmente com a Honda Falcon (placas AMB-3955 de Cianorte), que seguia sentido Nova Esperança a Uniflor.

Ainda de segundo a PRE, não chovia no momento do acidente, mas a pista estava molhada por conta da pancada de chuva ocorrida horas antes.

sábado, 11 de dezembro de 2010

Conheça a equipe de governo de Beto Richa

Airton Maron — APPA

Engenheiro civil, é funcionário da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina há 31 anos. Foi coordenador geral de Operações, chefe do Departamento de Operações, chefe da Divisão de Engenharia e do Departamento de Engenharia. De tradicional família parnanguara, tem 56 anos.


Cassio Taniguchi — PLANEJAMENTO

Engenheiro eletrônico formado pelo Instituto Tecnológico da Aeronáutica.

Um dos responsáveis pela implantação da Cidade Industrial de Curitiba nos anos 1970, foi diretor-presidente da Urbs, empresa de Urbanização de Curitiba, e presidente Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba. Nos anos de 1995/96 foi secretário de Estado do Planejamento. Foi prefeito de Curitiba por dois mandatos, entre 1997 e 2004. Natural de Paraguaçu Paulista (SP), tem 69 anos



Durval Amaral — CASA CIVIL

Natural de Londrina. Advogado, foi vereador e vice-prefeito de Cambé, chefe de Gabinete da Secretaria de Estado da Fazenda, consultor Técnico da Secretaria de Estado da Fazenda, secretário de Estado do Trabalho e Ação Social (1992 a 1994) e presidente do Conselho Estadual da Criança e Adolescente. Em 1990, foi eleito deputado estadual e, desde então, reeleito sucessivamente. Tem 51 anos.




Faisal Saleh — TURISMO

Empresário em Foz do Iguaçu, fundou o Instituto Polo Internacional Iguassu, que reúne instituições para fomentar a integração e o desenvolvimento da região da fronteira. Participou da criação e da direção do Conselho Municipal de Turismo de Foz do Iguaçu, do Iguassu Convention & Visitors Bureau, da Câmara de Comercio Paraguaio- Americana e do Centro de Importadores e Comerciantes Del Alto Paraná, entre outras insituições ligadas à integração e ao turismo. Nasceu em Ponta Grossa, tem 51 anos.




Fernanda Richa — FAMÍLIA E DESENVOLVIMENTO SOCIAL

Bacharel em Direito, presidiu a Fundação de Ação Social (FAS) de Curitiba (2005-2008 e 2009-2010), o Colegiado de Gestores Municipais de Assistência Social, o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, o Conselho Municipal da Assistência Social e o Conselho Deliberativo do Fundo Municipal de Apoio ao Deficiente (FAD). Foi vice-presidente do Conselho Municipal da Pessoa Idosa de Curitiba. Nasceu em Curitiba, tem 47 anos.



Fernando Ghignone — SANEPAR

Formado em Administração de Empresas pela Faculdade de Administração e Economia da Universidade Católica do Paraná. Foi Secretario da Cultura, Esporte e Turismo do Estado do Paraná (1983-1986), secretário de Atividades Sócio Culturais do Ministério da Cultura (1986). Presidente da Embrafilme S.A. (1987-1988) e secretário Municipal de Comunicação Social de Curitiba (2005). É diretor de Transportes da URBS S.A., em Curitiba. Natural de Curitiba, tem 60 anos.



Flávio Arns — EDUCAÇÃO

Vice-governador eleito, Flávio Arns é formado em Direito pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR). Mestre em Letras pela UFPR e Ph.D. em Lingüística, pela Universidade Northwestern, EUA. Foi eleito deputado federal em 1991, reelegeu-se em 1994 e 1998. Em 2002, elegeu-se senador e, no Senado, foi presidente da Comissão de Educação, Cultura e Esporte e da Subcomissão da Pessoa com Deficiência. Natural de Curitiba, tem 60 anos.



Ivan Bonilha — PGE

Advogado (UFPR 1989), mestre em Direito do Estado pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Foi conselheiro estadual da OAB/PR e membro consultor da Comissão de Assuntos Legislativos do Conselho Federal da OAB. Ex-Procurador Geral do Município de Curitiba, integrou o conselho do Instituto dos Advogados do Paraná e foi vice-presidente do Fórum dos Procuradores gerais das capitais. Natural de São Paulo (SP), tem 46 anos.





Jacson Carvalho Leite — CELEPAR

Administrador de empresas, foi secretário executivo e presidente do Conselho Estadual de Informática e Informações (CEI), presidente da Companhia de Tecnologia da Informação do Estado de Minas Gerais (Prodemge) e assessor para Assuntos Institucionais da Companhia de Informática do Paraná. É diretor-presidente do Instituto Curitiba de Informática (ICI). Nasceu em Foz do Iguaçu, tem 58 anos.


Jonel Nazareno Iurk — MEIO AMBIENTE

Natural de Ponta Grossa, é engenheiro civil, mestre em Ciência do Solo. Tem experiência na área de meio ambiente, com ênfase em conservação da natureza e desenvolvimento sustentado, atuando principalmente nos seguintes temas: ecoturismo, unidades de conservação, gestão ambiental e licenciamento ambiental. Foi superintendente do Ibama no Paraná entre 1995 e 1999. Tem diversos trabalhos técnicos sobre meio ambiente publicados. Tem 55 anos.



José Richa Filho — INFRAESTRUTURA E LOGÍSTICA

Engenheiro civil pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná, pós-graduado pela Sociedade Paranaense de Ensino e Informática. Foi diretor administrativo e financeiro do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), do Paraná e diretor administrativo-financeiro da Agência de Fomento do Paraná S.A. Foi secretário Municipal de Administração da Prefeitura de Curitiba. Natural de Londrina, tem 46 anos.



Lindolfo Zimmer — COPEL

Engenheiro mecânico e economista (UFPR), com pós-graduação em administração industrial, é servidor público concursado da Copel desde 1965. Foi diretor de Marketing (2000-2003), diretor de Operação (1995-1999), diretor de Engenharia e Construções (1979-1982), presidente do Comitê de Gestão da Copel Telecomunicações e Copel Transmissão, membro do Comitê de Gestão da Copel Geração e Copel Distribuição, gerente da Divisão de Manutenção Mecânica da Diretoria de Operação, gerente da Divisão de Engenharia Mecânica da Diretoria de Engenharia e Construção, entre outros cargos de gerência e direção na empresa. Natural de Canoinhas (SC), tem 68 anos.



Luiz Carlos Hauly — FAZENDA

Formado em Economia e Educação Física pela Universidade Estadual de Londrina, foi vereador e prefeito de Cambé, secretário de Estado da Fazenda (1987 a 1990) e presidente do Conselho de Administração do Banco do Estado do Paraná. Em 1991, foi eleito deputado federal e, desde então, reeleito sucessivamente. Natural de Cambé, tem 60 anos.



Luiz Eduardo Sebastiani — ADMINISTRAÇÃO

Economista graduado pela Universidade Federal do Paraná (UFPr), cursou mestrado em Teoria Econômica na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Servidor público estadual do Ipardes, desde 1981. Foi presidente do Conselho Regional de Economia do Paraná, representante do Paraná no Conselho Federal de Economia e diretor de Transporte da URBS. É secretário municipal de Finanças de Curitiba e preside a Associação Brasileira de Secretários de Finanças das Capitais (Abrasf) . Natural de Curitiba, tem 50 anos.



Luiz Tarcisio Mossato Pinto — IAP

Natural de Jacarezinho, desde 1984 é funcionário público de carreira do Instituto Ambiental do Paraná, onde trabalha na área de licenciamento e fiscalização ambiental na região do Norte Pioneiro. Coordenou os Estudos de Impacto Ambiental das usinas termelétricas de Figueira e Canoas 1 e 2. Contabilista, foi chefe do escritório regional do IAP em Jacarezinho Tem 44 anos.



Marcos Traad — DETRAN

Zootecnista, funcionário público do Estado desde 1984, mestre e doutor pela UFPR, professor universitário. Foi presidente da Codapar, diretor do Polo Regional de Pesquisa do Iapar e integrou grupo de Planejamento do Simepar. É presidente do Sindicato do Zootecnistas do Paraná e Diretor do Departamento de Pesquisa e Conservação da Fauna de Curitiba. Nasceu no Rio de Janeiro, tem 52 anos.


Mounir Chaowiche — COHAPAR

Natural de Joaquim Távora, Norte Pioneiro. Administrador de empresas com especialização em consultoria empresarial e gestão pública. Funcionário de carreira da Caixa Econômica Federal, onde foi gerente e superintendente em diversos municípios do Paraná. Presidiu a Companhia de Habitação Popular de Curitiba (Cohab), de 2006 a 2010. Tem 49 anos.



Michele Caputo Neto — SAÚDE

Farmacêutico, servidor público da Secretaria de Estado da Saúde desde 1985. Foi chefe de gabinete da Fundação Nacional de Saúde, chefe da Vigilância Sanitária Estadual, diretor geral do Centro de Medicamentos do Paraná e diretor dos Órgãos Produtores de Insumos e Imunobiológicos da Secretaria de Estado da Saúde. No Município de Curitiba, foi duas vezes Secretário Municipal de Saúde. É Secretário Municipal de Assuntos Metropolitanos. Natural de Maringá, tem 48 anos.





Norberto Anacleto Ortigara — AGRICULTURA E ABASTECIMENTO
Economista e técnico agrícola, desde 1979 é funcionário público de carreira da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento, onde foi pesquisador, analista de mercado, diretor, diretor geral e secretário adjunto. Foi membro dos Conselhos de Administração da EMATER-PR, do CEASA-PR, da CLASPAR e da CODAPAR. Desde 2006, é secretário municipal do Abastecimento de Curitiba. Nasceu em Seberi (RS), tem 55 anos.



Omar Sabbag — LACTEC

Vereador em Curitiba. Engenheiro e Mestre em Engenharia da Construção Civil, é pesquisador e professor da UFPR. Foi pró-reitor de Administração e coordenador de Planejamento Institucional da UFPR, superintendente da Secretaria Municipal de Planejamento e secretário Municipal de Obras Públicas de Curitiba. É conselheiro do Instituto de Engenharia do Paraná. Nasceu em Curitiba, tem 57 anos.


Paulino Viapiana — CULTURA

Jornalista pós-graduado em Marketing. Foi diretor da sucursal de Brasília da revista Veja, secretário de redação do jornal Folha de S. Paulo, diretor de Comunicação e Relações Institucionais na TIM Celular Sul, coordenador de Marketing na Secretaria de Estado da Comunicação Social e assessor de Comunicação e Marketing da Telepar. É presidente da Fundação Cultural de Curitiba. Nasceu em Antônio Prado (RS), tem 50 anos.



Reinaldo de Almeida Cesar — SEGURANÇA PÚBLICA

Natural de Ponta Grossa, é delegado de Polícia Federal, bacharel em Direito, pós-graduado em segurança Pública. Presidente da Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal. Foi chefe da divisão de cooperação internacional da PF e responsável pelo escritório central da Interpol no Brasil. Trabalhou no Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República. Foi advogado e professor de Direito Penal na UFPR, chefe de Gabinete do Governador do Paraná e Secretário de Administração e Negócios Jurídicos da Prefeitura de Ponta Grossa. Tem 45 anos.



Ricardo Barros — INDÚSTRIA E COMÉRCIO

Engenheiro civil, foi prefeito de Maringá (1989-1993), vice-presidente da Federação das Indústrias do Estado do Paraná e membro do Conselho Superior de Infra-Estrutura da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo. Em 1994, foi eleito deputado federal e, desde então, reeleito sucessivamente. Em 2010, recebeu 2.190.539 votos para o Senado. Nasceu em Maringá, tem 51 anos.

quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Sistema de cores definirá ordem de atendimento no HU de Maringá

A partir desta quarta-feira (10), o Pronto Socorro do Hospital Universitário Regional de Maringá não atenderá mais os pacientes pela ordem de chegada. Atendimento levará em conta a prioridade médica

O Hospital Universitário (HU) de Maringá vai alterar a forma de atendimento no Pronto-socorro a partir desta quarta-feira (1º). Desta data em diante, os pacientes serão atendidos conforme a gravidade da ocorrência e não mais pela ordem de chegada, como ocorre atualmente. Para determinar a gravidade de cada caso, os pacientes serão classificados pelo sistema de cores.

As mudanças foram explicadas para a imprensa numa entrevista coletiva realizada na manhã desta terça-feira (30) no HU. De acordo com o superintendente do hospital, José Carlos Amador, as alterações irão organizar o fluxo de pacientes. “A gente não vai correr o risco de ter paciente hipertenso aguardando consultas”, explicou na ocasião.

De acordo com a direção do HU, a classificação de risco será realizada por profissional treinado, que seguirá protocolo estabelecido pelo hospital. A gravidade dos casos será determinada pelas cores, vermelha (casos mais urgentes e de atendimento imediato), amarela, verde e azul (situações menos graves). Durante a coletiva de imprensa, a enfermeira encarregada do Pronto Socorro, Hellen Carla Ricki assegurou que, em média, o paciente que for classificado com a cor amarela deverá ser atendido em 20 minutos.

Projeto do Ministério da Saúde

A alteração faz parte do projeto “Acolhimento com Classificação de Risco” (ACCR), que está incluído na Política Nacional de Humanização (PNH) implementada pelo Ministério da Saúde. Segundo o chefe da Divisão de Atendimento do PS, Marinaldo José dos Santos, as mudanças no critério permite agilidade no atendimento e favorecimento para a reorganização do processo de trabalho. Ele ainda afirmou que o objetivo principal do acolhimento é permitir a classificação do paciente e não excluí-lo. “Por isso, a palavra triagem não se encaixa, porque ela é excludente”.

Capacitação

Para a adoção da metodologia, o hospital teve que capacitar seus profissionais ao longo deste ano, além de fazer a adaptação de salas e outros espaços físicos. Segundo a assessoria de imprensa da Universidade Estadual de Maringá (UEM), foram realizadas oficinas com servidores das áreas de enfermagem, nutrição, laboratório, lavanderia, higiene e limpeza, medicina, farmácia, serviço social, recepção, costura e da Assessoria Técnico Científica (ATC). Em MaringáHospital Municipal. os o ACCR já foi implantado no

————————————————————————————————————
Cores utilizadas para a classificação de risco

- A cor vermelha indica risco altíssimo, com necessidade de atendimento imediato

- A cor amarela significa urgência, e demanda atendimento mais rápido. Atendimento previsto em até 20 minutos

- A cor verde indica casos de menor urgência, que podem aguardar atendimento. Atendimento previsto em até duas horas

- A cor azul é para pacientes sem urgência e que podem ser atendidos em unidades básicas de saúde. Atendimento previsto em até quatro horas

(Gazeta Maringá)